Quero fazer um pequeno recap de toda a segunda edição.
Mais uma vez, foi um prazer gravar a segunda edição desta pequena brincadeira. Tal como disse no ano passado, e volto a referir este ano, não esperava que se mantivesse tanta gente interessada até ao fim.
Dos 14 candidatos à vitória, apenas 2 deixaram de acompanhar a iniciativa. Alguns foram mais activos que outros, é certo, mas não deixa de ser gratificante os comentários que iam fazendo.
Quero começar por parabenizar o edu. Não tinha de longe o melhor plantel, não de todo. Porém, foi acima de tudo muito inteligente com uma estratégia muito arriscada, que o recompensou com uma vitória muito destacada.
Fiquei algo triste ainda assim por ver a força que o Deus Nosso Senhor Gilbert impôs em quase todas as clássicas em que participou e por ver mais uma vez corredores como Purito, Contador e Sagan a papar mais do que duas provas. Fiquei também triste com a ausência de "surpresas". No ano passado, tivemos vitórias de Boom, Ulissi, Dumoulin, e este ano, a vitória mais surpreendentes foi do Chavanel numa prova onde era do grupo dos corredores de segunda linha... Foi uma consequência directa da DB usada. Se por um lado introduziu muito mais equilíbrio, por outro, diminuiu muito a probabilidade de haver surpresas...
Falando da minha equipa, acho que superei as minhas expectativas com este quarto lugar. O Valverde podia ter feito melhor, mas ganhou um monumento e ainda fez um segundo lugar noutro, isto além de ter sido terceiro na Vuelta, pelo que não esteve assim tão mal. O Scarponi foi o gajo da equipa que mais me surpreendeu. Foi apenas o meu quarto escolhido e fez teve uma performance muito positiva. Foi terceiro numa prova apenas atrás de Contador e Nairo, e ainda fez dois top10 em grandes voltas. Esteve mesmo muito bem. O Vanmarcke também esteve muito bem, ganhando dois monumentos de forma dominadora, pelo que não podia estar mais satisfeito. No ponto inverso, fico muito triste com o Greipel, que prometeu muito no início e acabou apenas por ganhar 5 etapas na época toda... Esperava bem mais dele... Depois, esperava também mais de Pinot e de Vanendert, principalmente do segundo, que devia ter feito mais nas clássicas acidentadas, mas pronto, é o que é. Destaque para o facto de 13 dos meus 18 corredores terem pontuado durante a época, o que é bastante positivo. Da minha equipa, apenas Knees, Rensburg, Ludvigsson, Ignatiev e Debusschere não pontuaram, sendo que este último compensou sendo campeão belga pela segunda vez consecutiva. Portanto, fazendo um balanço global, bom trabalho da minha equipa, que ficou apenas atrás do edu no ranking de provas ganhas, com 4, sendo que três delas eram monumentos.
De um modo mais global, destaque para o facto de apenas dois inscritos não terem ganho uma prova, sendo que um deles era o Bluzzer que esteve inactivo, e cujo melhor resultado foi um terceiro lugar do Terpstra na Gent-Wevelgem, e o outro foi o pobre coitado do RPatrício, que esteve no pódio por 5 vezes...
De destacar também o facto de 192 terem pontuado nesta edição, o que corresponde a 53% dos corredores todos em prova. Se fizermos as contas apenas para os corredores das equipas "humanas", temos 177 pontuadores, 70% dos corredores todos. O TugaPT e o Laker, neste ponto, merecem destaque, pois cada um deles teve 16 pontuadores.
Quanto a uma possível terceira edição, a possibilidade é bem real, a não ser que algo mude a minha vida por completo nos próximos meses

Será depois do PCM15 sair, portanto, não esperem nada antes disso. Gostava mesmo que a próxima edição contasse com 21 participantes, portanto, comecem a sondar amigos vossos que gostem de ciclismo pois seria excelente se houvesse os tais 21 participantes. Se souberem também de alguém na nova iniciativa de FIFA que goste de ciclismo também, porque não ser um participante nesta iniciativa também? Lembro-me também de na altura em que me inscrevi no forum de PCM, o Slash me ter dito que o Henras era um aficcionado, também era giro se o trouxessem
Na terceira edição, e espero que não me chateiem muito com este ponto, introduzirei mais corridas além das World Tour, até porque deixará de existir a Volta a Pequim. Ainda não sei ao certo como as cotarei. Ainda estou também a pensar quais serão as novas provas, mas andarão à roda de:
* a subida à Torre como Clássica (não é a Volta a Portugal inteira porque coincide com a Vuelta em termos de calendário)
* a Omloop Het Nieuwsblad
* a Dwars door Vlaanderen
* a volta à Califórnia
* uma prova asiática, que será a Volta a Omã ou ao Catar, embora eu pessoalmente prefira a Volta ao Catar, por ser plana e diferente de todas as existentes no calendário excepto a Eneco Tour.
* uma prova na zona leste asiática, na China ou no Japão
* uma prova na Rússia
* uma prova na Escandinávia
Na terceira edição, haverá ainda equipas maiores, com mais dois ou três corredores, e também haverá menos dias de corrida por cada corredor.
Por fim, queria agradecer-vos a todos por fazerem desta iniciativa um sucesso, pois sem vocês ela não o seria.
Os campeonatos do Mundo serão realizados no domingo e na quarta feira. As starting lists serão reveladas em breve.
Obrigado a todos.