Re: [Tutorial] Hífenes - Como hifenizar

20 Jul 2012, 01:37 [#21]
Nem acho que seja ser professor ou não, até porque os professores erram e têm dúvidas. Até às vezes em enciclopédias há dúvidas porque tem duas opiniões sobre algo. Mas se posso ajudar, ajudo. E acho bem, quem sabe ajuda. É que há o problema daqueles que sabem, não ajudam e ainda por cima criticam como se fossem Deuses daquilo. O que fica feio a meu ver.
Por mim podem escrever mal à vontade, desde que perceba, ou até se não perceber nem faz mal e deixo estar. Para mim o que me importa é eu ser melhor a tudo conforme o tempo, evoluir e aprender e não tenho problema em dizer que não sei alguma coisa e aprender do que dizer que sei para me armar que sou inteligente e depois continuar ignorante.
Imagem

20 Jul 2012, 09:55 [#24]
Filipe Sousa Escreveu:Já agora, o método que costumo utilizar para tirar qualquer tipo de dúvida é o seguinte:
Exemplo
"Escreves-te bem o texto?"
E este método nem devia ser preciso, Filipe, porque a fonética das duas formas é completamente diferente!

Exemplificando, "escreves-te" tem a sílaba tónica no "cre", ou seja, lê-se automaticamente "escréves-te"; já "escreveste" tem a sílaba tónica no "ves", isto é, "escrevêste".

Acho que nem devia existir esta dúvida, sinceramente, mas a culpa não é dos alunos, parece-me. Apesar de muitos não quererem saber disto para nada, infelizmente, os professores deles são pessoas da minha geração, ou quase, que quando estudavam também não queriam. É um facto e só vai mudar quando se meter na cabeça que o Português (e não só!) é tão importante para o resto da vida de uma pessoa como comer ou dormir.

Voltando ao assunto-cerne deste tópico, excelente trabalho, Eduardo! ;)

20 Jul 2012, 10:07 [#25]
No meio de tanto tópico "fútil" (e quando digo fútil, digo irrelevante à DTL em si) que vemos por aí, este acaba por ser um tópico didáctico, e que pode vir a ajudar alguém que tenha essas dúvidas.
Não o vejo como um "ataque" ou "provocação" a alguém, vejo sim como um tópico de esclarecimento ao pessoal ;)
Bom trabalho, edu :)

20 Jul 2012, 13:05 [#29]
Kakerlakk Escreveu:E este método nem devia ser preciso, Filipe, porque a fonética das duas formas é completamente diferente!
O problema é que não têm a capacidade de saber como soa a palavra. Esse acho que é o maior problema e que traz dúvidas. Eu às vezes tenho dúvidas no que escrevo, seja por que motivo for, mas faço questão de escrever tudo como deve ser e um dos meus problemas na escrita é meter palavras a mais. Não, não é escrever demais mas sim utilizar às vezes uma ou outra palavra que não fazia falta usar.

E o problema não é só dos professores, porque por eles todos seriam uns génios. Falando por mim, quando andava na escola havia muita coisa que não dava o devido valor. Até mesmo a português andei uns anos "zangado", não queria saber e até escrevia com "k's" desnecessariamente. Mas com o tempo eles irão aprender a escrever melhor, isto se seguirem para o superior. Porque uma coisa é dar erros em palavras, aí há sempre o correcto ortográfico, mas para isto não há.

E como disse, eu só quero perceber o que as pessoas escrevem, meter acentuação pelo menos quando é "é".
Imagem

20 Jul 2012, 20:59 [#30]
Filipe Sousa Escreveu:
eduardextreme Escreveu:Os meus olhos... estão a sangrar...
A mesma reacção aqui. Mas é sempre. Eu no 12º ano dava este erro (ou se calhar nem queria saber e corria-me bem), depois deixei de dar e para mim um aluno que tiver erros deste é logo negativa. (Sim, estou a exagerar, mas para mim não lhe dava um 18 mesmo que o merecesse pelo que fez na prova) Há erros que não se perdoam. E ainda há o "à", "a", "há", e por aí fora. Para não falar do pessoal que agora tem a mania de escrever sem acentuação. Tudo bem, tranquilo quando é informal... desde que metam acento no "é" quando tem de ser, porque tira o sentido a tudo.

Já agora, o método que costumo utilizar para tirar qualquer tipo de dúvida é o seguinte:
Exemplo

Como podemos ver de uma forma simples de ver se está certo ou errado? Basta pegar na pessoa, neste caso o "te" e colocar antes do verbo e ver no que dá. Ora vejamos: "Te escreves bem o texto?" Porra, ele não se escreve bem, não faz sentido. Logo está errado, logo a forma correcta seria "Escreveste bem o texto?"
Ou seja, resumindo, se tem hífen quer dizer que se colocarmos a pessoa (o "te", "me", etc) atrás do verbo pode soar mal mas fará sentido. Se não fizer é sem hífen.

Nota: Penso que isto serve para tudo, ou quase tudo. Pelo menos não farão figura de idiotas. Pior é quando vejo alguém meter hífen num sítio que não faz sentido, como por exemplo: "Es-tava ali a ver isto" ou algo assim parecido. Já vi, e morri. O que vale é que sou gato e tenho 7 vidas... ou 2, já.

Já agora, bom trabalho!
Convém referir também que "escreveste" lê-se "escrevêste", e "escreves-te" lê-se "escréves-te". Só para dar mais um conselho (e não "concelho").

Gostei muito do tópico, Edu! :lol: Parabéns! Há muita gente que faz com que os meus olhos sangrem abundantemente! Também costumo ter hemorragias nasais, mas isso é por outras razões que o BScorpion perceberá... XD Queria dizer também que é por estas e por outras que tenho a reputação que tenho! XD

20 Jul 2012, 21:08 [#31]
scpyrus Escreveu:Convém referir também que "escreveste" lê-se "escrevêste", e "escreves-te" lê-se "escréves-te". Só para dar mais um conselho (e não "concelho").
Kakerlakk Escreveu:
Filipe Sousa Escreveu:Já agora, o método que costumo utilizar para tirar qualquer tipo de dúvida é o seguinte:
Exemplo
E este método nem devia ser preciso, Filipe, porque a fonética das duas formas é completamente diferente!

Exemplificando, "escreves-te" tem a sílaba tónica no "cre", ou seja, lê-se automaticamente "escréves-te"; já "escreveste" tem a sílaba tónica no "ves", isto é, "escrevêste".
:geek:

20 Jul 2012, 22:03 [#32]
Kakerlakk Escreveu:
scpyrus Escreveu:Convém referir também que "escreveste" lê-se "escrevêste", e "escreves-te" lê-se "escréves-te". Só para dar mais um conselho (e não "concelho").
Kakerlakk Escreveu:
Exemplo

:geek:
Peço desculpa! Não reparei! XD
Mas não custa nada reforçar, para os mais distraídos (como eu). :P

15 Set 2012, 01:49 [#38]
Coentrão_18 Escreveu:Muito obrigado , pelo prémio eduardextreme. Há muito que esperava por isto. 8-)
Acertei , no 'há' ? :geek:
Sempre que tenhas essa dúvida:

Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo), mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou.
Fonte: http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas ... px?DID=706

Eu há dois anos para aí, escrevia erradamente "à" em vez de "há" nessas situações.
Coisa que foi corrigida pelo Caseir0, a quem agradeço e não esqueço. grin
Imagem

15 Set 2012, 01:51 [#39]
eduardextreme Escreveu:
Coentrão_18 Escreveu:Muito obrigado , pelo prémio eduardextreme. Há muito que esperava por isto. 8-)
Acertei , no 'há' ? :geek:
Sempre que tenhas essa dúvida:

Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo), mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou.

Eu há dois anos para aí, escrevia erradamente "à" em vez de "há" nessas situações.
Coisa que foi corrigida pelo Caseir0, a quem agradeço e não esqueço. grin
Obrigado , prof. eduardextreme.
Estou muito mais esclarecido agora ! :mrgreen:

Sinto-me tão bem , ao ver pessoas a escreverem 'Coentrão_18' , quando há outras a escreverem 'Conetrão' , 'Coentros' , 'Contros' , 'Coentrão_19' , .. :geek: