Re: [Discussão] Selecção Portuguesa de Futebol

08 Mar 2014, 17:04 [#3021]
Existem duas perspectivas no que toca a essa opinião. Primeiro, esse conjunto que tem jogador junto ainda não nos trouxe nenhum título de selecções, e o que esteve mais perto foi realmente o ano da mudança em 2004 (mesmo com boas campanhas, nenhum título destrói qualquer moral de uma equipa.) Como tal a inclusão destes elementos novos, que trazem novas ideias ao futebol de Portugal é sempre bem vindo, vou dar o exemplo da diferença entre o Postiga e o Rafa, que é a de que o segundo consegue dominar uma bola e manter a posse, contribuindo assim para o crescimento ponderado dos outros elementos em campo para garantir que quando atacamos não é apenas o Ronaldo a correr para a frente mais o seu extremo oposto. Acho que esta selecção está numa óptima posição para se renovar (tens Adrien, Rafa e Neto) de modo a construir desde já um onze que irá durar cerca de 6-8 anos, que vai de encontro àquilo que estavas a premonizar. Não me importo que ele crie um grupo estático, mas ao menos que crie um bom grupo estático, e não este composto por Raul Meireles e Veloso com Varela e Postiga...

08 Mar 2014, 19:50 [#3023]
RQDV7 Escreveu:Existem duas perspectivas no que toca a essa opinião. Primeiro, esse conjunto que tem jogador junto ainda não nos trouxe nenhum título de selecções, e o que esteve mais perto foi realmente o ano da mudança em 2004 (mesmo com boas campanhas, nenhum título destrói qualquer moral de uma equipa.) Como tal a inclusão destes elementos novos, que trazem novas ideias ao futebol de Portugal é sempre bem vindo, vou dar o exemplo da diferença entre o Postiga e o Rafa, que é a de que o segundo consegue dominar uma bola e manter a posse, contribuindo assim para o crescimento ponderado dos outros elementos em campo para garantir que quando atacamos não é apenas o Ronaldo a correr para a frente mais o seu extremo oposto. Acho que esta selecção está numa óptima posição para se renovar (tens Adrien, Rafa e Neto) de modo a construir desde já um onze que irá durar cerca de 6-8 anos, que vai de encontro àquilo que estavas a premonizar. Não me importo que ele crie um grupo estático, mas ao menos que crie um bom grupo estático, e não este composto por Raul Meireles e Veloso com Varela e Postiga...
Podemos fazer duas coisas. Sermos realistas e fazermos uma previsão do que vai ser realmente (conhecendo o treinador, etc). Ou então podemos dizer como faríamos nós as coisas. Exemplo? Adrian. Teria lugar nas convocatórias, até mesmo no 11. Certamente estará em melhor forma que o Meireles, pelo menos está a ser dos melhores jogadores do campeonato. Mas ele, quase de certeza, não será convocado. Não o foi agora, não será depois.

E o Paulo Bento prefere ter um grupo coeso e eliminar jogadores que não têm peso para manter o grupo estável. Ouvi por aí dizer que o Ronaldo não curte o Nélson Oliveira, daí parar de ser chamado quando estava a fazer algo de jeito na França. (Agora não) E já sabemos os "amigos" que o Paulo Bento tempo como o Carvalho, Bosingwa, etc E temos de ver o lado dos empresários. Um jogador internacional A tem outro estatuto. Aliás, Ivan Cavaleiro. É o melhor exemplo. Ele mal joga na equipa A e é logo titular. (Podem dizer que era a única opção minimamente decente visto tudo. Ou ele ou o Edinho. Mas o selecionador poderia ir buscar dois jogadores para o lugar do Ricardo Costa e do Hugo Almeida (foi ele?) e não foi).

Isto para dizer o quê? Para dizer que gostaria de ver um monte de jogadores na Seleção e sei que não vou ver. Poder jogar no sistema com falso 9, com um jogador com bom toque de bola, como falas. Porque o rendimento dos nossos golos será Ronaldo nos próximos anos, como tem sido. E os centrais, como em todo o lado. Sem tirar mérito aos números do Postiga, porque para o cepo que é tem uma boa média. O Almeida também. Mas são cepos na mesma.

E em relação à moral de não ganharmos nada não concordo. Pelo menos fiquei satisfeito com a campanha do Mundial de 2006, do Euro 2012. Até do Euro 2004, apesar do desfecho que, aí sim, abalou a moral. Claro que podíamos ter ganho esses jogos. Nos últimos campeonatos só contra a Alemanha no Euro 2008 é que fomos realmente inferiores às equipas que nos eliminaram. O resto demos luta, pelo menos. (Como em 2010. Não atacamos nada mas defendemos bem contra a Espanha) E nos últimos anos temos sido das melhores equipas. Desde 1996 em todos os Euros passamos a fase de grupos. Desde 2000 que qualificamos sempre para as fase finais e só em 2002 é que ficamos pelo grupo. Fomos a três meias-finais e a uma final desde 2000. Por isso discordo em termos de moral baixa por não ganharmos. Mas podíamos ganhar tudo que estaríamos com a sensação de inferioridade. O que é que a Inglaterra ganhou mais do que nós? Um Mundial. Um Mundial que seria nosso. Mas lá está, somos portugueses e está no sangue não sermos cínicos como os Italianos ou frios como os Alemães. Podemos massacrar a equipa adversária e se calhar nem marcamos e perdemos.
A Espanha só começou a ganhar coisas há uns anos e não parou desde então, também.

Por isso é ver. Da mesma forma que podíamos ter ganho o Euro 2004, de termos eliminado a França nas 3 meias finais que perdemos com eles, também podíamos ter perdido com a Inglaterra nos penaltis em 2004 e 2006, por exemplo. Futebol é isto e temos de olhar para a frente e ver o que nos reserva o futuro. Porque todos no mundo do futebol respeitam Portugal e até o apreciam. Menos nós, às vezes.
Imagem

01 Abr 2014, 14:16 [#3025]
Riscas Escreveu:Queria aproveitar esta oportunidade para dizer que o Paulo Bento é um grande Selecionador e está a fazer um trabalho maravilhoso.
Também concordas que és espanhol? xD

Acham que o Quaresma ainda vá conseguir ser titular na seleção, tendo em vista um número de jogos de castigo para cumprir? E se Fernando vai a tempo para jogar o Mundial?

01 Abr 2014, 15:19 [#3029]
invictuzz Escreveu:Acham que o Quaresma ainda vá conseguir ser titular na seleção, tendo em vista um número de jogos de castigo para cumprir? E se Fernando vai a tempo para jogar o Mundial?
Se não for não é pela qualidade dele, mas sim por disciplina. Não te esqueças que o gajo andou à pêra com o Miguel Lopes no treino da Selecção xD E para o Paulo Bento isso conta muito. Não fosse ele a meter o Ricardo Carvalho fora da equipa.

02 Abr 2014, 00:39 [#3034]
eduardextreme Escreveu:
marcioo Escreveu:Espero bem que o Quaresma não vá à selecção, ele nunca foi homem de selecção ;)
Nem quando fez isto?

[video]http://www.youtube.com/embed/ftDJPgzSloI[/video]
Puseste o video do único jogo em que ele deu algum litro pela selecção, ele nem nos sub-21 jogava como jogava pelo Porto :/
Eu gostaria de estar enganado mas ele sempre foi assim, não deve ter mudado :/

02 Abr 2014, 01:01 [#3035]
O Quaresma está igual a si mesmo, irregular. Faz um jogo fantástico e no seguinte não dá uma para a caixa.
Ainda há poucas semanas diziam maravilhas dele. Agora já não presta.

Muitos já se esqueceram que quando chegou ao FC Porto estava rotulado de acabado.
Não jogava há meses, e até esse jogar era nas "praias árabes". Teve de se esforçar para regressar à forma e a um ritmo competitivo que não tinha há muito tempo. E já deu várias provas de que ainda tem qualidade.

Não duvido que dará jeito à Selecção Nacional.
Imagem

02 Abr 2014, 01:37 [#3038]
marcioo Escreveu:Sim, eu sei mas ele na seleção nunca fez nada de jeito, a não ser esse jogo com a Bélgica em que fez uma grande exibição. É isso que estou a dizer ;)
Sei lá se fez ou não fez. Já nem me recordo.
Mas não me acredito que só tenho feito este jogo bom, e nem sei se este jogo foi bom pois só me recordo do golo.

E na altura acabaram por se fixar na Selecção os dois extremos do ManUtd...
Imagem