Re: Apagão Analógico

18 Set 2011, 01:10 [#21]
eduardextreme Escreveu:Quem não tem possibilidades para um descodificador, mais valia não ter televisão de todo...
Até te fica mal dizer isso.
Penso que é de senso comum na comunidade que eu habito numa aldeia. Como tal vivo um pouco isolado do meio urbano, apesar de ir à sede de concelho frequentemente devido à escola e tudo mais, tenho muitos conterrâneos que não põem os pés nessa mesma sede à imenso tempo, e que já não vão a Coimbra há décadas talvez.
Um exemplo é o meu avô, que devido a um AVC não mexe a mão esquerda, praticamente não anda, e mal fala. O único passatempo dele no quotidiano é ver televisão. No entanto só em medicamentos é uma fortuna, mais o empréstimo da renovação da casa de banho e do quarto, lá vai a reforma quase toda. A minha avó como sempre viveu da agricultura tem uma reforma mísera que dá para as contas e para comer. Não passam fome, mas dinheiro não abunda na casa dos meus avós.
Agora pergunto, achas que pessoas como os meus avós deveriam abdicar da televisão, repito, o único entretém deles, por causa disto?
O TDT é uma coisa boa, admito, mas penso que é inacessível para muitos idosos e para muitas outras pessoas no país. Penso que nesta altura de austeridade, não foi a melhor opção introduzir esta regra no velho continente.
Mas pronto, opinions are opinions.

18 Set 2011, 07:54 [#23]
RSantos Escreveu:Acho que as pessoas com dificuldades económicas é que estão mais reticentes, mas penso que existiram ajudas para essas pessoas. :)
Foi dito desde o inicio que familias com necessidades irão ser prendadas com o equipamento ;)
E isto da TDT tem mão da PT por trás, visto que foi tudo preparado e montado por eles :)
Penso que irá ser demasiado benéfico para todos, melhor qualidade de sinal, melhor televisão e mesmo nas casas mais pobres (dou como exemplo a minha avó e minha tia) irão ver televisão sem problemas de antena como acontecia até agora e um chupista dizia que arranjava e deixava igual e ficava com o dinheiro.
Para mim isto vai ser benéfico, muito mesmo :)

18 Set 2011, 11:32 [#25]
LViieira Escreveu:Mas atenção que a TDT não vai cobrir 100% do país, haverá sempre zonas com cobertura reduzida como actualmente acontece com ps retransmissores analógicos.

Como solução para isso falou-se em utilizar o Hispasat para difundir TDT à semelhança do que se fez em Espanha, mas não sei se isso já avançou mais...
Quem não for abrangido pelo TDT, se quiser televisão terá de optar pelo DTH (TDT Complementar via satélite).

Mais informações aqui:
http://tdt.telecom.pt/como/Default.aspx?code=XzX6F8
Imagem