Re: [Sala de Estudo] - Dúvidas

28 Set 2011, 16:52 [#7]
KinhaMonteiro Escreveu:Acho estranho, numa formaçao profissional nao se dá a mesma materia de matematica do que num secundario normal.
Porque os Cursos Profissionais são feitos para te dar apenas o básico para o teu emprego.
Os Cursos Científicos dão mais matemática, oferecendo-te as bases para a faculdade onde terás matemática mais avançada.
Imagem

14 Mar 2013, 17:05 [#9]
Por acaso também optei por um curso profissional de multimédia, é mais difícil o acesso á universidade mas pelo menos não fico 3 anos de mau humor por estar num curso que não tem nada a ver comigo ;)

O que cansa mais até é as AAPE durante o fim de semana e á noite...

Anyway, a minha dúvida era se tenho de fazer exame a Matemática A, B ou ás duas para entrar em biologia?

08 Jun 2014, 00:31 [#11]
Dois triângulos são semelhantes se tiverem os mesmos 3 ângulos internos.
Como tal, terás de saber os seus ângulos.

A soma dos ângulos internos em qualquer triângulo é de 180º.
Por isso, se tiveres um triângulo rectângulo e conheceres um dos ângulos (sem ser o recto), é fácil saber o outro.
Exemplo:
Num triângulo rectângulo com um ângulo de 30º, basta fazer:
180º - 90º (O ângulo recto) - 30º (O outro ângulo conhecido) = 60º
Para obter a razão da semelhança entre eles, basta dividir um dos lados do primeiro triângulo por um dos lados do segundo, desde que unam os mesmos ângulos.
Exemplo:
Imagem
A razão de semelhança pode ser obtida por:
6 / 4 = 1,5 ou 4,5 / 3 = 1,5
Vai dar ao mesmo como vês.

O lado desconhecido é fácil de saber aplicando a regra contrário:
X / 5 = 1,5 (=) X = 1,5 * 5 (=) X = 7,5

E para confirmar pode-se fazer a razão novamente:
7,5 / 5 = 1,5
Caso não tenhas os ângulos, podes dizer que um triângulo é semelhante se conseguires provar que existe uma razão de semelhança igual para os 3 lados dos triângulos.
Ou seja, que:
Razão de semelhança = A / A' = B / B' = C / C'

O Teorema de Tales é usado para medir coisas complicadas ou até impossíveis de uma forma fácil, através de uma simples proporção.
É fácil encontrar na net ou na Wikipedia o motivo mais detalhado.
Imagem
Nesta imagem (que veio da Wikipedia), podes ver as sombras causadas por dois objectos (Uma vara espetada no solo e uma pirâmide).
Se a vara mede 10,5 cm de altura e provoca uma sombra de 15 cm, e a pirâmide provoca uma sombra de 30 cm (A partir do centro da pirâmide), utiliza-se uma regra de 3 simples para obter a altura da pirâmide.

Os 3 simples:
10,5 cm - 15 cm
x cm - 30 cm

E eu decorei assim: Multiplica-se a diagonal que se conhece e divide-se isso pelo outro valor.
Ou seja: ( 10,5 * 30 ) / 15 = 315 / 15 = 21 cm
Na Wikipedia está:

O segmento AD está para o DB, assim como AE está para EC.

Ou seja, se conhecermos 3 destas distâncias, podemos obter a quarta utilizando uma regra de 3 simples.

Se AD for 10, AB for 25 e AE for 15, podemos saber AC fazendo:

10 - 15
25 - AC

AC = ( 15 * 25 ) / 10 = 375 / 10 = 37,5
Outro exemplo:
Imagem
Se AB medir 1, AC medir 2 e A'C' medir 3, quanto mede A'B'?

1 - X
2 - 3

A'B' = ( 3 * 1 ) / 2 = 3 / 2 = 1,5
Imagem

15 Jul 2014, 03:44 [#14]
Sociologia não sei. Psicologia foi a disciplina que mais gostei de ter.
Inicialmente estudas o cérebro - isto dito muito resumidamente. Mas depois vem a matéria fixe como a memória. Depende muito do professor que tenhas também. A minha stora na altura dava aulas a falar connosco. Basicamente nós aprendíamos a matéria numa conversa com ela e não com ela a debitar matéria. Eu inicialmente escolhi Física, mas no fim do primeiro período mudei para Psicologia e foi a melhor coisa que fiz. Tive alta nota e achei das disciplinas mais úteis de sempre :) Desenvolve imenso a nossa capacidade mental.

15 Jul 2014, 09:19 [#15]
Eu, ao contrário do tbvsac, não gostei tanto de Psicologia. As aulas da forma que ele teve não é o normal, o normal é o debitar matéria, e a partir da primeira parte, do cérebro, a disciplina é quase uma continuação de Filosofia. Mas claro, depende do que pretendas seguir no futuro, até porque é uma boa disciplina para subir uma média xD