Re: 4º Campeonato Experimental - Organização

31 Mar 2017, 00:02 [#222]
eduardextreme Escreveu:
Jals Escreveu:O Eduardo falou disso na página anterior quando perguntou se queríamos duas voltas, três... Eu não gosto da ideia do playoff para decidir o campeão, gosto do playoff para decidir quem sobe e desce, entre 1º da divisão inferior e último da divisão superior.
O que tinha dito era que 1º e último era directo e que 2º e penúltimo é que seria playoff.
Eu gostei dessa ideia.

Epá, eu ainda não tive tempo de ver tudo com atenção, mas gostei da ideia de 4 divisões, taça e taça da liga. O pessoal gosta é de várias competições. Mas isto também tem de se ver o trabalho que depois dá em fazer tudo isto...

07 Abr 2017, 23:22 [#225]
Pah, por mim ficaria:
- Play-offs de promoção/despromoção entre o 3º de uma liga contra o 2º da liga abaixo;
- Promoção direta dos 1ºs classificados de cada liga, assim como despromoção direta dos 4ºs;
- Overral médio de cada equipa em 85/80/75/70 para a 1ª/2ª/3ª/4ª liga, respetivamente.
- (IDEIA) Cada equipa deveria ter, no 11 inicial, um minimo de 5 jogadores portugueses.

Agora, a pensar mais alem, como as qualificações:
- 1ª liga, 1º lugar = Fase de Grupos Champions
- 1ª liga, 2º lugar = Fase de Grupos Champions
- Taça, Vencedor = Play-off Champions
- Taça da Liga, Vencedor = Play-off Champions

E os prémios:
- 1ª liga, 1º e 2º lugares = Jogador 85-90
- 2ª liga, 1º e 2º lugares = Jogador 80-85
- 3ª liga, 1º e 2º lugares = Jogador 75-80
- 4ª liga, 1º e 2º lugares = Jogador 70-75
- Taça, Vencedor = Jogador 85-90
- Taça da Liga, Vencedor = Jogador 85-90 (ou 80-85, estou indeciso pois ser uma competição "menor" que a Taça)
- Supertaça, Vencedor = Jogador 85-90
"The things we whisper in the dark."

Imagem

09 Abr 2017, 19:38 [#232]
Visto que houve um consenso à volta de serem várias divisões portuguesas o seguinte fica decidido:

Campeonato:
< 8 inscritos: 1ª Liga
< 12 inscritos: 1ª Liga, 2ª Liga
< 16 inscritos: 1ª Liga, 2ª Liga, CNS
< 20 inscritos: 1ª Liga, 2ª Liga, CNS A, CNS B
< 24 inscritos: 1ª Liga, 2ª Liga A, 2ª Liga B, CNS A, CNS B

Promoções e despromoções:
< 16 inscritos:
- Subida directa do primeiro e descida directa do último
- Playoff entre segundo e penúltimo

< 20 inscritos:
- Aplicam-se as regras acima entre a 1ª e 2ª Liga
- Descida directa do último e penúltimo da 2ª Liga para a subida directa dos primeiros de cada série do CNS

< 24 inscritos:
- Descida directa do último e penúltimo da 1ª Liga e subida directa dos primeiros de cada série da 2ª Liga
- Descida directa dos últimos de cada série da 2ª Liga e subida directa dos primeiros de cada série do CNS
- Playoff entre os penúltimos da 2ª liga, quem ganha permanece, quem perde desce
- Playoff entre os segundos do CNS, quem ganha sobe, quem perde permanece

Porquê assim?
- Campeonatos pequenos, onde todos estão na disputa.
- Várias promoções e despromoções a acontecer.
- Ligas encadeadas (1ª Liga, 2ª, 3ª, 4ª...) levaria a que houvesse uma distância excessiva entre a 1ª liga e a última.

Taça de Portugal:
- Caso o número de equipas não seja 2^X, as equipas das primeiras ligas serão as escolhidas para não jogar na 1ª eliminatória.
- Jogos antes da meia-final serão a uma mão na casa da equipa de pior escalão. Caso seja igual, a casa é sorteada.
- Meias-finais a duas mãos com casas sorteadas.
- Final a uma mão em campo neutro.

Taça da Liga:
- Cada grupo terá uma equipa de cada escalão. Caso exista apenas 1ª e 2ª liga, serão duas equipas de cada escalão em cada grupo. Grupos com 1 volta, de casa sorteada.
- Os primeiros de cada grupo disputam as meias-finais da competição, a uma mão, em campo neutro.
- Final a uma mão, em campo neutro.

Falta decidir:

- Limites de média para os jogadores de cada escalão:
Sim: Mais realista (Ex.: Com as equipas da 1º Liga a serem as mais fortes).
Não: É mais fácil para uma equipa que subiu, permanecer ou até mesmo subir. É mais complicado para uma equipa que desceu, de vencer esse escalão.

Prefiro não haver limites. Pode-se colocar a ordem de escolha a começar na primeira liga para lhes dar uma ligeira vantagem. Seja apenas o primeiro jogador, ou os x primeiros jogadores antes da 2ª liga.

- Prémios:
Já percebi que 1 jogador extra por cada competição conquistada e eventualmente pelo segundo lugar ou finalista. Eventualmente colocar um máximo de 1 ou 2 jogadores em prémios.

E equipas que descem? Vão poder manter os seus plantéis? Má ideia caso cada escalão tenha diferentes limites, levando a que essa equipa desça para subir novamente quase garantidamente.

- Contratações no final:
No final da temporada cada equipa teria direito a 2~3 contratações independentemente daquilo que fez na temporada. A isto somam-se os prémios.

- Jogadores que jogam em Portugal, apenas portugueses ou apenas portugueses que jogam em Portugal?
Imagem

09 Abr 2017, 20:01 [#233]
Concordo com tudo, apenas responderei ao que falta decidir.

Acho mais realista haver limites de média para cada escalão, no entanto acho exagerado, num principio de campeonato, haver distância de 5 valores na média entre escalões.

1ª Liga - 83-85
2ª Liga - 80-82
CNS - 77-79
CNS B - 74-76
...

Relativamente a prémios, concordo com o receber um jogador de modo a subir a média quando vences uma competição. Sobre a descida, acho que deveria proceder-se à retirada dos 3 jogadores com valor mais elevado, de modo a ser realista. Quando um clube desce de divisão, raramente consegue manter os seus activos mais valiosos.

Sobre as contratações, acho que deveria haver a possibilidade de contratar/trocar apenas 2 jogadores por época, sempre dentro do limite do escalão que a equipa representará na época seguinte (se uma equipa descer da 1ª para a 2ª, apenas pode contratar jogadores dentro da média da 2ª liga e não da 1ª).
Sobre a nacionalidade e/ou campeonato de eleição, penso que só deveria ser definido após o valor das médias estar decidido pois definir uma média 85 e depois só escolher portugueses a jogar em Portugal é impossível de compatibilizar.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

09 Abr 2017, 20:05 [#234]
Concordo com a maior parte do que o Padrão disse. Quanto aos limites, não digo que tenham que ser os 3 melhores jogadores a sair da equipa em caso de descida, acho que pode ser algo a critério do utilizador, desde que a equipa passe para a média da liga para a qual desceu.
Quanto aos jogadores escolhidos, acho que numa primeira época seria interessante só jogadores da liga portuguesa e jogadores portugueses, mesmo que actuem noutros campeonatos.
Imagem

09 Abr 2017, 20:57 [#235]
- Limites de média para os jogadores de cada escalão:
Sim, como o Padrao disse.

- Prémios:
Nenhuns, nao acho necessario premios.
Descida/subida: Fica ao criterio do jogador o que fazer, desde que respeite as medias. Se tiverem media demasiado alta que "vendam" os seus jogadores mais valiosos para outras equipas que precisem.

10 Abr 2017, 16:00 [#236]
Outra ideia que me sugeriram:

- Apenas jogadores da liga portuguesa.
- Não haver limites de médias.
- Haver um orçamento para comprar jogadores, com cada liga a ter um orçamento (Ex.: 1ª Liga 100M, 2ª Liga 25M, CNS 5M)
- Valores dos jogadores do Transfermarkt ou calculados por mim (seria o "real" valor do jogador com base nas suas stats, sem a sobrevalorização de jogar num grande, ou subvalorização de jogar numa equipa "pequena").
- O sorteio é feito como normalmente, com cada equipa a ter a sua vez para comprar um jogador.
- A meio da temporada e no final da temporada poder vender e comprar jogadores da liga portuguesa ou com outras equipas do CE.

Os prémios podem ser um bónus no orçamento.
Ex.: Campeão +20% ou 5M€, Segundo: +10% ou 2M€, Taça de Portugal +10% ou 3M€

Uma equipa que desça de divisão fica com orçamento negativo (por ir para um campeonato de orçamento inferior) e terá de vender.
Imagem

10 Abr 2017, 16:05 [#237]
Sim, até parece interessante isso dos orçamentos e dos prémios ser aumento no orçamento e não jogadores (parece mais real até). O problema seria mesmo arranjar valores "justos" para os jogadores. Ah, e ver se esse orçamento de 100M numa liga e 25M noutra (exemplos claro) não faria com que houvesse uma diferença gigante entre as médias das equipas (apesar de as médias não contarem para essa ideia, acho que devem ser tidas em conta na definição desse orçamento).
Imagem