Chegada a época ao fim, chegou a altura de fazer um balanço.
Esta terceira edição, na minha opinião, correu pior que a segunda. No geral, houve mais inactividade, e algum desinteresse generalizado.
A minha tentativa de trazer alguns users antigos à iniciativa demonstrou-se um fracasso, além de que os users novos em relação à edição 2 revelaram-se na generalidade dos casos inactivos. O Henras, o MarcoFaria, o InsideOut, o 7Adrian, o RSantos e o Cristiano, todos eles foram inactivos, além do Frize. O diogomartins também apareceu poucas vezes, assim como o smsesteves. O Filipe Sousa foi activo no início da temporada, mas depois também deixou de aparecer. Com isto, sobram R.Patrício, Invictuzz, TugaPT, Bluzzer, Eduardextreme, Padrão, Jals, Slash e Laker. E destes, a partir de certa altura da época, houve ainda uns quantos que se tornaram ausentes. Quero com isto dizer que, em termos de actividade, a iniciativa foi um fracasso.
Sendo assim, uma 4ª edição não acontecerá nesta altura. Não sei aliás se alguma vez haverá nova edição, mas posso dizer que nesta altura não haverá. Porquê? Por várias razões. Primeiro, porque o conceito está gasto, tanto que, como disse, os activos foram ficando inactivos. É um bocado triste perder tempo a gravar as etapas e no fim depois não ter comentários a uma etapa, ou ter só um comentário ou dois, como aconteceu quase sempre. Segundo porque me custa imenso que a iniciativa não consiga crescer mais. Quer dizer, poderia crescer, eventualmente, se eu a fizesse noutros fóruns, como o fórum de PCM, mas aí perderia a essência, porque aqui há o efeito comunidade, isto é, eu já frequento a DTL há muito anos, e aqui conheço as pessoas, lá não conheceria. Já pensei em organizar também no Facebook, mas aí estaria a expôr-me demais. Portanto, a iniciativa nunca crescerá, nunca atingirá o seu auge, e isso deixa-me triste. Em terceiro lugar, confesso que me afecta um pouco alguns comentários. A generalidade são brincadeira, eu sei, mas há alguns comentários que me deixam na dúvida se realmente estou a ser acusado de manipular a iniciativa ou não. Relembro que esta iniciativa não dá nada além de trabalho. Sim, talvez seja um pouco infantil eu gostar de ver uns bonecos a andar de bicicleta no computador, mas foi precisamente por causa disso que eu decidi criar a iniciativa há cerca de um ano e meio atrás. E pelos vistos não sou o único que acha piada a isso. Juntei-lhe alguma competição, e divirto-me com isto.
Ou pelo menos divertia-me. A verdade é que a soma destes 3 e outros factores levou a que a minha motivação para organizar a Liga DTL fosse cada vez menor, e acho que isso nas últimas provas foi mais visível, até porque me desleixei nalgumas coisas, desde a qualidade dos vídeos à qualidade dos comentários, embora nalguns casos eu também não tivesse forma de detectar. De qualquer maneira, gravar as provas deixou de me dar tanta pica, tanto que muitas vezes eu já gravava porque corria o risco de ser "apanhado" sem provas para postar. O que acaba por ter piada, porque os comentários mais incisivos de que eu manipulava a competição foram precisamente na altura terminal da época. Talvez quando eu sentir saudades ainda grave qualquer coisita e poste aqui, mas uma coisa a sério está fora de questão num futuro próximo. Refriso, quem sabe daqui a uns tempos.
Mas não me interpretem mal. Eu gostei muito de organizar estas 3 edições. Diverti-me bastante nalguns casos. Por exemplo, na mítica Vattenfalls Cyclassics, quando surgiu a mítica "oh oh xau Cancellara", eu não fazia a mínima ideia do que falavam, tive de rever o vídeo, rindo-me também com a minha figura. Em suma, foram 3 edições bastante giras de organizar e onde, aprendi também algumas coisas. Dou-vos um exemplo prático. Ao programar um Excel que nunca irei usar, onde automatizava tudo, ou seja, onde bastava inserir as classificações da corrida, que ele fazia-me a estatística toda, aprendi muita coisa sobre o Excel. E acreditem, isso já me valeu uma proposta de trabalho. Aqui há dias, estava a tratar uns dados no laboratório, numa aula, e o professor, ao ver-me com à vontade no Excel, convidou-me para trabalhar com ele, pois precisava de pessoas que soubesse tratar dados e que tivessem uma média elevada.
Falando da competição, mais uma vez, parabenizar o Eduardo. Voltou a ganhar na inteligência. Ter Purito na equipa ajuda, pois foram quase 1200 pontos. No total, cerca de 57% dos pontos do edu foram obtidos pelo Purito. Okay, mas foi nos outros 43% que a Liga DTL se decidiu. E a inteligência esteve na escolha da equipa. Enquanto muitas segundas escolhas foram sprinters (Cavendish, Démare, Greipel, Matthews, Bouhanni, Kittel) ou homens do pavê que não seriam responsáveis por fazer muitos pontos fora dessas provas, como Boonen ou Vanmarcke, ou até autênticos erros de casting, como Aru, Hesjedal, Malori ou Wiggins, a segunda escolha do Edu foi o Gerrans, e correu bem. Aliado a isto, a escolha do Dumoulin, que foi apenas 4ª escolha e garantiu também muitos pontos. Assim sendo, o Edu conseguiu fazer aqui um plantel bastante consistente, capaz de lutar por quase todas as provas, excepto os pavês, nos quais o seu líder foi o Breschel. Este plantel era o melhor da prova, talvez a par com o meu e o do Jals, e talvez o do 7Adrian, certo, mas o mérito está lá na mesma.
Algo que me deixou triste foi precisamente o facto de haver novamente um corredor decisivo. Na época 1 foi o Contador, na 2 foi o Gilbert (sendo que o Purito teve também um grande impacto) e agora foi o Purito. A competição devia premiar a regularidade, e, apesar de todos os elogios que faço ao edu, acabou por premiar mais uma vez a equipa do corredor mais importante.
Porém, tirando Purito, só Degenkolb ganhou mais que 2 provas, e isso foi agradável, pois demonstra equilíbrio nas equipas, resultante se calhar do facto de serem muitas equipas.
Destaque agradável ainda para o facto de ter havido vencedores surpresa, nomeadamente Trofimov no Criterium International, do Geniez na Polónia e do Bakelants em Inglaterra.
Quanto a mim, pessoalmente, fiquei agradado com a época. É claro que ter um conhecimento melhor da essências da provas ajudou-me a planificar melhor, e ter um plantel também ele equlibrado ajudou a que os resultados tivesse que ser bons, mas não esperava resultados tão bons. O Henao esteve impecável, com 2 vitórias e 6 segundos lugares. Fez uma época muito acima do esperado, mesmo tendo uma equipa feita à sua volta. O Pinot fez uma época razoável, com um ou outro bom resultado. Thomas e Impey também fizeram uma boa época e o Meintjes e o Barta ficaram um pouco abaixo daquilo que esperava deles. O grande destaque negativo vai para o Mezgec e para o Caleb Ewan, que era os dois sprinters da equipa, sendo que o primeiro só conseguiu duas vitórias de etapa e o segundo nem sequer pontuou durante a época...
Falando da época num modo global, apenas quatro equipas humanas não ganharam qualquer prova, nomeadamente os Triciclistas, os Unidos ao Garrafão, a Boavista e a Scuderia, mas isto também se deve a mau planeamento e afins, uma vez que nestas equipas estavam grandes corredores, como Nibali, Froome, Wiggins, Kreuziger, Dani Moreno, Van Garderen, Boom, Bouhanni, Péraud, etc. Uma nota estatística para o facto de terem pontuado 257 corredores, 254 de equipas humanas, o que corresponde a cerca de 49% de todos os corredores de equipas humanas. É um número bastante aceitável, embora ainda um bocado aquem no que se vê na realidade.
Não quero deixar de agradecer a todos por estas 3 edições, pois se não existissem espectadores, a iniciativa não existia, como é lógico. Quero apenas deixar um agradecimento especial ao Invictuzz e ao R.Patrício pelo trabalho com o palmarés, e ao Eduardextreme, ao smsesteves, ao Filipe Sousa e mais uma vez ao R.Patrício pelas provas que comentaram comigo.
E pronto, basicamente é isto, gostava de ouvir o balanço de cada um também.