Ora bem, a qualificação acabou por volta das 7h10 e já estou pronto para fazer uma análise daquilo que vi.
Começando pelo óbvio, a Ferrari está com muitas dificuldades. O carro não está competitivo e só vai poder lutar pelos pontos neste fim-de-semana. Continua a existir uma grande diferença entre o andamento do Alonso e do Massa. É impressionante como o Alonso consegue espremer o carro até ao TOP 6 e o Massa não consegue mais do que qualificar-se para a Q2 em grandes dificuldades tendo de recorrer aos pneus macios. Creio que se o Alonso não tivesse perdido o controlo do carro, acabando na gravilha, podia ter passado à Q3 e ter colocado o Ferrari no TOP6. Infelizmente, tal não aconteceu e a Ferrari começa o primeiro GP do ano em 12º e 16º.
A Redbull já não domina como no ano passado e teve durante toda a qualificação a oposição da Mclaren e Mercedes GP. Parece-me que a Mclaren é a equipa mais competitiva neste momento, seguido da Mercedes GP e Redbull. O Lewis Hamilton esteve muito rápido e conseguiu fazer a
pole com um tempo soberbo em relação aos mais diretos adversários, ainda que, muito abaixo daquilo que foi a
pole na época passada.
Gostei de ver a Mercedes GP na luta pela
pole. Parece-me que o carro é competitivo e, se for regular, o Michael Schumacher e o Rosberg vão ter condições para amealhar vitórias.
Espero que seja um ano muito bom para estes dois alemães e não me surpreende nada que o Schumacher possa subir ao pódio amanhã. Com a sua experiência e fazendo uso de ter sido o piloto que mais lugares à partida ganhou na época passada, pode logo nas primeiras curvas ultrapassar o Grosjean e tentar acompanhar os Mclaren que vão estar de certeza muito rápidos.
Como já era de esperar, houve uma aproximação das equipas do pelotão, fazendo com que as qualificações sejam mais emocionantes. Viva ao espetáculo!
Quanto aos pilotos estreantes/regressados:
Romain Grosjean
Excelente qualificação! Surpresa do fim-de-semana até ao momento. Enquanto que o Kimi Raikkonen não passou da Q1, ele garantiu um lugar no TOP3, mostrando que a Lotus pode ser competitiva e lutar pelos pódios.
Daniel Ricciardo
Boa estreia na Toro Rosso, depois de ter passado grande parte da época passada a rodar nos últimos lugares com a HRT. Nada melhor do que chegar à Q3 em frente ao seu público, os australianos.
Jean-Eric Vergne
Grande estreia. Ficou apenas a 1 décimo de segundo do Ricciardo e mostrou-se muito rápido durante todo a qualificação.
Kimi Räikkönen
Aposto que ele gostava de ter outra estreia. Foi um pouco decepcionante vê-lo ficar logo na Q1, mas sei que ele vai recuperar muitas posições na corrida. É muito experiente e pode recuperar logo muitos lugares no arranque.
Charles Pic
Acho que fez aquilo que se esperava dele. A Virgin ocupará normalmente a 21ª e 22ª posição, portanto, o maior ponto de comparação para o Pic, é mesmo o seu colega de equipa, Timo Glock. Ficou atrás dele cerca de 1 segundo, mas ainda pode evoluir muito e espera-se que o faça nas próximas corridas.
Esqueci-me só de analisar uma coisa, a HRT. Que nulidade de equipa! Depois de chumbar muitos testes da FIA e ter falhado os treinos de pré-época, apresenta-se com um carro extremamente lento, quase ao ritmo dos GP2. Felizmente existe a regra dos 107% que os impede de correr no GP. É da maneira que não estorvam ninguém, como aconteceu na qualificação.
PS - @Laker, já sei o nome do novo comentador. Pedro Nascimento.