Re: Liga DTL - 2ª Edição

22 Mai 2015, 19:28 [#427]
Quero fazer um pequeno recap de toda a segunda edição.

Mais uma vez, foi um prazer gravar a segunda edição desta pequena brincadeira. Tal como disse no ano passado, e volto a referir este ano, não esperava que se mantivesse tanta gente interessada até ao fim.
Dos 14 candidatos à vitória, apenas 2 deixaram de acompanhar a iniciativa. Alguns foram mais activos que outros, é certo, mas não deixa de ser gratificante os comentários que iam fazendo.

Quero começar por parabenizar o edu. Não tinha de longe o melhor plantel, não de todo. Porém, foi acima de tudo muito inteligente com uma estratégia muito arriscada, que o recompensou com uma vitória muito destacada.

Fiquei algo triste ainda assim por ver a força que o Deus Nosso Senhor Gilbert impôs em quase todas as clássicas em que participou e por ver mais uma vez corredores como Purito, Contador e Sagan a papar mais do que duas provas. Fiquei também triste com a ausência de "surpresas". No ano passado, tivemos vitórias de Boom, Ulissi, Dumoulin, e este ano, a vitória mais surpreendentes foi do Chavanel numa prova onde era do grupo dos corredores de segunda linha... Foi uma consequência directa da DB usada. Se por um lado introduziu muito mais equilíbrio, por outro, diminuiu muito a probabilidade de haver surpresas...

Falando da minha equipa, acho que superei as minhas expectativas com este quarto lugar. O Valverde podia ter feito melhor, mas ganhou um monumento e ainda fez um segundo lugar noutro, isto além de ter sido terceiro na Vuelta, pelo que não esteve assim tão mal. O Scarponi foi o gajo da equipa que mais me surpreendeu. Foi apenas o meu quarto escolhido e fez teve uma performance muito positiva. Foi terceiro numa prova apenas atrás de Contador e Nairo, e ainda fez dois top10 em grandes voltas. Esteve mesmo muito bem. O Vanmarcke também esteve muito bem, ganhando dois monumentos de forma dominadora, pelo que não podia estar mais satisfeito. No ponto inverso, fico muito triste com o Greipel, que prometeu muito no início e acabou apenas por ganhar 5 etapas na época toda... Esperava bem mais dele... Depois, esperava também mais de Pinot e de Vanendert, principalmente do segundo, que devia ter feito mais nas clássicas acidentadas, mas pronto, é o que é. Destaque para o facto de 13 dos meus 18 corredores terem pontuado durante a época, o que é bastante positivo. Da minha equipa, apenas Knees, Rensburg, Ludvigsson, Ignatiev e Debusschere não pontuaram, sendo que este último compensou sendo campeão belga pela segunda vez consecutiva. Portanto, fazendo um balanço global, bom trabalho da minha equipa, que ficou apenas atrás do edu no ranking de provas ganhas, com 4, sendo que três delas eram monumentos.

De um modo mais global, destaque para o facto de apenas dois inscritos não terem ganho uma prova, sendo que um deles era o Bluzzer que esteve inactivo, e cujo melhor resultado foi um terceiro lugar do Terpstra na Gent-Wevelgem, e o outro foi o pobre coitado do RPatrício, que esteve no pódio por 5 vezes...

De destacar também o facto de 192 terem pontuado nesta edição, o que corresponde a 53% dos corredores todos em prova. Se fizermos as contas apenas para os corredores das equipas "humanas", temos 177 pontuadores, 70% dos corredores todos. O TugaPT e o Laker, neste ponto, merecem destaque, pois cada um deles teve 16 pontuadores.

Quanto a uma possível terceira edição, a possibilidade é bem real, a não ser que algo mude a minha vida por completo nos próximos meses :D Será depois do PCM15 sair, portanto, não esperem nada antes disso. Gostava mesmo que a próxima edição contasse com 21 participantes, portanto, comecem a sondar amigos vossos que gostem de ciclismo pois seria excelente se houvesse os tais 21 participantes. Se souberem também de alguém na nova iniciativa de FIFA que goste de ciclismo também, porque não ser um participante nesta iniciativa também? Lembro-me também de na altura em que me inscrevi no forum de PCM, o Slash me ter dito que o Henras era um aficcionado, também era giro se o trouxessem :)

Na terceira edição, e espero que não me chateiem muito com este ponto, introduzirei mais corridas além das World Tour, até porque deixará de existir a Volta a Pequim. Ainda não sei ao certo como as cotarei. Ainda estou também a pensar quais serão as novas provas, mas andarão à roda de:
* a subida à Torre como Clássica (não é a Volta a Portugal inteira porque coincide com a Vuelta em termos de calendário)
* a Omloop Het Nieuwsblad
* a Dwars door Vlaanderen
* a volta à Califórnia
* uma prova asiática, que será a Volta a Omã ou ao Catar, embora eu pessoalmente prefira a Volta ao Catar, por ser plana e diferente de todas as existentes no calendário excepto a Eneco Tour.
* uma prova na zona leste asiática, na China ou no Japão
* uma prova na Rússia
* uma prova na Escandinávia
Na terceira edição, haverá ainda equipas maiores, com mais dois ou três corredores, e também haverá menos dias de corrida por cada corredor.

Por fim, queria agradecer-vos a todos por fazerem desta iniciativa um sucesso, pois sem vocês ela não o seria.

Os campeonatos do Mundo serão realizados no domingo e na quarta feira. As starting lists serão reveladas em breve.

Obrigado a todos.

23 Mai 2015, 01:53 [#433]
Não me canso de te dar os parabéns pelo teu brilhante trabalho. :palmas:
Penso que a trabalheira descomunal que deves ter tido valeu a pena, pois a actividade foi muita durante a temporada e a ânsia pelas etapas nunca esmoreceu.
Como é óbvio, ficamos à espera da 3ª edição. :D Mas não sem antes haver um justo descanso para ti. Até porque vêm aí os exames. >_<

Quero dar os parabéns também a todos os que contribuíram para a iniciativa com a sua presença. Sem vocês também não haveria esta Liga DTL.

A minha vitória por equipas acabou por ser uma surpresa tendo em conta as expectativas no arranque da temporada.
Não tendo nenhum craque absoluto para as voltas (e aborrecendo-me facilmente nelas), quis apostar nas clássicas e tive muito sucesso com essa aposta.
Penso que apenas nestas duas últimas clássicas não coloquei alguém no Top10 e quase sempre fomos eleitos melhor equipa. Também conseguimos vencer a Eneco, que foi um pouco surpreendente.
Depois das clássicas da primavera (com o ponto alto da época a ser a dobradinha na Amstel com Rui Costa e Gilbert), aproximaram-se as muitas voltas montanhosas e a equipa poderia ter perdido a liderança (e chegou mesmo a perder durante uns dias depois do Tour), regressando e conquistando a liderança com as clássicas de final de temporada, a Eneco e outras provas pontuadas como a Volta à Polónia.
Philippe Gilbert teve uma época estrondosa. Gostava que Deus Nosso Senhor Philippe Gilbert tivesse conseguido ser o mais pontuado da UCI, mas não dá quando temos um corredor a ganhar duas grandes voltas. Que seja campeão do mundo.
Sylvain Chavanel teve uma época muito boa também. Do Rui Costa esperava um pouquinho mais, embora tenha estado perto de conquistar mais que a Amstel. Hesjedal esteve fraco, apenas conseguindo boas prestações no Down Under e na Vuelta.
De outros não esperava muito e conseguiram um ou outro bom lugar, como Paolini, Ladagnous, Roelandts e Seeldraeyers.

Quanto a mais participantes, poderia ser negativo por haver mais gente a não ganhar ou a não ser bem sucedida. Mais não significa necessariamente melhor.

Quanto a novas provas. Poderia ser interessante fazer uma Europe Tour (Encurtada! Que tem 11 vezes mais provas... xD).
Eu preferia, ou World Tour real, ou uma selecção apenas da Europe Tour (com provas de vários tipos) ou então World Tour mais algumas provas que beneficiem outros corredores como contra-relogistas, de pavé e sprinters, de forma a distribuir melhor as oportunidades pelos corredores e equipas.
Quanto às pontuações, mete igual ao World Tour. Voltas a 100, etc. Clássicas a 80, etc.

Equipas maiores concordo, dá jeito meter mais uns para poder gerir melhor a equipa, que somos obrigados a utilizar corredores desapropriados em algumas provas. Menos dias de corrida talvez sim para irem rodando mais os ciclistas e haver mais surpresas em alguns provas com menos candidatos.

Mais uma vez parabéns a todos! :)
Imagem

23 Mai 2015, 12:01 [#434]
Antes de mais quero agradecer ao CFC por me ter deixado comentar com ele, e pedir-vos desculpa porque sei que sou muita nabo a comentar xD

Resumindo a edição: Que treta! Este ano decidi apostar em provas importantes, por isso escolhi bons nomes para isso (Nibali, TVG, Voeckler e Kreuziger). De que valeu? Um autêntico balde de m... Á parte do Bluzzer não venci nada, 0! O Nibali revelou-se um autêntico flop nesta edição (se ele ganha o CM dou-lhe um balásio na boca xD). Voeckler e Kreuziger foram uns simples gregários, não estiveram nem bem nem mau. Para mim, o TVG destacou-se. É um bom trepador e um bom contrarelogista (prova disso são as vitórias em CR's). O Ciolek teve um inicio de edição excelente não esperava tanto dele, mas depois foi-se abaixo. O resto da equipa, 2 ou 3 venceram etapas em fugas..

Como já disse o eduardextreme foi o jogador da edição. Soube escolher bastante bem a equipa, soube gerir bastante bom os dias dos ciclistas e foi o justo vencedor.

Agradeço ao CFC por me ter feito vir cá todos os dias assistir ás etapas, e agora até ao Verão têm-de se arranjar algo para nos cativar.. Além de agradecer, quero pedir desculpas pela quantidades de mensagens que te mandava no Skype para gravar xD E também dar-te os parabéns por esta iniciativa. Na próxima podes contar comigo se precisares ;)

E também parabéns a todos! Parabéns por manterem esta iniciativa ativa. Parabéns por comentarem. Parabéns por vezes haverem aqueles "guerrilhas" do doping e essas coisas. Não precisamos do PES para termos iniciativas cativante e isto é esse caso.
Imagem

23 Mai 2015, 13:25 [#435]
Aproveito desde já para pedir desculpa por ter ficado ausente, eu as vezes ainda vou vendo etapas, não tenho é comentado. Se houver próxima edição (espero bem que sim), eu quero voltar a participar e ser mais activo.
Parabéns CFC pelo teu excelente trabalho, é esta iniciativa que ainda põe a DTL de pé.

23 Mai 2015, 13:28 [#436]
eduardextreme Escreveu:Quanto a mais participantes, poderia ser negativo por haver mais gente a não ganhar ou a não ser bem sucedida. Mais não significa necessariamente melhor.

Quanto a novas provas. Poderia ser interessante fazer uma Europe Tour (Encurtada! Que tem 11 vezes mais provas... xD).
Eu preferia, ou World Tour real, ou uma selecção apenas da Europe Tour (com provas de vários tipos) ou então World Tour mais algumas provas que beneficiem outros corredores como contra-relogistas, de pavé e sprinters, de forma a distribuir melhor as oportunidades pelos corredores e equipas.
Quanto às pontuações, mete igual ao World Tour. Voltas a 100, etc. Clássicas a 80, etc.

Equipas maiores concordo, dá jeito meter mais uns para poder gerir melhor a equipa, que somos obrigados a utilizar corredores desapropriados em algumas provas. Menos dias de corrida talvez sim para irem rodando mais os ciclistas e haver mais surpresas em alguns provas com menos candidatos.

Mais uma vez parabéns a todos! :)
Certo, mais participantes implicaria mais gente a não ganhar. É um facto. Mas por exemplo, não haveria equipas multifacetadas. Olha eu, tive um corredor de topo para os pavês e um dos grandes nomes para clássicas na mesma equipa. Com mais gente tal não aconteceria...

Define o que queres dizer por Europa Tour :D Para os pavés, está previsto acrescentar duas provas, perfazendo assim 6 provas de pavê, mais o Eneco onde há probabilidade de eles brilharem. Provas planas é uma hipótese, daí a inclusão de uma das voltas do Médio Oriente. Provas para CR infelizmente não há muitas, mas é uma forte hipótese incluir uma ou duas, ainda para mais agora que a Volta a Pequim vai deixar de existir.

23 Mai 2015, 16:11 [#439]
Pavês
* Omloop Het Nieuwsblad
* Dwars door Vlaanderen

Planas
* Volta ao Qatar
* Volta à Califórnia (só tem uma etapa mais difícil)
* Volta ao Lago Qinghai (também só tem uma etapa difícil)

Clássica Montanhosa (não existe nenhuma)
* subida à Torre

Volta para puncheurs
* Volta à Noruega

* uma prova na Rússia