Re: Ah, e tal...
14 Out 2020, 20:38 [#8042]Qualquer dia Portugal vira Coreia do Norte e vamos ser obrigados a cortar também o cabelo como o grande líder Costa. 

14 Out 2020, 21:32 [#8043]O que despoletou este comentário?
A única que acho grave é tentar obrigar a usar a app, que é intrusiva e absolutamente inútil. Mas acho que é apenas recomendação.

14 Out 2020, 21:35 [#8044]Concordo.eduardextreme Escreveu: ↑14 Out 2020, 21:32O que despoletou este comentário?
A única que acho grave é tentar obrigar a usar a app, que é intrusiva e absolutamente inútil. Mas acho que é apenas recomendação.
14 Out 2020, 21:36 [#8045]A Comissão de Protecção de Dados já disse que a obrigatoriedade é impossível para além de inaceitável.
https://www.jn.pt/nacional/protecao-de- ... 21578.html
https://www.jn.pt/nacional/protecao-de- ... 21578.html
"Graves questões relativas à privacidade", "fortes reservas no plano ético" e lei "dificilmente exequível". A Comissão Nacional de Proteção de Dados chumba em toda a linha a intenção do Governo de tornar obrigatória a Stay Away Covid.
Quando for chamada a pronunciar-se sobre a proposta de legislação que António Costa vai apresentar ao Parlamento, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) vai emitir um parecer, mas a sua linha de raciocínio está clara: arrasa a intenção do Governo.
Em resposta a questões dos jornalistas, a comissão lembra ter autorizado a criação da app a Stay Away Covid no pressuposto de que a sua instalação e utilização seria voluntária. A publicação de uma lei que a torne obrigatória, "seja em que contexto for", ressalva, "suscita graves questões relativas à privacidade dos cidadãos". Em causa está o facto de as pessoas ficarem impedidas de recusar a partilha com outras entidades "da sua localização e dos seus movimentos".
E, para a CNPD, o princípio ajusta-se quer a empresas multinacionais, como as que gerem as redes sociais, quer ao Estado.
Não são só questões jurídicas invocadas pela CNPD. No plano ético, diz, levanta-se a hipótese de "discriminação de cidadãos" que não têm possibilidade de ter um smartphone atual, que comporte a app. "Esta aplicação apenas funciona em modelos muito avançados de alguns telefones inteligentes", escreve.
Também por esta limitação técnica, a entidade liderada por Filipa Calvão diz que dificilmente esta obrigação poderá ser executada. E lembra que nenhum dos 55 países que aderiram à Convenção de Proteção de Dados força os cidadãos a utilizar uma app de rastreio da covid.

14 Out 2020, 22:00 [#8046]Claro que o comentário era a gozar sobre a parte da app.eduardextreme Escreveu: ↑14 Out 2020, 21:32O que despoletou este comentário?
Queriam que também fosse obrigatório, o que obviamente não vai acontecer nem faria qualquer sentido.

15 Out 2020, 10:35 [#8047]Mais uns milhões para os amigos a caminho.
"Os contratos celebrados ao abrigo deste regime ficam dispensados do visto prévio do Tribunal de Contas."
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/15-out- ... ssion=true
"Os contratos celebrados ao abrigo deste regime ficam dispensados do visto prévio do Tribunal de Contas."
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/15-out- ... ssion=true

15 Out 2020, 10:50 [#8048]Os contratos que falas só podem ser relacionados com o estado de calamidade, o que faz sentido:
Espero que seja apenas omissão e que tenha de haver sempre motivos para tal coisa.
Acho que a coisa mais incrivelmente autoritária é o "livre acesso" de qualquer elemento de protecção civil a propriedade privada.E diz ainda outra coisa: que estando o país em situação de calamidade, passa a funcionar um "regime especial" para "a contratação de empreitadas de obras públicas, fornecimento de bens e aquisição de serviços que tenham em vista prevenir ou acorrer, com carácter de urgência, a situações decorrentes dos acontecimentos que determinaram a declaração de situação de calamidade".
Para que não restem dúvidas, a Lei de Bases de Proteção Civil diz no que consiste o tal regime especial: "Os contratos celebrados ao abrigo deste regime ficam dispensados do visto prévio do Tribunal de Contas."
Espero que seja apenas omissão e que tenha de haver sempre motivos para tal coisa.

15 Out 2020, 12:23 [#8049]Sim, claro que têm de ser relacionados (apesar do ser relacionado poder ser muito subjetivo, mas ok). Mas isso não impede que "dês" o contrato a amigos, e que dês contratos que em situações normais não fossem aprovados pelo TdC. Digo eu.

15 Out 2020, 12:26 [#8050]Sim, tipo o caso das máscaras inflamáveis.
Mas não será uma porta aberta para tudo e mais alguma coisa.
Mas não será uma porta aberta para tudo e mais alguma coisa.

15 Out 2020, 12:32 [#8051]Óbvio. Fogo, se algum dia chegarmos a esse ponto, isto estará muito mal.

15 Out 2020, 14:13 [#8052]"Estas medidas aliás só são autoritárias se as pessoas não o fizerem já espontaneamente". É um brincalhão este Costa. 

15 Out 2020, 14:24 [#8053]A censura só é autoritária se as pessoas não estiverem já silenciadas. 

15 Out 2020, 17:08 [#8054]Twitter e Facebook a proibírem a partilha de uma notícia do NY Post sobre um escândalo a envolver o Biden e o filho. Mas a Rússia é que influência as eleições. 
Tudo maluquinhos para aqueles lados.
Tudo maluquinhos para aqueles lados.

15 Out 2020, 18:07 [#8055]Espero que ofereçam telemóveis porque a minha mãe tem um antigo e aquilo não tem espaço para instalar nada.
Além de que eu tenho a app desde o início e aquilo nunca me deu porra nenhuma.
15 Out 2020, 18:12 [#8056]Fui agora ao twitter deles e em todo o país só foram registados 197 casos na aplicação.

23 Out 2020, 14:47 [#8057]Máscara obrigatória na rua nos próximos 3 meses pelo menos. Grande lol.

23 Out 2020, 15:24 [#8058]Quando não é possível manter distâncias, ou seja, o normal que muita gente já fazia.
Se estás a passar em zonas onde há muita gente, como zonas comerciais ou de transportes, deve ser usada a máscara.
Se estás a passar em zonas onde há muita gente, como zonas comerciais ou de transportes, deve ser usada a máscara.

23 Out 2020, 15:31 [#8059]Ou seja, em 99% nas vezes, porque tu quase nunca estás sozinho na rua. Estares ou não a uma distância segura não é algo factual nem que ou é sim ou não, logo só vai servir para chular mais umas multas a torto e a direito. Estou a passear na rua com um grupo de amigos, não está mais ninguém desconhecida à beira, e tenho de andar de máscara... Se é assim, não saiam de casa.
Só podem estar X pessoas dentro duma loja no shopping, mas 200 na fila à porta todas ao molho e sem qualquer controlo já não há problema. Mas não, é ao ar livre que está o problema.
Só podem estar X pessoas dentro duma loja no shopping, mas 200 na fila à porta todas ao molho e sem qualquer controlo já não há problema. Mas não, é ao ar livre que está o problema.
Última edição por Jals em 23 Out 2020, 15:35, editado 1 vez no total.

23 Out 2020, 15:35 [#8060]Está lá escrito: Sempre que não puderes manter a distância.
Se podes dar distância, não precisas de máscara. Se estás com amigos, não sendo agregado familiar, devem usar máscara.
É esse o significado. Qual o problema?
Se podes dar distância, não precisas de máscara. Se estás com amigos, não sendo agregado familiar, devem usar máscara.
É esse o significado. Qual o problema?