e só com uma abre a disciplina?
Re: [Sala de Estudo] 12º Ano
14 Set 2013, 00:58 [#322]Provavelmente, ela terá de ser incluída noutra turma, como o pessoa da tua foi incluído na minha este ano ou vice-versa a Biologia, e tiveram de fazer os horários compatíveis.
20 Set 2013, 00:03 [#323]Estranho de caramba este horário.
Enquanto não há nada de trabalhoso para fazer é ir passeando, muito tempo livre.
Enquanto não há nada de trabalhoso para fazer é ir passeando, muito tempo livre.

09 Out 2013, 21:58 [#324]Alguém me ajuda numa coisa?
Como faço a derivada disto:
r(t) = 2 . cos t ex + 2 . sin t ey
Sendo ex e ey os vectores unitários e o vector r o deslocamento. Pretendo saber a velocidade.
Sendo ex e ey os vectores unitários e o vector r o deslocamento. Pretendo saber a velocidade.

09 Out 2013, 22:18 [#325]Regras da derivação:
Do sin: (sin u)' = u' * cos u
Do cos: (cos u)' = -u' * sin u
Da multiplicação: (u * v)' = u' * v + u * v'
ex:
2 * cos t
= (2)' * cos t + 2 * (cos t)'
= 0 * cos t + 2 * (-1 * sin t)
= -2 * sin t
ey:
2 * sin t
= (2)' * sin t + 2 * (sin t)'
= 0 * sin t + 2 * (1 * cos t)
= 2 * cos t
r'(t) = v(t) = -2 * sin t ex + 2 * cos t ey
|v(t)| = sqrt ( (-2 * sin t)^2 + (2 * cos t)^2 ) = 2 (Utilizando o WolframAlpha
)
Isto?
ex:
2 * cos t
= -2 * sin t
ey:
2 * sin t
= 2 * cos t
|v(t)| = sqrt ( (-2 * sin t)^2 + (2 * cos t)^2 ) = 2 (Utilizando o WolframAlpha
Isto?

09 Out 2013, 23:11 [#326]Tu estás a dar isso onde? Fisica?Frize Escreveu:Alguém me ajuda numa coisa?

10 Out 2013, 21:52 [#327]Deve ser isso sim, vou olhar com calma para isso no fim de semana e ver se percebi. Obrigado.eduardextreme Escreveu:Regras da derivação:
ex:
2 * cos t
= -2 * sin t
ey:
2 * sin t
= 2 * cos t
|v(t)| = sqrt ( (-2 * sin t)^2 + (2 * cos t)^2 ) = 2 (Utilizando o WolframAlpha)
Isto?
Exacto.Laker Escreveu:Tu estás a dar isso onde? Fisica?Frize Escreveu:Alguém me ajuda numa coisa?

10 Out 2013, 22:04 [#328]Não sei se te é útil ou não, mas aqui fica o formulário.
Spoiler

14 Out 2013, 11:40 [#329]Malta do Secundário, preciso de uma ajudinha vossa... :\
Em 2008/2009 "concluí" o secundário (Ciências&Tecnologias), mas deixei o exame de matemática pendurado. A semana passada fui à minha antiga escola saber o que precisava fazer se este ano quiser ir a exame no final do ano, mesmo já terem passado quase 5 anos e ter existido uma revisão curricular pelo meio.
Segundo a Secretaria, ou me inscrevia para assistir às aulas ou apenas inscrever-me como aluno externo na altura das inscrições em Março e estudar por minha conta.
Como trabalho, ir às aulas está fora de questão, por isso vou ter que o fazer sozinho, mas já lá vão 5 anos, e o que me lembro da matéria é < 0.
A senhora não estava com muita disposição e eu também estava com alguma pressa que já tinha estado 30min na fila à espera para ser atendido, ela remeteu-me para o site do GAVE se necessitasse de directrizes do programa de Matemática em vigor e os conteúdos leccionados.
Já estive a dar uma olhadela por lá, mas ainda não encontrei resposta para: a matéria do exame de Matemática deste ano engloba apenas aprofundadamente o conteúdo 12º ano ou engloba toda a matéria dos 3 anos?
Em 2008/2009 "concluí" o secundário (Ciências&Tecnologias), mas deixei o exame de matemática pendurado. A semana passada fui à minha antiga escola saber o que precisava fazer se este ano quiser ir a exame no final do ano, mesmo já terem passado quase 5 anos e ter existido uma revisão curricular pelo meio.
Segundo a Secretaria, ou me inscrevia para assistir às aulas ou apenas inscrever-me como aluno externo na altura das inscrições em Março e estudar por minha conta.
Como trabalho, ir às aulas está fora de questão, por isso vou ter que o fazer sozinho, mas já lá vão 5 anos, e o que me lembro da matéria é < 0.
A senhora não estava com muita disposição e eu também estava com alguma pressa que já tinha estado 30min na fila à espera para ser atendido, ela remeteu-me para o site do GAVE se necessitasse de directrizes do programa de Matemática em vigor e os conteúdos leccionados.
Já estive a dar uma olhadela por lá, mas ainda não encontrei resposta para: a matéria do exame de Matemática deste ano engloba apenas aprofundadamente o conteúdo 12º ano ou engloba toda a matéria dos 3 anos?
14 Out 2013, 12:02 [#330]Matemática A certo? (Ciências e tecnologias também foi o que escolhi)
A matéria é do secundário mas apenas por uma questão de bases.
O que quero dizer com isto é que a matéria do exame é a do 12º ano, mas a matéria desse ano é assente na matéria dos anos anteriores.
No meu exame saiu probabilidades, limites, derivadas, trigonometria e acho que também logaritmos.
A matéria é do secundário mas apenas por uma questão de bases.
O que quero dizer com isto é que a matéria do exame é a do 12º ano, mas a matéria desse ano é assente na matéria dos anos anteriores.
No meu exame saiu probabilidades, limites, derivadas, trigonometria e acho que também logaritmos.

14 Out 2013, 12:06 [#331]Dando-te uma resposta mais simples, este ano a matéria será de 11º e 12º.LeonV Escreveu:Já estive a dar uma olhadela por lá, mas ainda não encontrei resposta para: a matéria do exame de Matemática deste ano engloba apenas aprofundadamente o conteúdo 12º ano ou engloba toda a matéria dos 3 anos?
O ano passado foi apenas 12º.
No próximo ano lectivo a matéria será de 10º, 11º e 12º.
No entanto, é natural que o exame incida muito na matéria de 12º, até porque sem bases do que te foi ensinado no 10º e 11º, não fazes o 12º.
Lá mais para a frente sairão os critérios do GAVE onde poderás ver as percentagens que cada matéria vai valer.
14 Out 2013, 13:34 [#333]Sim, Matemática A. Nunca nos demos bem...
Obrigado pelos esclarecimentos então, já me foram mais úteis em 3 posts do que em quase 1h que estive lá na escola para esclarecer a situação
Agora tenho que ir procurar os livros e começar a estudar nas horas vagas...
Obrigado pelos esclarecimentos então, já me foram mais úteis em 3 posts do que em quase 1h que estive lá na escola para esclarecer a situação
Agora tenho que ir procurar os livros e começar a estudar nas horas vagas...
14 Out 2013, 13:36 [#334]Tás lixado
Queres explicações minhas? Domino Matemática A
Queres explicações minhas? Domino Matemática A
Legendary Striker... is back again 
14 Out 2013, 14:10 [#335]Vai à secretaria do ISCAP e depois quero-te ver a queixar de uma secretaria de qualquer Secundária. 
14 Out 2013, 18:42 [#336]Vai à secretaria do Polo I da Universidade de Coimbra e depois queixa-te de qualquer secretaria de Secundária ou da secretaria do ISCAP!
14 Out 2013, 18:58 [#337]Vai à secretaria da FEUP no início do ano e depois queixa-te do tempo que esperas em qualquer uma dessas. 

15 Out 2013, 13:45 [#339]Vão a Secretaria da minha escola e vejam que mesmo sem ninguém lá para ser atendido demoram mais tempo que as vossas...
15 Out 2013, 14:32 [#340]Secretaria da FEUP:
Contras: Costuma ter sempre "fila" (É por senhas). Parece que podiam ser mais rápidos do que o que são.
Prós: Uma das que te atende é boa que se farta
(É normalmente a que me atende, tenho tido sorte
).
Contras: Costuma ter sempre "fila" (É por senhas). Parece que podiam ser mais rápidos do que o que são.
Prós: Uma das que te atende é boa que se farta