Re: [Discussão] FC Porto

23 Out 2013, 18:26 [#6001]
eduardextreme Escreveu:Acho que o Sabella (Seleccionador Argentino) esteve ontem no Dragão a assistir ao jogo. Pode ter sido essa pressão.
Deve ter saído de lá com ainda menos vontade de convocar o Otamendi.
Faz sentido. O Ansaldi jogou bem? É que é outro que está mais ou menos na mesma situação do Otamendi.
Imagem

23 Out 2013, 20:22 [#6005]
O Porto sofre de excesso de juventude...longe vão os tempos de por exemplo os centrais serem um Jorge Costa, um Aloisio, um Ricardo carvalho (já com 26 anos), um Pedro Emanuel, Um bruno Alves já no auge da evolução... O Porto a nível defensivo está a sofrer muito por isso, os jogadores são bons que tem actualmente, mas sem aquela experiência que é necessária é normal o Porto ter dificuldade...a expulsão do Herrera é típico disso... Acho que faz falta um Central experiente, já acima dos 26 ou 27 anos que comande a defesa, que deixe o Outro central com mais possibilidades de falhar sem medo...O Mangala é um enorme central, mas daqui a 2 ou 3 anos é que vamos ver mesmo o que ele vale, agora ainda está meio verde e nota-se em alguns lances...

Não é por acaso que excepto o Josué, os melhores jogadores em campo foram os mais experientes do plantel.

O Porto sofre também de um problema os extremos que tem, o unico que realmente é extremo é o mais inexperiente, que é o Ricardo, que para mim é unico extremo de seu nome, o Resto são avançados que podem jogar na ala...
Legendary Striker... is back again 8)

23 Out 2013, 22:44 [#6006]
Isso dos extremos é um bom ponto. Apenas o Ricardo é um extremo puro, ou seja, a equipa joga sempre sem extremos. Joga com um avançado centro numa ala e um médio ofensivo noutra, afunilando o jogo em excesso, tornando o jogo demasiado previsível e anulável pelo adversário.
Os laterais também sobem a menos, tornando fraco o jogo pelas alas.
Está lá o Fernando para isso mesmo, para equilibrar a equipa defensivamente...

Contra o Trofense viu-se os rasgos que o Ricardo fazia e se não fosse a azelhice do Ghilas o FC Porto podia ter saído do jogo com um resultado (e moral) bastante diferente.
Imagem

23 Out 2013, 22:47 [#6007]
Concordo Flexi com tudo o que disseste.
Eu não sei o que se passa com a equipa, a eficácia está a estragar tudo... Estou para ver como vamos jogar frente ao Sporting, precisamos dessa vitória para os animar.
Eu acredito que eles vão sentir que tem de dar tudo em campo para que os adeptos não desanimem e nos vão mostrar o que é jogar futebol contra os verdes.
Imagem

24 Out 2013, 00:06 [#6008]
Esta é uma simples opinião de um Benfiquista. Um dos grandes problemas do Porto é o Jackson Martínez. Ele é um bocado idolatrado demais por muitos adeptos, mas eu não consigo ver nele a qualidade de matador... É sem dúvida um bom ponta de lança, mas não é eficaz como muitas vezes se pretende... Acho o Montero, por exemplo, superior. Já dos jogos da MLS que via na Benfica TV achava o Montero superior ao Jackson... O Jackson teve sorte porque fez uma grande primeira época. Mesmo apesar da boa média de golos, acho que ao Jackson falta ainda alguma frieza. Julguem-me o que tiverem de julgar, mas esta é a minha opinião.

24 Out 2013, 00:54 [#6009]
Ao Jackson não falta frieza, faltam-lhe bolas em condições. Ele não é servido como era, por exemplo, o Falcao. O FC Porto não tem a mesma capacidade de ruptura como quando tinha o Hulk.
Falta o tal extremo que municie o avançado.

Quanto ao Montero, valorizo os golos que marca julgando-o como promissor e não como certeza. Não é por marcar mais que o Jackson em 2 meses que é melhor que ele. Falta-lhe provar a regularidade e a capacidade de recuperação.
(Tu dizes que o viste na MLS e não sou eu que te vou desmentir porque não vejo nem estou minimamente interessado.)
Imagem

24 Out 2013, 10:39 [#6010]
Chegaste ao ponto onde eu queria chegar. O Jackson sem ajuda não consegue fazer nada, ao contrário do Falcão, por exemplo, que até pode ter tido mais ajuda, mas que ele próprio era uma ajuda a ele próprio. O Jackson é muito parecido ao Cardozo, um bocado melhor tecnicamente, mas é muito semelhante. Sem apoio esquece...

24 Out 2013, 11:34 [#6011]
CFC Escreveu:Chegaste ao ponto onde eu queria chegar. O Jackson sem ajuda não consegue fazer nada, ao contrário do Falcão, por exemplo, que até pode ter tido mais ajuda, mas que ele próprio era uma ajuda a ele próprio. O Jackson é muito parecido ao Cardozo, um bocado melhor tecnicamente, mas é muito semelhante. Sem apoio esquece...
Qualquer avançado sem apoio faz pouco, a menos que seja um avançado móvel que vá buscar jogo e resolva num lance individual. Mas isso dá resultado de vez em quando e não sempre.
Convém relembrar que ele já marcou 9 golos em 11 jogos (1 deles na ST e outro na LC). Desde quando é que é um mau número se ainda por cima somares a tal falta de apoio? Pois é...
Imagem

24 Out 2013, 12:23 [#6012]
Já dizia o outro: "No eggs, no omelets."
Um ponta-de-lança precisa sempre de quem o sirva, e bem, de preferência.
O Jackson Martínez passa a impressão de que passa ao lado de alguns jogos porque a bola não chega lá. Coisa normal. Como disse o eduardextreme, mesmo assim, os números não são maus.

Espero que as coisas melhorem rapidamente em termos exibicionais, pois o potencial está lá todo, falta é a máquina engrenar. Já me dava por contente se o Porto começasse a ser mais eficaz.

O jogo com o Sporting vai ser muito importante, não só por causa das contas do título, mas também porque a equipa ou bate mesmo no fundo (perdendo pontos e jogando mal em casa num Clássico) ou ganha confiança (com uma vitória e boa exibição) e, consequentemente, melhora daqui para a frente. Eu sei que as coisas não são assim tão lineares, mas é mais ou menos isso.

Uma coisa que ainda não me convence é o triângulo invertido do meio-campo. Está mais do que visto que o Fernando é excepcional ali como trinco puro, a destruir jogo, a ser o verdadeiro Polvo da equipa. Mas a casmurrice parece que vai continuar.
Outra coisa é a eterna questão dos extremos. Precisamos de contratar no mercado de Inverno, mas contratar alguém experiente e capaz de se assumir rapidamente no 11 do FC Porto. Falam no Quaresma, mas creio que esse não é o homem certo. Mas antes ele que um colombiano, argentino, brasileiro, whatever, que vá demorar meses a engatar no 11... Se engatar.

O Ricardo é uma aposta para o futuro, gosto muito dele. Espero que na próxima época já possa ser usado com muito mais regularidade e que se torne muito importante na equipa.

24 Out 2013, 12:33 [#6013]
Eu continuo achar que o empréstimo do Iturbe foi um erro. Muito dizem que ele só fez 2 ou 3 jogos bons. Mas para quem viu a pré época dele notava-se uma grande diferença na ala. Notava-se mais velocidade, sem medo de ir para um contra um. Preferia ele ao Licá, que é mais um varela, um avançado.

Concordo com o rsantos, precisamos de inverter o triângulo. Fernando a trinco é o melhor para o porto. Depois por herrera/defour/ ou até testar o josué como 8. Vir buscar o jogo. E termos lucho/quintero a construir.

No futebol português é necessário usar dois extremos rápidos. Pelo menos para o futebol do Porto. Porque as equipas adversárias jogam com o autocarro, e afunilar o jogo é o que eles querem. Portanto temos de abrir nas linhas.
Imagem

24 Out 2013, 16:49 [#6015]
CFC Escreveu:Mas edu, eu também disse que os números apesar de tudo eram bons, mas a eficácia é que nem tanto. My opinion, do not kill me
A eficácia não está ligada à qualidade do ponta-de-lança mas sim à quantidade e qualidade de ocasiões de golo que a equipa cria.
Imagem