Re: Placa gráfica - Dúvida

08 Out 2014, 19:39 [#42]
Jals Escreveu:Andas em informática, assumo que percebes de tudo quase. xD
Em informática só dão software. Não toquei uma única vez no hardware.
Quanto muito tive no primeiro ano uns exercícios numa cadeira sobre algumas coisas do hardware, como discos (A partir das RPM e mais não sei o quê chegar ao número de bytes por segundo), processadores (velocidade de relógio não sei para quê)...
Sou capaz de mexer em cabos este semestre em redes. xD

Tu é que és de electro e se calhar fizeste ou vais fazer coisas do género.

Mas por trabalhar muito em software sei o jeito que dá um bom computador.
O semestre passado o meu pc deu muito jeito para fazer todas as simulações que precisei para redes neuronais (Não tem nada a ver com redes físicas, faz parte da inteligência artificial).
Também é por isso que os pc's da FEUP têm bons processadores.
Embora também dê jeito para os AutoCAD de civil e mecânica e isso.
Imagem

08 Out 2014, 21:48 [#44]
Sim, C++ é a linguagem mais utilizada. É utilizada em Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Concepção e Análise de Algoritmos, Computação Gráfica, Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica e também utilizei por opção nos projectos de Métodos Numéricos e Inteligência Artificial.
Utilizei-a porque é sem dúvida a minha linguagem preferida.
Sabia PHP antes de entrar na FEUP, aprendi a utilizar C++ ao longo do curso e neste momento adoro C++ e tenho um ligeiro ódio ao PHP. lol

Também utilizamos C em algumas cadeiras para programação de baixo nível (Laboratório de Computadores, Sistemas Operativos).
Utilizamos Java noutras devido à sua portabilidade e orientação a objectos de base (Laboratório de Programação Orientada por Objectos, Agentes e Inteligência Artificial Distribuída, Compiladores).
Damos linguagens web em duas cadeiras (Linguagens e Tecnologias Web, Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web) e ainda noutra orientada a projectos que estranhamente limita as opções a web (Laboratório de Desenvolvimento de Software).
Temos Prolog em Programação em Lógica e (grande parte de) Inteligência Artificial.
Embora se calhar não seja assim uma linguagem de programação tão declarada, temos SQL em Bases de Dados e nas cadeiras web que disse acima.
Ah claro, e temos Scheme em Fundamentos da Programação. lol
Imagem

17 Out 2014, 17:08 [#45]
Já estou a pensar em investir nas outras peças do PC. Tenho quase a certeza, mas mesmo assim pergunto se estas peças estão todas em sintonia (compatibilidade). xD

Motherboard: MSI Z87-G43 GAMING

Processador: Intel Core i5-4670K

Fonte de Alimentação: Corsair Builder CX600W

Gráfica (já adquirida): GTX 660 Ti

Basicamente basta ter em atenção a socket para Motherboard e Processador (neste caso julgo que o i5 4670k também necessita de um modelo Z87/Z97, que é o caso). Ram que seja DDR3 e que a fonte aguente com isto tudo xD

Já agora quanto à caixa, acham que vale a pena dar mais dinheiro pela segunda, ou a primeira já é boa?

1 - Nox Coolbay SX Preta

2 - Nox Coolbay VX Green Goblin

17 Out 2014, 21:43 [#47]
Ao contrário do que dizem, escolher a caixa não tem apenas a ver com escolher a mais bonita (na opinião do cliente claro).

Em primeiro lugar o essencial.
- Se a motherboard é de tamanho ATX, a caixa tem de ser no mínimo de tamanho ATX.
- Se é compatível com o tamanho da gráfica.

Eu considero muito importante o número de slots para ventoinhas e o seu local. Isso permite arrefecer melhor o computador, diminuindo o risco de componentes estragados e permitindo melhores overclocks.

Outras coisas a ter em conta são:
- O número de baías internas (ex.: Discos rigídos/SSD) e externas (ex.: leitores de CD/DVD) e o tamanho das baías. Os SSD são 2.5" por isso é importante ver se as baías são compatíveis (caso não sejam, é necessário comprar adaptadores...).
- Se tem filtros para as slots de ventoinhas (diminuindo a entrada de pó). (O meu PC tem e é só dar uma passadela por cima com o aspirador, não é preciso abrir nada)
- Material. Porque o plástico normalmente significa material barato, que se danifica rapidamente, parte...
- Dimensões. Para aqueles que pretendem que a caixa caiba em algum lado (Cuidado para não tapar as aberturas das ventoinhas).

Ambas são compatíveis acho.

Eu não gosto nada da primeira caixa por causa das ventoinhas.
As ventoinhas frontais, laterais e inferiores são de entrada e as traseiras e superiores de saída.
Não são obrigadas a estar assim, mas é a forma óptima de as colocar a arrefecer, que é o objectivo principal das mesmas.
A primeira caixa tem cinco ventoinhas de entrada e uma de saída.
Uma saída é claramente ineficiente.
Por esse motivo assumo que qualquer caixa sem saídas de ar superiores é fraca.

A segunda caixa tem três de entrada e três de saída. Perfeito.
O material tem plástico, meh. É compatível com SSD, bom. Só tem filtros em baixo, fraco. Suporta um radiador duplo, porreiro para arrefecimento a água do processador (por exemplo a H100, que não é barata). Tem botões para controlar as ventoinhas, fixe.
Imagem

18 Out 2014, 17:30 [#48]
Obrigado de novo pela explicação, edu. Eu sei que as caixas não são só estética, não sabia ao certo era que características importantes devem ter tirando as ventoinhas. Eu não queria gastar um balúrdio na caixa para para poder investir mais nas peças. Acho que devo ir para a segunda tendo em conta a tua opinião.

Já agora, todos os componentes são compatíveis, certo? Tenho praticamente a certeza, só não tenho em relação à fonte.

Por fim, onde posso comprar o windows e poupar uns euros? O que eu tinha neste pc era o Vista (ainda não havia o 7) e o que tenho actualmente é escavado. E no que toca ao sistema operativo, não gosto de ter escavado.

18 Out 2014, 18:21 [#49]
tbvsac Escreveu:Já agora, todos os componentes são compatíveis, certo? Tenho praticamente a certeza, só não tenho em relação à fonte.
Sim, é tudo compatível segundo vejo.
A potência da fonte serve.
tbvsac Escreveu:Por fim, onde posso comprar o windows e poupar uns euros? O que eu tinha neste pc era o Vista (ainda não havia o 7) e o que tenho actualmente é escavado. E no que toca ao sistema operativo, não gosto de ter escavado.
Porque não gostas de escavações desse tipo? Eu uso e nunca tive problemas.
Já devias ter o 7 há muito tempo. É o melhor sistema operativo Windows. Se calhar é por usar o Vista que não gostas.
De qualquer forma, como nunca comprei, não sei bem. Nas lojas de informática têm.
Imagem

20 Out 2014, 01:12 [#52]
Obrigado de novo xD

Estou de volta da caixa porque referiste que o plástico era mau.

A minha actual (comprada há uns 6/7 anos) é esta: http://www.coolermaster.com/service/sup ... el/RC-690/

Obviamente que os suportes são um pouco limitados, mas de resto era boa, certo?

A minha pergunta era se as anteriores são superiores à minha actual e se por mais 10 € vale a pena comprar uma destas:

1 - http://www.pcdiga.com/2/11135/Cooler-Ma ... E-500-KWN2

2 - http://www.pcdiga.com/2/12897/Cooler-Ma ... L-452-KKN1

ou (um pouco mais de €)

3 - http://www.pcdiga.com/2/2473/Corsair-Ca ... 9011014-WW

20 Out 2014, 08:58 [#53]
Sim, essa caixa parece-me porreira. ;)

É um pormenor.
Mas é um pormenor que significa que se pode estragar com facilidade. O computador do meu irmão é um exemplo:
A parte da frente é de plástico e: a tampa de abrir a zona com as ligações áudio, USB e cartões tem os suportes partidos pelo que fica sempre aberta, o contacto dos botões de abrir as drives da própria caixa já se partiram (e tive de meter lá algo para funcionar) e tem uma ou outra amolgadela pequena mas notória (é mais fácil de as fazer).
Mas se calhar não gosto é das tampinhas que abrem e isso, pois mais cedo ou mais tarde estragam-se.

A do meio quase não tem ventoinhas, por isso descartava. Ainda por cima tem uma porta, que poderás achar indiferente ou detestar.

Quanto às outras.
A primeira tem mais uma ventoinha frontal. A terceira tem espaço para 2 laterais (a primeira tem acrílico).
Por um lado as laterais são porreiras para arrefecer a gráfica, que é sempre o componente mais quente. Por outro, se arranjares um cooler alto poderás nem conseguir metê-las.
De resto parece-me idêntico. A primeira é mais barata.
Imagem