pdomingues Escreveu:Bem, como este tópico é para expormos situações da sociedade, aproveito para deixar aqui o meu testemunho, de uma coisa que me afecta directamente, e por isso aproveito para vos dar a minha visão.
À cerca de 2/3 anos, eu e a minha esposa começámos a tentar engravidar (a minha ideia era ter sido até um pouco mais cedo, mas como Portugueses que somos, vamos deixando passar sempre uns tempos, ou por causa da crise, ou pela instabilidade no trabalho).
Como a vida não são rosas, e parece que as coisas más só acontecem às pessoas boas, andei cerca de um ano sem conseguirmos engravidar (digo conseguirmos engravidar pois a gravidez não é apenas da mulher, é algo que envolve o casal). Após esse tempo, eu e a minha esposa começamos a ir a consultas com um ginecologista que é responsável do PMA do Hospital Pediátrico de Coimbra (Procriação Medicamente Assistida), que após me mandar fazer alguns espermogramas detectou que tenho contagem baixa de espermatozóides, e os poucos que tenho são muito estáticos. Após isso, avançamos para tratamentos no hospital público (em 2 anos, fizemos 2 tratamentos, que deram negativo). Para quem não sabe, no hospital público cada casal tem direito a apenas 3 tratamentos (o que considero uma aberração em comparação à lei do Aborto, que não contempla limites de abortos por pessoa, e ainda por cima cada tratamento pelo Privado ronda os 5000€, e as taxas de sucesso andam apenas perto dos 30%).
Após os maus resultados do 2º tratamento, fui encaminhado para um Urologista, que me diagnosticou um Varicocelo (uma espécie de variz) nos testículos, o que provoca o aquecimento dos testículos, e para quem não sabe, os testículos não devem ser expostos a temperaturas altas (daí eles estarem "fora" do corpo humano, e de muitas vezes se ouvir as histórias de não devermos usar portáteis no colo). Fui fazer a cirurgia a semana passada para fechar a veia que "alimentava" o Varicocelo, mas visto ter sido detectado em idade "avançada" (já tenho 31 anos), poderá não alterar muito, pois o mal já está feito.
Assim, decidi usar a minha experiência pessoal, e o meu dever cívico, para vos dizer (pelo menos aos mais grandinhos, pois temos aqui muita malta nova que não faz ideia nenhuma do que falo):
Não deixem passar o tempo como eu fiz.
Assim que "sintam" a vontade de ser pais e tenham condições para tal, avancem

Não esperem que a "crise" acabe, pois crise vai haver sempre.
Vão regularmente ao médico, e se possível façam consultas de Urologia, pois as coisas com tempo podem ser corrigidas.
Este é o meu conselho. Usem-no (se acharem que o devem fazer), e se algum de vocês algum dia tiver um problema relacionado, têm aqui um amigo (e com experiência) que vos pode ajudar