DorianGray Escreveu:Começo por dizer que o meu clube é o Sporting Clube de Portugal.
Não sou do Bruno Carvalho Futebol Clube, nem do Futebol Clube Godinho Lopes.
Este é o primeiro ponto que me parece importante registar.
Outra nota importante: tal como já tinha avançado, votei no Bruno de Carvalho, sem hesitar.
Mas por muito que isto choque os foristas, (chamem-me ingénuo) não creio ter existido golpada.
O que houve sim, foi um conjunto ridículo de informações e contra-informações que fizeram com que a esmagadora maioria dos sócios do Sporting ( independentemente da sua capacidade e intenção de voto) desse como praticamente adquirida, a vitória do Bruno de Carvalho.
Claro que ao bebermos as informações da comunicação social e somarmos as palavras, por exemplo, do Rogério Alves....acabamos inevitavelmente por mergulhar um pouco no campo da suspeição. Estes senhores, assumem cargos importantes nas eleições...e não podem ser precipitados a este nível.
Todas estas pequenas coisas somadas, contribuem para um clima tenso e promíscuo.
Logicamente que todos os actos de violência e falta de educação, devem-se sobretudo à falta de formação das pessoas. Não estou de forma alguma a desculpar as pessoas. Condenarei sempre actos de violência, sobretudo entre sportinguistas.
Em todo o caso, aproveito esta oportunidade para também culpar a comunicação social.
A comunicação social criou uma sensação de "vitória consumada" em torno da candidatura do BdC, e quando se verificou que na prática isso não aconteceu, evidentemente que as pessoas ficaram desiludidas e revoltadas.
Relativamente à "golpada", "jogos de bastidores", "corrupção", " medo de auditorias"...enfim as pessoas podem chamar aquilo que quiserem.
A verdade é que quem hipotecou o eventual futuro do Sporting Clube de Portugal, foram sobretudo os sócios com mais anos de casa.
Em senso comum, fala-se da burguesia instalada no Sporting...e de alguns núcleos que dominam toda a esfera leonina (Ricciardis, Roquettes, Francos, Bettencourts..etc..), falamos de todos esses burgueses...mas a verdade é que quem acabou por nos "trair"...foram "os mais velhos".
Esta capacidade de voto..tão distante e diferente entre nós sócios, cria barreiras insuperáveis.
Poder-se-á tentar camuflar como se bem entender, mas a verdade inegável..é que a lista do Godinho Lopes vence por causa dos "25 votos" e afins.
Compreendo a frustação da maioria dos sportinguistas, também eu estou bastante desiludido com os resultados alcançados.
Mas também não podia deixar de dizer que, se calhar, muitos dos foristas que aqui escrevem, se todos fossem sócios, talvez tivesse sido possível ganhar à lista da continuidade. Eu compreendo que ser sócio, tem os seus custos e que nem todos se podem dar a esse "luxo" ( privilégio e honra).
Mas também sei, pelo menos em função daquilo que me vou apercebendo até pela convivência entre amigos e colegas de trabalho, que existem muitos "adeptos do sofá" e "adeptos da internet", mais como opção de vida e conforto...do que propriamente por questões financeiras, ou de distância.
Desculparão, mas a muitos desses ( não a todos, obviamente, mas pelo menos aqueles que poderiam ser sócios do Sporting e não o são simplesmente porque não querem..e também a todos aqueles que podiam votar e não o fizeram por preguiça, nem que tenha sido apenas 1 sócio), deixo uma palavra de inércia, desilusão e revolta. Vocês também são culpados.
Esta foi uma eleição que deve deixar peso na consciência dos sportinguistas que não quiseram votar. Por um voto se ganha, por um voto se perde.
Todos os nossos familiares e amigos que não votaram, apenas porque "não lhes apeteceu", simbolizam na perfeição o conformismo instalado em alvalade.
Mais, esta capacidade de voto, tão mal distribuída e que mostra claramente que existem sócios de "primeira"...e sócios de "vigésima quinta", terá aniquilado e hipotecado o futuro do nosso clube.
Não deixo de ser sócio, não deixo de ir ao estádio, não deixo de torcer pelo meu clube, porque tal como disse inicialmente: sou do Sporting Clube de Portugal e não do Bruno Carvalho FC, ou Godinho Lopes FC.
Falar em democracia é algo perigoso e irónico, dado o número de votos que cada sócio tem.
De qualquer das formas e infelizmente, o Godinho Lopes foi o candidato que reuniu maior número de votos e como tal é o presidente do meu clube.
Uns optarão por manifestações, sangue, insultos, assobios. Não foi a minha escolha, mas repito ( as vezes que forem necessárias), sou sócio do Sporting Clube de Portugal e não do BdC ou GL.
Aquilo que assisti de madrugada, foi verdadeiramente triste e deveria servir de reflexão.
Primeiro, porque é triste um candidato vencer as eleições e não ter condições para se dirigir aos sócios.
É de facto lamentável constatar, que o actual presidente do Sporting Clube de Portugal ( independentemente de eu não gostar da figura) foi recebido como se fosse o presidente do porto ou de benfica. Aliás, talvez estes dois fossem melhor recebidos.
Em segundo lugar, estas eleições têm de servir de base e exemplo para outras futuras.
Um candidato não pode, ou pelo menos não deve ganhar por 0.40 percentuais. Têm de ser criados mecanismos que exijam uma segunda volta a dois, nestes casos...ou então que se estipule uma diferença mínima de vitória numa ( hipotética) primeira volta.
Parece irónico e até soa mal em português, mas no fundo o candidato que teve o maior número de votantes, não ganhou.
Conclusões importantes:
A lista em que a maioria dos sócios do Sporting Clube de Portugal votou, não venceu.
A lista que venceu, teve sobretudo como base de apoio, o eleitorado idoso. Esta é mesmo a palavra: idoso. Não confundir com "mais velho".
Os sócios entre os 18 ( aproximadamente) e talvez 60 anos, aliás...vou reformular: os sócios com 5,10,15,20,25,30,35,40 anos "de antiguidade" manifestaram o seu desejo, de ver um Sporting diferente.
Os restantes sócios, os que têm maior número de anos de filiação optaram pela solução apelidada de continuidade. Votaram nos rostos do passado.
A lista que venceu as eleições, não apresentou um projecto claro e transparente.
Qualquer sócio que tenha votado em Godinho Lopes, estará apenas a ser intelectualmente desonesto se disser que conhece ou sabe de que forma o presidente pretende salvar o Sporting, de que forma conseguirá catapultar o Sporting para as vitórias e quem será o comandante ( treinador) do barco (equipa de futebol).
CONCLUSÃO FINAL E MAIS IMPORTANTE:
Estas eleições tinham tudo para servir de rampa de lançamento para um Sporting mais forte, mais unido, mais coeso, mais transparente.
No final, e já mais a frio...fico com a sensação ( não digo certeza, para não chocar os mais desiludidos) que o Sporting sai mais fragilizado, mais pequeno, mais dividido...e mais perto do seu fim do que do seu desígnio inicial:
"Tão grande como os maiores da Europa".