A ideia não envolve mudar as stats para simplificar brutalmente o trabalho.
São das coisas que mais tempo consomem a toda a gente (jogadores, clubes e equipa edit) e a minha ideia começou precisamente pela não existência de personalização nos jogadores por esse motivo.
Se acham que dá pouco trabalho é porque nunca estiveram envolvidos em edit na DTL.
As equipa não serão injustiçadas, devido à abundância de posições.
Imaginemos um hipotético cenário:
FCP: Tenho a primeira escolha. O user A quer o Cristiano Ronaldo. Temos o "melhor extremo".
SLB: Tenho a segunda escolha. O user B quer o Messi. Temos o "melhor avançado".
SCP: Tenho a terceira escolha. O user C quer o Neuer. Temos o "melhor guarda-redes".
4EQ: Tenho a quarta escolha. O user D quer o Lahm. Temos o "melhor lateral".
4EQ: Tenho a quinta escolha. O user E quer o Hummels. Temos o "melhor central".
etc.
Cada equipa tem a oportunidade de ter os melhores. E até mesmo os seguintes melhores podem ser tão bons ou quase como os supostos melhores.
Isto para além do "melhor" ser relativo. Se calhar eu prefiro ter um gigante como o Ibra na frente de ataque em vez do Messi.
Mesmo os utilizadores que apenas puderem ter a 20ª~30ª escolha (se chegarmos a ter tanta gente) têm excelentes jogadores para escolher.
Da mesma forma que alguém escolhe o Messi para o ataque, outro pode escolher o Ibra, Suarez, Falcao, etc. O que não faltam são grandes jogadores.
Isso de haver injustiças por não se poder ter o jogador desejado é uma questão de sorte e azar, o que é um aspecto que também dá outro interesse.
Também eu no PCM não posso ter Contador, Nibali, Froome e Purito na mesma equipa. Azar o meu. Por isso é que tem piada. E também não teria piada se pudéssemos escolher as stats ou houvesse repetidos.