Re: Dia da Defesa Nacional

29 Fev 2012, 16:41 [#22]
RSantos Escreveu:Eu estou desgraçado então. Rio-me facilmente. grin
Vou ter que estar "concentradíssimo" e preparado para o caso de alguém mandar alguma piada. ;)
Adivinhem... o marmelo que se ri com facilidade, vai ao Dia da Defesa Nacional para a semana.
Se eu ficar a cumprir pena por me rir, gosto muito de vocês todos. :mrgreen:

(Que desenterro! :geek: )

29 Fev 2012, 16:46 [#23]
Lembro-me perfeitamente de ter feito grande alarido neste tópico. Por acaso até concordo com o edu de há um ano e tal. :geek:

O que valeu foi ter conversado com um oficial porreiro, mas mesmo assim apanhei uma seca de todo o tamanho. Eu não conhecia ninguém de lá, e ainda por cima era só gunas...
Imagem

08 Mar 2012, 17:19 [#26]
Bem, foi hoje que tive de cumprir com este dever militar, o do Dia da Defesa Nacional. Devo dizer que até achei bastante interessante. Não foi seca nenhuma e mudou, para melhor, o meu pensamento em relação ao Dia da Defesa Nacional, mas não em relação às forças armadas portuguesas. Existem alguma coisas que, explicadas devidamente, fazem todo o sentido, mas outras continuo sem perceber. Os militares que se encontram no Regimento de Artilharia nº 5 (Vila Nova de Gaia) usufruem de um ordenado médio de 1.000€/mês, mas não pensem que é tão pouco como parece, porque na verdade, eles não têm tantas despesas como um civil e, tal como eles próprios disseram, o dinheiro acaba por ser para 'amealhar'. Existem pessoas destacadas apenas para orientar o Dia da Defesa Nacional que, no meu caso, foram 3 pessoas. - Um Alfere do exercito, uma Alfere da força área e uma Aspirante da Marinha. O que não faz muito sentido, pois são pagos para orientar estes dias, apenas. Os próprios militares, não fazem grande coisa, para ser sincero. Fazem muito mais trabalho de secretária. A meio da tarde, 15h, ainda vi alguns a passar em direção ao ginásio com as raquetes de ténis. :mrgreen:

No entanto, foi um dia muito positivo. Aprendi sobre a defesa nacional e as forças armadas, conheci um regimento de artilharia e o equipamento do exército. Os militares são pessoas muito acessíveis e simpáticos, com quem se pode conversar abertamente.

Já fui a visitas de estudo piores e a pagar! Haha.

08 Mar 2012, 17:33 [#28]
BeFree_19 Escreveu:Rsantos foste ao quartel na serra do pilar? Se foste, podias ter dito, que eu passava por lá.
Sim, exactamente esse. Mesmo que fosses lá ter, não poderias ter ido ter comigo. :P
Até para atravessar a rua, para ver as exposições de armas e veículos, tivemos de ir de autocarro. lol

07 Abr 2017, 11:31 [#31]
Sou perito a desenterrar este tópico. xD

Ontem vi um post algures que falava sobre o possível regresso do serviço militar obrigatório e gostava de saber a posição do pessoal que por aqui anda.

(Menos a do eduardextreme, sei muito bem a dele. Ainda agora andei a ler o que se escreveu neste tópico, haha!)

Eu sou contra o serviço militar obrigatório.
Mas, a ser novamente implementado, em que circunstâncias?

Malta que já foi ao Dia da Defesa Nacional seria chamada?
Só para pessoal que fizesse 18 anos após a introdução do serviço obrigatório?
Homens e mulheres?
Só para pessoal que estivesse desempregado e não estudasse?

Digam de vossa justiça, parece-me um tema de discussão interessante.

PS - Estou a brincar, Eduardo. Descarrega para aí o que te vai na alma!

07 Abr 2017, 11:59 [#32]
Eu devo ser suspeito, porque ainda nem sequer fui ao dia da Defesa Nacional, nem tenciono perder tempo precioso da minha vida com o serviço militar.
Uma coisa que eu já venho a perceber, seja com a melhoria das condições de vida, cuidados médicos, condições de trabalho, esperança média de vida, etc. existem muitas pessoas de meia-idade ressabiadas que se regem pela lógica do "se fosse no meu tempo vocês iam ver o que era bom para a tosse" e dizem coisas como "se estes jovens delinquentes fossem todos para a tropa queria ver se cometiam tantos crimes". Como se diz por aqui, é preciso é lidar e esta gente tem uma rotura de lidamentos de casa vez que olha para a juventude.
Se o serviço militar obrigatório voltar, vai ser por causa desses ressabiados mas dos que estão no governo, um pouco à imagem do que aconteceu em Inglaterra com o Brexit.
Não estou a dizer que todos os homens de meia-idade que fizeram serviço militar obrigatório são assim, por exemplo o meu Pai tem 50 anos e diz que aquilo não metia ninguém no sítio, antes pelo contrário. Diz-me ele que o serviço militar era um antro de delinquência, consumo de drogas e desobediência (especialmente com os que lá iam parar e vinham de famílias com mais posses, ie. lisboetas).

Por isso quero essa merd* bem longe de mim.
Imagem

07 Abr 2017, 13:06 [#33]
Eu não tenho opinião. Por um lado, há uma infantilização global dos jovens portugueses, que me irrita solenemente. Não é a crise de valores, é mesmo a infantilidade. Por outro, isto é uma perda de tempo... Enfim, não tenho mesmo opinião.

07 Abr 2017, 13:42 [#34]
Essa do Brexit nao cola oh santorfo, se nao nao haveriam tantos jovens a votarem para sair.
Quanto ao servico militar obrigatorio, nao concordo. Como defendedor de liberdade de escolha e expressao, acho que cada um escolhe fazer aquilo que lhe apetecer uma vez que faz 18 anos.

07 Abr 2017, 14:19 [#35]
Concordo com o Dia de Defesa Nacional, apesar da era de informação em que nos encontramos, há muito desconhecimento e esse dia dá a conhecer o nosso Exército, que apesar de sermos pacíficos, é uma importante parte do nosso Estado e país.
Agora obrigar a fazer 3 ou 6 meses de Exército é parvoíce.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

07 Abr 2017, 14:23 [#36]
Padrão Escreveu:Concordo com o Dia de Defesa Nacional, apesar da era de informação em que nos encontramos, há muito desconhecimento e esse dia dá a conhecer o nosso Exército, que apesar de sermos pacíficos, é uma importante parte do nosso Estado e país.
Agora obrigar a fazer 3 ou 6 meses de Exército é parvoíce.
Exato.

07 Abr 2017, 14:36 [#37]
Eu fui ao Dia da Defesa Nacional e acabei por gostar. Não sei como é no resto do país, mas no Quartel a que fui foi bastante porreiro.
As palestras acabam por ser um pouco mais secantes mas bastante informativas. Depois a segunda parte de andar pelo quartel a ver os equipamentos, as armas e as instalações foi a melhor. Só a mochila com o paraquedas pesa como o caralho. xD
Quanto ao serviço militar obrigatório sou completamente contra. Deve ser à escolha de cada um. Eu pelo menos não me imaginava a parar o meu curso e não fazer o que quero para ir para um quartel passear uma farda.

"Homens e mulheres?" Se voltasse a acontecer, sim, ambos. Se defendem tanto a igualdade de direitos também têm de levar com os deveres, coisa que muitas raparigas que fazem esses posts feministas no Facebook se esquecem de mencionar. "Ah queremos os mesmos salários e mesmas oportunidades." Mas na escola gostavam que os rapazes tivessem de fazer 50 flexões e correr à volta do campo 30min enquanto as meninas faziam 10 flexões de joelho no chão e corriam 10min se tanto.

07 Abr 2017, 14:45 [#38]
Um aparte...
Coentrão Escreveu:Mas na escola gostavam que os rapazes tivessem de fazer 50 flexões e correr à volta do campo 30min enquanto as meninas faziam 10 flexões de joelho no chão e corriam 10min se tanto.
Não sei onde andaste mas no meu secundário, era o mesmo para todos e isso reflectia na nota. Eu tirava 18 (porque para a prof. "20 era para Deus e 19 para atletas profissionais") e as raparigas tinham que fazer o mesmo que nós, rapazes, para se aproximarem da nota. Houve muita pita a fazer o choradinho de que Ed. Física estragou-lhes a média mas a prof. não papava grupos.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

07 Abr 2017, 14:51 [#39]
Padrão Escreveu:Um aparte...
Coentrão Escreveu:Mas na escola gostavam que os rapazes tivessem de fazer 50 flexões e correr à volta do campo 30min enquanto as meninas faziam 10 flexões de joelho no chão e corriam 10min se tanto.
Não sei onde andaste mas no meu secundário, era o mesmo para todos e isso reflectia na nota. Eu tirava 18 (porque para a prof. "20 era para Deus e 19 para atletas profissionais") e as raparigas tinham que fazer o mesmo que nós, rapazes, para se aproximarem da nota. Houve muita pita a fazer o choradinho de que Ed. Física estragou-lhes a média mas a prof. não papava grupos.
Na minha não era assim, e em grande parte das escolas de Sintra era assim. Nós tínhamos um mínimo de flexões, abdominais, tempo em prancha, voltas ao campo etc muito maior que as raparigas. Haviam até tabelas afixadas com esses valores. Quando questionávamos as professoras vinham com as tretas de que elas não tinham tanta força como nós e blá blá blá ... O caralho que as foda. É como os desportos que fazíamos. Sabendo que o futebol era o desporto favorito, fazíamos 1/2 aulas de futebol enquanto vólei e etc fazíamos 4/5. Enfim.
Quanto às notas também era como dizias, podíamos fazer tudo perfeito e dar o litro que o máximo era o 18.