Queria só deixar uma pequena análise à iniciativa.
Tal como disse no último vídeo, foi um prazer gravar e comentar todas estas provas durante estes últimos meses. Não esperava que se mantivesse tanta gente interessada até ao fim, mas a verdade é que dos 12 participantes, 9 mantiveram-se activos até final, comentando regularmente e mostrando interesse. Isso foi algo com que não contei, pois esperava uma quebra no interesse da malta a partir de certa altura, tanto que introduzi a meio uma pausa, e ainda pensei em introduzir duas.
Quanto a resultados individuais, tenho pena que o factor entrópico às vezes não surja, culpa, em parte, da Database usada. Já fiz testes com a Database original e há muito mais equilíbrio, tanto que fiz um Tour e o vencedor foi um gajo que na iniciativa não está sequer nos 80 primeiros classificados... Mesmo assim, houve 18 vencedores diferentes em 28 provas (excluindo o TTT). Fiquei muito contente com as vitórias imprevisíveis, como a do Dumoulin em Liège ou a do Ulissi no Eneco Tour. Fiquei triste com o poder que o Contador impôs, ao vencer todas as grandes voltas, gostava que tivesse havido mais luta. Se no Giro a decisão foi renhida, nas outras voltas, quase nem houve concorrência... Fiquei também contente por ser um corredor meu aquele que venceu mais vezes durante a época, uma vez que o Mark Cavendish foi o único a chegar à dezena de vitórias. Esteve melhor que o Nibali, que foi uma autentica decepção ao longo da época...
Olhando para os planteis, à partida, pensei Liga DTL viesse a ser uma luta a dois, entre mim e o Laker. Os nossos planteis eram, em teoria, os mais equilibrados, a todos os níveis, e foi com alguma naturalidade que estivemos na discussão até final. Não esperava é um Contador a fazer tanto ponto, pelo que a SMATREUB acabou por ganhar, com somente 6 pontinhos de vantagem sobre mim (ai Padrão sortudo

). Fiquei muito triste pelas equipas do Edu, do Invictuzz e do Jals terem ficado abaixo da do Matos, que teve sucesso ancorado aos pontos que o Quintana fez... O equilibrio entre todas as equipas poderia ter sido muito maior, eu gostava que assim tivesse sido... Ainda assim tivemos 10 dos 12 concorrentes a vencer pelo menos uma prova, o que não foi mau de todo.
Uma segunda edição? Talvez daqui a um ou dois meses, não agora, que esta deu muito trabalho. Só imponho duas condições: exactamente 17 inscritos e que não me obriguem a comentar as provas todas.
A primeira condição é para tirar as equipas DTL. Talvez agora eu possa dizer porque é que insisti sempre para que estivessem sempre presentes esses corredores. Trata-se somente de uma picuinhice minha. Acho que um grande volta com cerca de 120 corredores no pelotão é triste, tanto que preferi adicionar uns bots lá para o meio para fazer um pelotão maior. Se às vezes destabilizaram isto? Sim, e eu também ficava triste com isso. Eles fizeram, todos juntos, quase 900 pontos que poderiam ter sido distribuidos por todas as outras equipas... Não o disse mais cedo porque seria muito fácil para vocês me dizerem "que se lixe, só não quero lá aqueles macacos no meio", e eu aí não teria como refutar, pelo que insisti com isto sem justificar nada. Além disso, quando simulei os campeonatos Nacionais, quanto menos corredores, mais difícil foi de gravar, pois bastava uma fuga sair que ganhava se fosse preciso duas horas de avanço, pois ninguém trabalhava no pelotão... E sinceramente não acho assim um número tão difícil. Os 9 activos, mais o TugaPT já são 11. No tópico de ciclismo já vi comentários do Sportingboy, do Roger, do Matos, do Befree, enfim, se conseguissemos completar os 17 com malta que viesse a ser activa eu ficava radiante.
A segunda condição é simplesmente para me poupar trabalho. Gravando uma etapa em texto gastava cerca de meia hora (fazia-o mais no início por uma questão de não querer marterizar as pessoas com uma imensidão de vídeos, mas depois apercebi-me que cativava mais um vídeo que texto, principalmente em sprints) e uma por vídeo cerca de 10-15 minutos, mas apenas quando estava só e quando tinha tempo para estar focado a 100%. Não comentando, não preciso de estar 100% focado no que se está a passar e aumento o leque de momentos em que posso gravar.
Havendo uma segunda edição, a escolha será sem grupos, não será de todo condicionada pelos grupos que pus de início, até porque estes são limitadores. Algumas equipas tiveram vantagem nesta edição e não pode ser assim. Eu tive Nibali e Cavendish, o Matos teve Quintana e Greipel, e isto desequilibra...
Queria deixar uma nota de agradecimento e de congratulação ao Invictuzz por fazer uma iniciativa a partir da minha iniciativa e por me ajudar nalgumas coisas, e uma nota de agradecimento para o RPatrício por ter comentado comigo duas corridas.
Este Excel contém tudo sobre a Liga DTL, desde planteis até vencedores de spirnts intermédios:
https://www.mediafire.com/?cypij2ibac3hfmc
Termino como comecei, dizendo que foi um prazer organizar a Liga DTL.
Ah, e para a semana vai haver Campeonatos do Mundo. Eu tinha esta ideia desde início, não consegui arranjar forma de o fazer, mas o Invictuzz voltou-me a pegar o bichinho e as coisas vão ser feitas. Um agradecimento muito grande desde já a ele que me ajudou imenso para que o CM pudesse ser feito no percurso de Ponferrada. A starting list pode ser consultada no Excel que está para download, sendo a base unicamente a performance durante a época em termos de pontos. O contrarrelógio será no Domingo e a prova de fundo será no dia de Ano Novo. Os vencedores das provas, caso haja segunda edição, vestirão as camisolas arco-íris.