Re: Ah, e tal...

23 Out 2020, 15:36 [#8061]
Porquê que devo usar máscara se estiver a conviver com amigos e não estiver mais ninguém à volta, mesmo que estejamos todos juntos? Se confiamos uns nos outros, se temos bom senso.. Só está de máscara quem quer, não devia ser obrigatório. Ah, espera, com o agregado familiar já não há problema nenhum. Tanto são 100% rígidos numas medidas como noutras é tudo ao levezinho, 0 sentido.
Ainda estou para rir quando aparecer uma multa qualquer a dois adolescentes a namorar que não podem porque não são do mesmo agregado familiar. xD
Em vez de se preocuparem com outras coisas importantes, como por exemplo a F1, onde vejo imensa gente sentada sem máscara, acham que o problema está nas ruas. Mais 7000 mortes em relação ao ano passado e só 2000 foram de covid, mas siga lá ir buscar umas multazitas à rua que isso é que está a foder o país.
Imagem

23 Out 2020, 15:52 [#8062]
Podes conviver com os amigos. Ou procuram distância, ou usam máscara.
A transmissão é comunitária e é assim que o Covid se propaga. Isso do confiar e do ter bom senso é muito bonito não houvesse assimtomáticos e sintomas leves. Um dos teus amigos não tem sintomas, passa a outro amigo que depois vai passar aos pais ou avós e aí já é complicado.
Não usar máscara é basicamente estar a dizer que estás a cagar-te para eles.

Tu podes usar a máscara quando quiseres, porque tu é que defines quando estás mais próximo de outras pessoas.
Em casa e em zonas não movimentadas podes andar sem máscara. Ou a tua ideia de convívio limita-se a cafés e bares cheios?

E claro que não é preciso no agregado familiar. Se partilham a mesma casa, a transmissão é quase impossível de travar, porque vão partilhar os mesmos espaços, objectos, mobília, etc. Mas a transmissão a acontecer está limitada a essa casa. E quando envolve pessoas de risco até saem de casa.

Faz todo o sentido e é uma parvoíce as queixas que apresentaste. A máscara passa a ser obrigatória onde já muita gente usava, que era em espaços movimentados. E mesmo mantendo a distância muitas vezes usa-se máscara na mesma, como em filas no exterior de lojas e assim.
Imagem

23 Out 2020, 15:57 [#8063]
Eu não estou a falar de bares e cafés. Estás a dar um passeio num jardim, e tens de andar de máscara, mesmo que não seja um espaço movimentado (alguém dá passeios com a namorada a 2 metros de distância? Eu não. Se não estás a 2 metros, tens de usar máscara). Não estou a falar de casos onde está cheio de gente que não conheces, isso eu já uso máscara sempre.
Imagem

23 Out 2020, 16:06 [#8064]
Já devia ser obrigatório desde o início.
Passo pela rua e quase não vejo ninguém com máscara. Já foi provado que o covid resiste no ar (acho que vinte minutos), principalmente com pó e poeiras. Estudaram isso logo no início em Itália e há umas semanas voltaram a provar o mesmo.
Só não se devia usar máscara em casa. É uma questão de saúde, não de confiança.

23 Out 2020, 16:29 [#8065]
Vamos ali a casa do nosso amigo mais íntimo. Entretanto resolvemos ir dar uma volta e encontrar mais 2 amigos altamente confiáveis num jardim, sem ninguém. Vamos meter máscara. A sério?

O preocupante é eu ter de andar de metro bastantes dias da semana e onde vai tudo a monte. O preocupante é quando se está à espera desses mesmo transportes e vês bué malta sem máscara. Mas não, o grave problema é estar com 4 amigos que conheces desde que tinhas um metro e meio num banco de jardim a falar de merdas do dia-a-dia.

Eu não estou a dizer que não se deva ter cuidado, simplesmente acho um exagero haver multas neste tipo de situações completamente normais. Cumpro escrupulosamente todas as indicações da DGS e se saio com amigos, é uma vez por semana. Na universidade ando sempre de máscara como mandam as regras.
"Somos pequenos, pensamos GIGANTE!" - Lucas Trindade, 2017

23 Out 2020, 20:48 [#8066]
Até no meu prédio ando de máscara, mal saio de casa vou com ela posta. Trabalho num shopping e ando de máscara.

Acho que o uso de máscara é a mesma situação da app, só reclamam a obrigatoriedade porque são todos uns rebeldes desta vida. Quando era "aconselhável" no começo, toda a gente usava e reclamavam dos velhos que não o faziam. Agora estamos a voltar à mesma situação e já há problemas.

Se não querem saber de vós, pensem na puta da sociedade que é por causa dessa mentalidade que estamos a voltar ao mesmo.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

23 Out 2020, 21:26 [#8067]
Vamos olhar para Espanha, França e mais uns quantos, em que a máscara já é obrigatória ao tempo e os casos voltaram a subir novamente. Tanta coisa mal (com exemplos também o que o Bluzzer referiu), mas a máscara é a salvadora. Eu uso máscara quando estou num sítio cheio de gente, não faz sentido usar quando estou com meio dúzia de pessoas, que ainda por cima conheço. Sim, já estive com amigos que tinham estado com pessoas infectadas. Quando me avisaram, fiz o meu isolamento, bom senso, e pronto, a vida seguiu.
O confinamento também era a única maneira possível de conter o vírus, Dinamarcas e Suécias eram os bichões papões por não o fazerem, e vamos a ver e estão exactamente igual a nós. Tanta coisa que está mal e bem mal e estão preocupados em não usar máscara quando estão com meia dúzia de amigos, com mais ninguém à volta.
O relato do adepto do Sporting, que estava com 7 amigos a ver o jogo com o Porto na casa dele, e a polícia apareceu à porta porque alguém tinha feito queixa de um ajuntamento. 7 não dava, mas 5 já. O vírus conta, e só ataca das X às X horas. <3
Pede-se bom senso.
Imagem

23 Out 2020, 23:44 [#8068]
Acho que estás a fazer disto o bicho papão que não é.
A polícia não vai andar atrás de ti de fita métrica nem querer saber se a tua namorada vive contigo ou não.
A lei foi criada para corrigir os casos de falta de bom senso, em que tens pessoas em espaços abertos com várias pessoas sem distanciamento e sem máscara.

Tu podes te reunir em casa com vários dos teus amigos sem chamar a atenção de ninguém, e seres o maior.
Podes? Sim. Deves? Não.

Eu comparo isto ao cinto de segurança.
É chato e estão a obrigar-te a isso num veículo que é tua propriedade e que devias poder muito bem decidir o que fazer.
Mas é uma questão de segurança tua e dos outros no carro.
Podes usar sempre cinto e nunca na vida precisar dele (e espero que nunca precises), mas se vieres a precisar e alguém no carro não o tem, irás viver a tua vida arrependido de não o fazer ou ter chamado a atenção.
E nunca vi ninguém arrependido de ter usado o cinto de segurança.

Resumindo:
A máscara é uma merdice inconveniente que não custa nada para conter uma pandemia que poderia ter números incomportáveis de quarentenas, internamentos e mortes para os serviços de saúde e toda a economia.
Imagem

23 Out 2020, 23:57 [#8069]
Vamos lá ver se não vão andar a "medir" e a ser picuinhas em todo o lado. Isto porque a lei é altamente subjectiva e permite que esses casos picuinhas levem por tabela como os outros. Mas veremos.

Proíbida a livre circulação entre concelhos no fim de semana do feriado, mas se mostrares um bilhete dum espectáculo cultural que é noutro concelho, já podes ir à vontade. xD
São estas merdices que me fazem confusão.
Imagem

24 Out 2020, 10:42 [#8070]
Padrão Escreveu:
23 Out 2020, 20:48
Acho que o uso de máscara é a mesma situação da app, só reclamam a obrigatoriedade porque são todos uns rebeldes desta vida. Quando era "aconselhável" no começo, toda a gente usava e reclamavam dos velhos que não o faziam. Agora estamos a voltar à mesma situação e já há problemas.
Foi isto que eu disse no outro dia. Só porque se ia tornar obrigatória, já estavam a fazer um boicote à app.
Há mais preocupação em reclamar de uma liberdade falsa que a tratar de cumprir as leis e ver se não continuamos no caos de casos que estamos a passar agora. Desde o início que é recomendado, temos de tomar estas medidas mais extremistas porque senão continuam a ser ignoradas. A liberdade que tinhas há um ano não pode ser a deste ano porque estás-te a pôr a ti e a outros em risco.

E ainda bem que falas nos transportes públicos, Bluzzer. Usar máscara também não suficiente se não se cumprirem as distâncias e o que mais vejo aqui no metro do Porto é sentarem-se em lugares que estão bloqueados.
Este semana veio uma velha sentar-se ao meu lado e eu a dizer que não podia. Nada fazia então levantei-me eu. Prefiro prevenir do que estar a dizer "apanhei mas eles é que estavam errados". Mas pronto, isto também já um caso extremo.

29 Out 2020, 15:39 [#8073]
Jals Escreveu:
29 Out 2020, 14:06
Constituição? Para quê? :geek:
https://www.facebook.com/11307145970800 ... 312869231/

Em vez de se limitarem a fechar os cemitérios, fecham concelhos. Se a ponte da Arrábida já é um caos normalmente a ir para o trabalho, nem quero imaginar amanhã e segunda. Isto se realmente fizerem algum controlo (da última vez fizeram mas da última vez estava quase toda a gente em casa sem trabalhar...).
E porque os cemitérios têm de fechar? Se entrarem 3 de cada vez, o risco é elevado?
Imagem

30 Out 2020, 03:00 [#8080]
R.Patricio Escreveu:
29 Out 2020, 15:39
Jals Escreveu:
29 Out 2020, 14:06
Constituição? Para quê? :geek:
https://www.facebook.com/11307145970800 ... 312869231/

Em vez de se limitarem a fechar os cemitérios, fecham concelhos. Se a ponte da Arrábida já é um caos normalmente a ir para o trabalho, nem quero imaginar amanhã e segunda. Isto se realmente fizerem algum controlo (da última vez fizeram mas da última vez estava quase toda a gente em casa sem trabalhar...).
E porque os cemitérios têm de fechar? Se entrarem 3 de cada vez, o risco é elevado?
Porque estás a limitar toda a sociedade derivado ao risco das deslocações aos cemitérios. Se fechassem os cemitérios, cortavas qualquer tipo de risco. Imagine-se limitar toda a gente por causa de algo religioso.

Estamos num Estado laico, religião não devia interferir com os interesses nacionais. Corta-se o mal pela raiz.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!