Re: Fórmula 1 - Discussão geral

13 Abr 2012, 14:03 [#242]
GP da China
1ª Sessão de treinos livres
Imagem
2ª Sessão de treinos livres
Imagem
Eu sei que as sessões de treinos livres não são indicadores fiéis de quem está realmente competitivo ou não, mas acho que dá para ver que a Mercedes e a Mclaren continuam muito rápidas, ainda que os carros tenha rodado poucos, principalmente no 1º treino livre. A Redbull e Ferrari fizeram tempos regulares, ou melhor, os dois colegas de equipa rodaram mais ou menos ao mesmo ritmo, o que é um bom sinal.

Espero que a Ferrari se mostre competitiva neste fim-de-semana. :)

14 Abr 2012, 12:33 [#244]
Gostei muito de ver que a Mercedes continua super-competitiva em qualificação. Espero que se mantenham assim na corrida, visto que o maior problema da Mercedes tem sido o ritmo de corrida. Surpreendeu-me o facto de termos a Redbull muito mais fraca do que o esperado. O Vettel ficou em 11º e o Webber em 7º, algo inédito. Já a Ferrari, foi mais regular do que nas corridas anteriores e, tanto o Massa como o Alonso, rodaram a ritmos idênticos, podendo indicar uma evolução do Massa e um maior equilibro do carro, ainda que seja preciso trabalhar muito mais para terem um carro que lute pelas primeiras posições. A Sauber colocou os dois pilotos na Q3 (Kobayashi 4º e Sergio Perez 8º). A Lotus conseguiu fazer o mesmo com Kimi Raikkonen em 5º e Grosjean 10º.

:in: Rosberg
:in: Schumacher
:in: Kobayashi
:in: Sergio Perez
:in: Kimi Raikkonen

:out: Sebastian Vettel
:out: Mark Webber
:out: Jenson Button

Para a corrida, espero que o Vettel e o Massa arranquem rumo a posições pontuáveis e que façam uma excelente corrida. O mesmo espero do Alonso e do Button, que têm condições para chegar ao TOP 6. Quanto à frente da corrida, nomeadamente os 3 primeiros, espero um arranque avassalador do Schumacher e uma boa defesa do Rosberg frente ao Hamilton. Era lindo ver o Schumacher de volta ao pódio! :)

EDIT: Esqueci-me completamente do facto de o Hamilton ter penalização de 5 lugares à partida. Sendo assim, vamos ter a Mercedes nas duas primeiras posições, com Kobayashi na 3ª posição. Excelente!

14 Abr 2012, 13:09 [#246]
Laker Escreveu:Ia rsantos foi por essa penalização que falei em dobradinha da mercedes :)
Vai ser muito interessante ver a partida. Tendo em conta a experiência do Michael Schumacher, acredito que ele vá conseguir superar-se ao Rosberg no arranque. Gostava mesmo muito de ver o Schumacher de novo no topo. :)

14 Abr 2012, 13:22 [#247]
RSantos Escreveu:
Laker Escreveu:Ia rsantos foi por essa penalização que falei em dobradinha da mercedes :)
Vai ser muito interessante ver a partida. Tendo em conta a experiência do Michael Schumacher, acredito que ele vá conseguir superar-se ao Rosberg no arranque. Gostava mesmo muito de ver o Schumacher de novo no topo. :)
Tambem eu :sorridente: Mas vai ser muito dificil os mclaren sao muito fortes em corrida
Imagem

14 Abr 2012, 13:56 [#248]
Laker Escreveu:
RSantos Escreveu:
Tambem eu :sorridente: Mas vai ser muito dificil os mclaren sao muito fortes em corrida
Eles vão sair de 5º (Button) e 8º (Hamilton), portanto, não deve haver problema. Não sei, muito sinceramente. O Button não é muito agressivo no arranque e vai ter pela frente o Kimi Raikkonen, que vai servir de tampão aos restantes. :)

15 Abr 2012, 10:21 [#250]
Laker Escreveu:Adormeci e so comecei a ver agora o GP -.- E ainda por cima o schumacher ja desistiu o que se passou com ele rsantos?
Foi um erro da equipa nas boxes. Pelos vistos, um dos mecânicos apertou mal a roda direita da frente e ela corria o risco de sair a qualquer momento. Para evitar qualquer penalização, o Schumacher decidiu parar o carro.

Sobre a corrida, e começando pelo mais óbvio; Excelente corrida do Rosberg! Primeira pole e vitória da carreira do jovem piloto alemão! Geriu a corrida da melhor forma, e mesmo beneficiando do erro na paragem do Button, nada lhe tira o mérito. A equipa Mercedes está de parabéns, depois de muitas décadas, voltam às vitórias na Formula 1. O dia só ficou estragado pelo abandono do Michael Schumacher que tinha tudo para ajudar a Mercedes numa 'dobradinha'. :)

A Mclaren é a equipa mais competitiva. Ponto. Apesar da vitória da Mercedes, continuo a achar que a Mclaren está muito mais competitiva do que as principais adversárias. O Button e o Hamilton fizeram uma boa corrida, dentro dos possíveis, e acabaram ambos no pódio. Ao fim de 3 corridas é o Hamilton que lidera o campeonato logo seguido pelo companheiro de equipa, Button.

Fiquei triste com a posição final de alguns pilotos que, na minha opinião, merecia melhor por todo o trabalho que fizeram durante toda a corrida. Falo do Alonso, Raikkonen, Massa e Perez. O Alonso fez uma corrida excelente, ficando inclusive na luta pelo pódio até às últimas voltas. Infelizmente, um erro ao tentar ultrapassar um dos Williams, atirou com ele para o meio do pelotão. Passou-se algo idêntico com o Raikkonen, que estava na luta pelo 2º lugar, quando cometeu um pequeno erro e danificou significativamente os pneus, obrigando-o a parar e a perder muitas posições, acabando inclusivamente fora dos pontos. O Massa, na minha opinião, fez a sua melhor corrida da época, mesmo terminando em 13º lugar, porque utilizou uma estratégia muito inteligente e que só não deu resultado porque se juntou um pelotão enorme no final da corrida, acabando por fazerem de tudo para não voltar a parar. Se os carros que tinham previsto mais uma paragem para o final da corrida, tivesse realmente parado, o Massa tinha terminado em 6º ou 7º. O Perez, que piloto (!), infelizmente fez alguns erros no final da corrida e acabou ultrapassado por muitos pilotos, até pelo próprio colega de equipa, Kobayashi.

Venha a próxima corrida! :)

21 Abr 2012, 13:24 [#252]
Laker Escreveu:Schumacher ficou em 17º na qualificação.
Que erro da equipa
Não consegui perceber muito bem o que se passou. Que aconteceu? :?

A Ferrari esteve muito mal, para variar. Até fiquei surpreendido com o Alonso que nem saiu para uma volta na Q3. Acho que ele tinha condições para tentar um Top 6. De certeza que foi para poupar um jogo de pneus novos para amanhã.

Parabéns à Redbull e, em especial, ao Vettel que voltou às poles! :)

O Grosjean e o Ricciardo fizeram um excelente trabalho também. :clap:

21 Abr 2012, 13:36 [#253]
Ele na 2ª saída para a pista so fez 1 volta e nessa volta teve um pequeno erro que fez com que fizesse um tempo mediano depois disso foi para as boxes e a equipa deu-lhe instruçoes que aquele tempo dava para passar mas acabou por ficar de fora pois a pista estava a melhorar e ficou a 15 milesimos do 17º
Imagem

21 Abr 2012, 13:44 [#254]
Erro de cálculo da equipa, então. Enfim.
Por acaso os comentadores da SportTV fizeram referência a isso mesmo, a rápida evolução favorável da pista. Dai eu ter pensado que o Alonso estava a planear ser o último a sair para uma volta lançada muito rápida.

O Schumacher foi o piloto que mais ultrapassagens fez na 1ª volta, na época passada, portanto, amanhã vai logo ultrapassar bastantes carros nas primeiras curvas. A reta é relativamente longa, e vai dar para chegar muito à frente. :)

21 Abr 2012, 16:29 [#257]
@Laker, a Mercedes, de forma oficial, disse que não mandou o Schumacher de novo para a pista porque haviam problemas na asa traseira do carro.
Já ouvi desculpas melhores. :mrgreen:
Sinceramente, acho que foi mesmo erro de cálculo da equipa. Não esperavam que a pista evoluísse tão favoravelmente.

@CFC, o favoritismo está do lado dele. Mas nunca se sabe, é uma corrida muito longa e as altas temperaturas da pista e ambiente podem influenciar muito a degradação dos pneus e outros componentes do carro. Vai ser uma grande corrida! :)

23 Abr 2012, 12:40 [#258]
Só agora é que consegui fazer o meu comentário ao GP. :oops:

Bem, mas que grande corrida! A Formula 1 está ao rubro, com 4 diferentes vencedores nas primeiras 4 corridas. O campeonato está renhido. Assim dá gosto! :)

Vou fazer uma análise individual de algumas equipas e pilotos.

:in: Redbull
• Sebastian Vettel
Dominou maior parte da corrida, mas ainda apanhou um pequeno susto com a rápida aproximação do Kimi Raikkonen. A meu ver, fez o que lhe competia e regressou da melhor maneira às vitórias. A juntar a isso, é o novo líder do mundial de pilotos.

• Mark Webber
Corrida muito discreta. Perdeu logo nas primeiras voltas a 3ª posição e depois limitou-se a acompanhar o ritmo dos restantes carros que seguiram na frente. Ainda assim, não foi uma má corrida da parte dele. 4 corridas, 4 4ºs lugares para o Webber. ( grin)

:in: Lotus
Incrível corrida dos dois pilotos da Lotus! O Kimi arrancou de 11º e só não ganhou a corrida por muito pouco. Excelente regresso do Kimi à Formula 1, até ver. O Grosjean fez um excelente trabalho, excelentes ultrapassagens e conquistou o seu primeiro pódio na Formula 1. Brilhante futuro à sua frente.

:in: Ferrari
• Felipe Massa
Melhor corrida do Massa. Está a evoluir e a começar a adaptar-se ao F2012. Fez uma excelente largada e manteve sempre um bom ritmo de corrida, muito próximo do Fernando Alonso e acabou por conquistar os seus dois primeiros pontos da temporada.

• Fernando Alonoso
Excelente arranque, excelente ritmo! Conseguiu superar-se à Mclaren na corrida e ainda fez algumas boas ultrapassagens durante o GP. Infelizmente, ficou preso atrás do Rosberg e não conseguiu acabar no TOP 6, que foi o objetivo por ele imposto.

:in: Mclaren
Corrida para esquecer. Erros nas boxes que prejudicaram muito o Lewis Hamilton e uma desistência do Jenson Button. Como disse o Vettel na conferência pós-corrida, a Mclaren continua a ter o carro mais competitivo do grid. Apenas teve um mau fim-de-semana.

Nota positiva também para o Di Resta e Schumacher pela excelente corrida e estratégia. :)