Re: [Sala de Estudo] Ensino Superior

07 Set 2014, 01:16 [#343]
Engenharia Civil nas ruas da amargura.

Na FEUP, de 140 vagas, entraram 50.
No ISEP não se candidatou ninguém. 80 vagas, 80 vagas ficaram.
Em Aveiro igual. 35 vagas, 35 vagas ficaram.
No IST de Coimbra igual. 40 vagas, 40 vagas ficaram.
Na do Minho, 5 colocados em 50 vagas.
Na Nova de Lisboa, 7 colocados em 60.
Em Coimbra, 5 colocados em 110.
No IST de Lisboa entraram 82 para 150 vagas.

Nem sei porque abriram tantas vagas.
Imagem

07 Set 2014, 12:36 [#347]
eduardextreme Escreveu:Engenharia Civil nas ruas da amargura.

Na FEUP, de 140 vagas, entraram 50.
No ISEP não se candidatou ninguém. 80 vagas, 80 vagas ficaram.
Em Aveiro igual. 35 vagas, 35 vagas ficaram.
No IST de Coimbra igual. 40 vagas, 40 vagas ficaram.
Na do Minho, 5 colocados em 50 vagas.
Na Nova de Lisboa, 7 colocados em 60.
Em Coimbra, 5 colocados em 110.
No IST de Lisboa entraram 82 para 150 vagas.

Nem sei porque abriram tantas vagas.
Ontem comentei isso com o RSantos. Se continuar assim daqui a uns anos não há engenheiros civis.
Imagem

07 Set 2014, 22:15 [#350]
Frize Escreveu:Ontem comentei isso com o RSantos. Se continuar assim daqui a uns anos não há engenheiros civis.
Há uns bons meses atrás, estava eu a tomar o pequeno almoço (muitíssimo relevante) e apanhei, acho que na RTP Informação num daqueles noticiários a meio da manhã, um senhor que estava relacionado com a Engenharia Civil, acho que até era ou da FEUP ou do ISEP (Natural pois acho que esses noticiários são feitos cá no Porto).
E ele falou nisso. Que durante esta crise haveria poucos engenheiros a serem formados, mas que daqui a alguns anos, quando o sector recuperasse, haveria falta deles.
No entanto, a curto e médio prazo os que tiram o curso não vão ter muita sorte.
Imagem

07 Set 2014, 22:48 [#351]
eduardextreme Escreveu:
Frize Escreveu:Ontem comentei isso com o RSantos. Se continuar assim daqui a uns anos não há engenheiros civis.
Há uns bons meses atrás, estava eu a tomar o pequeno almoço (muitíssimo relevante) e apanhei, acho que na RTP Informação num daqueles noticiários a meio da manhã, um senhor que estava relacionado com a Engenharia Civil, acho que até era ou da FEUP ou do ISEP (Natural pois acho que esses noticiários são feitos cá no Porto).
E ele falou nisso. Que durante esta crise haveria poucos engenheiros a serem formados, mas que daqui a alguns anos, quando o sector recuperasse, haveria falta deles.
No entanto, a curto e médio prazo os que tiram o curso não vão ter muita sorte.
É que é isso mesmo. Quando o sector recuperar vão andar às aranhas...

Já agora, alguém de vocês se candidatou à bolsa? É que estou aqui com umas dúvidas. No site diz o seguinte:
No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 60 dias para apresentar o comprovativo de pedido de bolsa, para tal deverá aceder à sua página de estudante na opção do lado direito "Bolsa de estudo - Comprovativo de pedido" e fazer o upload do documento digitalizado. A partir desse prazo, caso não tenha comprovado que efetuou o pedido de bolsa, será automaticamente considerado devedor.
Eu candidatei-me à bolsa quando me candidatei ao ensino superior e não me lembro de ter nenhum sítio para seleccionar onde me candidatei.
Imagem

08 Set 2014, 16:20 [#354]
Frize Escreveu:Deixa, obrigado, devo ter que fazer o upload do Boletim que está lá no site da DGES. ;)

Lá na FEUP só posso fazer a matrícula ou posso fazer também a candidatura à residência? Se não tenho que fazer esta candidatura lá nos Serviços de Ajolamento.
Acho que a FEUP não está relacionada com isso pois penso que o ajoamento universitário está ligado à Universidade do Porto e não a uma faculdade em específico.

http://sigarra.up.pt/ant/feup/web_base. ... gina=21479
Imagem

08 Set 2014, 16:37 [#355]
eduardextreme Escreveu:
Frize Escreveu:Deixa, obrigado, devo ter que fazer o upload do Boletim que está lá no site da DGES. ;)

Lá na FEUP só posso fazer a matrícula ou posso fazer também a candidatura à residência? Se não tenho que fazer esta candidatura lá nos Serviços de Ajolamento.
Acho que a FEUP não está relacionada com isso pois penso que o ajoamento universitário está ligado à Universidade do Porto e não a uma faculdade em específico.

http://sigarra.up.pt/ant/feup/web_base. ... gina=21479
Eu tenho que fazer a candidatura no site dos SASUP com os dados que me vão dar para o Sigarra, pelo que li no site. A minha dúvida era se podia ir lá ao site dos SASUP fazer isso.
Imagem