Tenho uma dúvida, fiz o 12º ano numa formação profissional de nível 4. Terei que fazer quais exames para entrar num curso de origem informatica na UNI?

Porque os Cursos Profissionais são feitos para te dar apenas o básico para o teu emprego.KinhaMonteiro Escreveu:Acho estranho, numa formaçao profissional nao se dá a mesma materia de matematica do que num secundario normal.

Para obter a razão da semelhança entre eles, basta dividir um dos lados do primeiro triângulo por um dos lados do segundo, desde que unam os mesmos ângulos.Exemplo:
Num triângulo rectângulo com um ângulo de 30º, basta fazer:
180º - 90º (O ângulo recto) - 30º (O outro ângulo conhecido) = 60º
Caso não tenhas os ângulos, podes dizer que um triângulo é semelhante se conseguires provar que existe uma razão de semelhança igual para os 3 lados dos triângulos.Exemplo:A razão de semelhança pode ser obtida por:
6 / 4 = 1,5 ou 4,5 / 3 = 1,5
Vai dar ao mesmo como vês.
O lado desconhecido é fácil de saber aplicando a regra contrário:
X / 5 = 1,5 (=) X = 1,5 * 5 (=) X = 7,5
E para confirmar pode-se fazer a razão novamente:
7,5 / 5 = 1,5
Nesta imagem (que veio da Wikipedia), podes ver as sombras causadas por dois objectos (Uma vara espetada no solo e uma pirâmide).
Se a vara mede 10,5 cm de altura e provoca uma sombra de 15 cm, e a pirâmide provoca uma sombra de 30 cm (A partir do centro da pirâmide), utiliza-se uma regra de 3 simples para obter a altura da pirâmide.
Os 3 simples:
10,5 cm - 15 cm
x cm - 30 cm
E eu decorei assim: Multiplica-se a diagonal que se conhece e divide-se isso pelo outro valor.
Ou seja: ( 10,5 * 30 ) / 15 = 315 / 15 = 21 cm
Na Wikipedia está:
O segmento AD está para o DB, assim como AE está para EC.
Ou seja, se conhecermos 3 destas distâncias, podemos obter a quarta utilizando uma regra de 3 simples.
Se AD for 10, AB for 25 e AE for 15, podemos saber AC fazendo:
10 - 15
25 - AC
AC = ( 15 * 25 ) / 10 = 375 / 10 = 37,5
Outro exemplo:
Se AB medir 1, AC medir 2 e A'C' medir 3, quanto mede A'B'?
1 - X
2 - 3
A'B' = ( 3 * 1 ) / 2 = 3 / 2 = 1,5