Aprende a ver os jogos e os números.Coincs Escreveu:És portista nunca irás entender a minha teoria.
O que eu escrevi sobre o Quaresma esta semana noutro sítio:
Concordo com as críticas que são feitas quanto à sua visão de jogo. Ele podia e devia de vez em quando fazer um passe quando o colega está em melhor posição. Há jogadas que enervam qualquer treinador, quanto mais o adepto.
No entanto não concordo com a crítica do, só acerta porque tenta e tenta e tenta.
Recordo que um dos melhores jogadores, se não mesmo o melhor, que passou pelo nosso campeonato nos últimos anos, de seu nome Hulk, fartava-se de perder bolas. Era sempre, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE o jogador com mais perdas de bola, seja no campeonato português, seja nas competições europeias. No entanto não deixava de ser um jogador absolutamente decisivo e letal no ataque, com as suas arrancadas e remates bomba.
Recordo-me de mesmo depois de já ter dado muito ao FC Porto, ser assobiado por não dar uma para caixa. Por o jogo passar quase todo por ele e ele falhar uma, duas, dez, vinte vezes. E lembro-me de vários jogos onde ele foi assobiado e no final do jogo fez um ou dois golos, dando a vitória à equipa.
É certo que o Hulk evoluiu muito, passou a jogar mais para a equipa. Mas isso não significa que tenha parado de tentar. O futebol é feito de tentativas. Nenhum extremo tem 100%, nem 50%, se calhar nem 20% de eficácia. A diferença é que aprendeu a procurar os colegas. Não deixou de fazer arrancadas, simplesmente aprendeu que no final desta pode procurar um colega para fazer o golo. Não parou de tentar de rematar de longe, aprendeu a saber quando e como fazê-lo de forma mais eficaz.
Por isso, sim, o Quaresma precisa de melhorar a sua visão de jogo, mas não lhe peçam para parar de tentar. É como pedir a um ponta-de-lança para não rematar.