A minha opinião é que Português está a mais nos cursos de ciências. É ridículo pôr um aluno de Ciências a analisar poemas e a ler livros enormes... Ler o Memorial do Convento foi a coisa que mais me custou fazer este ano. Opá, é cultura geral, mas é estúpido, porque não me serve de nada... No exame de Português, eu tive 17, mas fiquei frustrado por apenas sair matéria de 1º período...
Quanto a Filosofia, nunca entendi o porquê de termos essa disciplina. Sempre usei cábulas nessa disciplina e nunca me arrependi de estar à nora com aquilo.
Inglês é leccionado da pior maneira possível, no Secundário. Já não tem interesse estudar gramática nem estudar contextos específicos como falar de filmes e assim. No Secundário, devíamos, na minha opinião, ter, por semana, 90 minutos apenas de oralidade, com debates, conversas, onde se falasse inglês e outros 90 onde se treinasse só escrita e interpretação. Adjacente a isso estaria a gramática, que assim se estudaria de forma bastante mais prática, pondo de parte a maneira tradicional e quadrada de como é leccionada a gramática.
Matemática não precisa de mais horas, na minha opinião, precisa de um programa mais eficaz. A última matéria do ano, dos complexos, não tendo utilidade no mundo real, devia ser dispensada, na minha opinião (apesar de eu não ter tido grande dificuldade nisso).
Quanto às específicas, acho que está muito bem organizado. 2 específicas bianuais como FQ e no 12º ano 2 específicas mais específicas, se é que me faço entender. A minha maior tristeza é não ter abrido Química na minha escola, pois Psicologia é uma treta. O programa de Biologia de 12º, é bastante bom, e serve para preparar os alunos para o futuro, pois fala-se realmente dos problemas do mundo de forma mais concreta, sem generalidades.
Outra coisa que sou contra, é o facto de Educação Física não contar para média. As raparigas e também alguns rapazes como algumas pessoas na minha turma, que passavam as aulas a cagar-se para aquilo, saem beneficiados agora...