Re: [DESPORTO] Futebol Nacional

03 Mai 2020, 13:52 [#3386]
eduardextreme Escreveu:
03 Mai 2020, 13:04
R.Patricio Escreveu:
02 Mai 2020, 23:27
Vão fazer 10 jornadas da 1° liga, e nO conseguem fazer 2 jogos? Falta de incoerência...
No mínimo seriam 3 jogos em 2 jornadas (Estilo Taça da Liga) e no máximo seriam 12 jogos em 6 jornadas (Mini campeonato com jogos em casa e fora).
Eu não vou por aí.. fazer uma final four, apenas isso. Era melhor que escolherem quem querem..
Imagem

05 Mai 2020, 10:02 [#3387]
Concordo em absoluto com vocês. Não há qualquer desculpa. Dava para pegar nas 8 equipas e fazer 6 jogos, e estavam as subidas apuradas de forma justa. Ou para pegar nos 4 primeiros e fazer 2 (!) jogos. No primeiro caso, em 4 dias fazia-se tudo. No segundo, bastava 1. Isto é vergonhoso, e não sei até que ponto os clubes não podem processar a Federação por causa disto.

06 Mai 2020, 16:31 [#3397]
Também acho que não faz sentido ter uma terceira liga nacional.

Imagine-se uma liga de salários mínimos a ter que voar para as ilhas para além de ter de fazer deslocações de centenas de quilómetros, que ou serão dispendiosas (Avião e/ou alojamento) ou serão cansativas e anti-desportivas (Camioneta/Comboio no dia do jogo).

Isto para além de que, ao ser uma competição mais competitiva, vai deixar de fora equipas que não sejam tão boas mas sejam representativas de regiões que fazem falta ao futebol nacional. Ou seja, não permite sequer descentralizar o futebol.
Eu sou defensor de que um campeonato ideal tem representantes de todos os distritos e regiões autónomas do país. Ou seja, um campeonato ideal teria um clube de Bragança, Portalegre ou Beja, coisa que não acontece se calhar nem na segunda liga. Actualmente a esmagadora maioria dos clubes são dos distritos de Porto, Lisboa e Braga.
E se não faz sentido forçar a descentralização na primeira liga em nome da meritocracia, acho que faz sentido aplicar numa divisão inferior, onde existem até argumentos económicos a favor.

Na minha opinião a terceira liga devia ser dividida em pequenas séries quase distritais. Acho que o Campeonato de Portugal já é assim.
20 distritos e regiões autónomas = 20 séries seria demasiado, por isso podiam ser séries que juntassem 2 ou 3 distritos fronteiriços, como por exemplo Bragança com Vila Real e Guarda. E os distritos com aeroportos ficavam com as ilhas, mas sem as duas simultâneo. Por exemplo Lisboa na mesma série da Madeira e Porto na mesma dos Açores.
O campeão de cada série disputaria o habitual PlayOff para apurar quem sobe.
Para ser mais radical, podia ser promovida também a melhor equipa de um distrito não representado na primeira e segunda ligas.
Também podia existir uma Taça da 3ª Liga com o formato da Taça de Portugal, só que disputada apenas por equipas da 3ª Liga, completamente sorteadas, em que o vencedor ficasse com a última vaga de promoção. Mas isto só faria sentido com pelo menos umas três descidas da segunda liga, mas acho que deviam ser mais, pelo menos 4, eventualmente 5. A meritocracia que se perde um pouco nas séries, ganha-se com mais promoções, para não deixar equipas fracas na segunda liga.
Imagem

06 Mai 2020, 20:14 [#3399]
Padrão Escreveu:
06 Mai 2020, 19:02
Fala-se que haverá equipas a não se inscrever no Campeonato de Portugal por falta de verbas e querem criar uma 3ª Liga Nacional?

Tugão no seu melhor, é tudo para inglês ver. Que se fodam os clubes pequenos.
Pelo contrário, a ideia é reduzir o gap enorme que há entre o distrital e o CP, que é algo que condena muitas equipas. Tornar as coisas mais graduais era uma necessidade. Além disso, ter uma liga com 70 equipas ou lá o que é, é um abuso. Eu acho que a única coisa que falta é aumentar o número de equipas a descer/subir, principalmente nas ligas profissionais.

06 Mai 2020, 20:52 [#3400]
CP é um campeonato semi-profissional. A 3ª Liga vai ser profissional, exige outros requisitos.
CP é dividido por séries, em que a disputa é regional. A 3ª Liga vai ser nacional, exige mais recursos logísticos e financeiros.

Onde é que isto torna o gap mais reduzido?

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!