Opá, é realmente um bocado difícil explicar-te equações quando isso é a coisa que está na base de tudo, por ser tão básico. Se calhar com exemplos do que estás a estudar é mais fácil de te ajudar, mas explicar-te equações do zero é demasiado complicado, é algo que demoraria muito mais que um post 
Re: [Sala de Estudo] Ensino Superior
25 Jan 2017, 09:33 [#882]Ele está na faculdade. Imagino que não seja explicar equações nem sistemas de equações simples, que isso é tudo coisa de 3º ciclo e secundário.CFC Escreveu:Opá, é realmente um bocado difícil explicar-te equações quando isso é a coisa que está na base de tudo, por ser tão básico. Se calhar com exemplos do que estás a estudar é mais fácil de te ajudar, mas explicar-te equações do zero é demasiado complicado, é algo que demoraria muito mais que um post
Se calhar são matrizes.

26 Jan 2017, 03:38 [#883]Depende do background. Esta cadeira de economia eu tive-a com o curso de Estudos Europeus na Faculdade de Letras da UC. E podes acreditar que uma equação de primeiro grau das mais simples que possas imaginar era um quebra-cabeças para muitos dos alunos de lá.
26 Jan 2017, 13:58 [#884]Basta vir de Humanidades e apanhar com Matemáticas ou Economias para ser o terror.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!
27 Jan 2017, 22:03 [#885]Eu acabei por me enganar na matéria porque confundi MQAM(a cadeira em que estava a pensar) com Microeconomia(a cadeira onde preciso de ajuda)
A matéria onde preciso de maior ajuda é a do mercado de concorrência perfeita e os monopólios
A matéria onde preciso de maior ajuda é a do mercado de concorrência perfeita e os monopólios
28 Jan 2017, 05:28 [#886]Se bem me recordo, um mercado de concorrência perfeita é um mercado onde não há barreiras à entrada e onde há muitas empresas a actuar, sendo que o bem é homogéneo, ou seja, as empresas, no fundo, vendem o mesmo bem, não havendo grandes discrepâncias entre elas.
Não havendo nenhum mercado puramente perfeito, há um que se aproxima que é o mercado dos produtos agrícolas (embora uma pêra rocha por exemplo tenha mais fama que outro tipo qualquer, por exemplo, o que faz do bem um bem não homogéneo, mas lá está, dá para fazer a aproximação).
Isto faz com que neste tipo de mercado a curva da procura individual seja horizontal, pois, qualquer que seja a quantidade vendida, o preço mantém-se estável.
Já um monopólio é um dos vários exemplos de concorrência imperfeita (outros exemplos eram oligopólios ou concorrência monopolístas). Num monopólio, como o nome indica, só existe uma empresa no mercado, sendo que há barreiras à entrada nesse mercado, que impedem que entrem empresas no mesmo.
Um exemplo muito concreto é a água municipal, em que são as próprias autarquias que impõem barreiras legais à entrada de empresas no mercado.
Como em qualquer mercado de concorrência imperfeita, a curva da procura terá inclinação negativa, ou seja, quanto maior o preço, menor será a procura. Se calhar neste exemplo não é tão evidente porque se trata de um bem de primeira necessidade, mas por exemplo o mercado dos automóveis (que é um exemplo de oligopólio), quanto maior o preço, menos carros serão vendidos.
A minha questão é se é isto realmente a tua dúvida. Se não for, chuta, que eu talvez ainda te consiga ajudar
Não havendo nenhum mercado puramente perfeito, há um que se aproxima que é o mercado dos produtos agrícolas (embora uma pêra rocha por exemplo tenha mais fama que outro tipo qualquer, por exemplo, o que faz do bem um bem não homogéneo, mas lá está, dá para fazer a aproximação).
Isto faz com que neste tipo de mercado a curva da procura individual seja horizontal, pois, qualquer que seja a quantidade vendida, o preço mantém-se estável.
Já um monopólio é um dos vários exemplos de concorrência imperfeita (outros exemplos eram oligopólios ou concorrência monopolístas). Num monopólio, como o nome indica, só existe uma empresa no mercado, sendo que há barreiras à entrada nesse mercado, que impedem que entrem empresas no mesmo.
Um exemplo muito concreto é a água municipal, em que são as próprias autarquias que impõem barreiras legais à entrada de empresas no mercado.
Como em qualquer mercado de concorrência imperfeita, a curva da procura terá inclinação negativa, ou seja, quanto maior o preço, menor será a procura. Se calhar neste exemplo não é tão evidente porque se trata de um bem de primeira necessidade, mas por exemplo o mercado dos automóveis (que é um exemplo de oligopólio), quanto maior o preço, menos carros serão vendidos.
A minha questão é se é isto realmente a tua dúvida. Se não for, chuta, que eu talvez ainda te consiga ajudar
28 Jan 2017, 10:11 [#887]E depois existem as empresas que pagam aos governantes para fazer negócios ruinosos para o estado.
Mas isso é na cadeira seguinte.
Mas isso é na cadeira seguinte.

28 Jan 2017, 22:26 [#888]Sim,é na onda disso CFC 
Muitas vezes confundo-me todo nos exercícios pois não domino muito a Matemática
Muitas vezes confundo-me todo nos exercícios pois não domino muito a Matemática
13 Jun 2017, 19:37 [#889]Tenho um trabalho para entregar amanhã, e tenho uma dúvida. Numa nota de rodapé quais são as regras para citar uma referencia webgráfica? Tipo na bibliográfica é (Nome Autor, Data, Páginas), mas não tenho qualquer ideia como se faz quando quero por um link...
Eu sei que isto é umas dúvida estúpida como o caralho, mas o cabrão do professor é do mais picuinhas que pode haver.
Eu sei que isto é umas dúvida estúpida como o caralho, mas o cabrão do professor é do mais picuinhas que pode haver.

13 Jun 2017, 19:41 [#890]http://www.fc.up.pt/pessoas/ptsantos/No ... aficas.pdf
Página 7 e seguintes para citações electrónicas. Tens aí tudo quanto a referências bibliográficas.
Página 7 e seguintes para citações electrónicas. Tens aí tudo quanto a referências bibliográficas.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!
13 Jun 2017, 21:38 [#892]Na minha dissertação (Mestrado) apontaram-me muita coisa para corrigir, mas nada nas citações.
Não usei datas. Se calhar em caso de omissão entende-se que estava disponível na data da publicação.
Usei da seguinte forma:
Ou seja, é a tag que usas para referir no texto (neste caso "[Corb]"), o autor/empresa, o título e depois o link.
Não usei datas. Se calhar em caso de omissão entende-se que estava disponível na data da publicação.
Usei da seguinte forma:
Código: Seleccionar todos
[Corb] Microsoft Corporation. Microsoft business intelligence – our reporting roadmap. Disponível em https://blogs.technet.microsoft.com/dataplatforminsider/2015/10/29/microsoft-business-intelligence-our-reporting-roadmap/.
14 Jun 2017, 17:45 [#893]Em ciência, usamos um software que faz isso sozinho, o Mendeley - https://www.mendeley.com/
14 Jun 2017, 18:10 [#894]Eu também usei um que faz sozinho se lhe deres as coisas, o LaTeX.CFC Escreveu:Em ciência, usamos um software que faz isso sozinho, o Mendeley - https://www.mendeley.com/

15 Jun 2017, 11:25 [#895]No próximo ano (último) tenho um estágio para fazer e ainda não faço a mínima ideia do que escolher. Gostava de fazê-lo nalgum jornal desportivo, mas são todos tão "eh" que nem sei. 

15 Jun 2017, 15:05 [#897]No jornal "A Bola" estás em casaCoentrão Escreveu:No próximo ano (último) tenho um estágio para fazer e ainda não faço a mínima ideia do que escolher. Gostava de fazê-lo nalgum jornal desportivo, mas são todos tão "eh" que nem sei.

15 Jun 2017, 16:39 [#898]Estou exatamente como tu...Coentrão Escreveu:No próximo ano (último) tenho um estágio para fazer e ainda não faço a mínima ideia do que escolher. Gostava de fazê-lo nalgum jornal desportivo, mas são todos tão "eh" que nem sei.
Se arranjar os contactos certos e for aceite pelo coordenador, até tentava Sporting TV ou Jornal Sporting.
Mesmo assim, vou tentar algo na Marca ou no As no primeiro semestre.
Ciências da Comunicação, se não me engano.Jals Escreveu:Estás a tirar o quê?
15 Jun 2017, 16:48 [#899]O Sporting está a abrir muito as portas a estagiários.. Ainda á uns dias, fizeram um vídeo no Face sobre issosportingboy Escreveu:Estou exatamente como tu...Coentrão Escreveu:No próximo ano (último) tenho um estágio para fazer e ainda não faço a mínima ideia do que escolher. Gostava de fazê-lo nalgum jornal desportivo, mas são todos tão "eh" que nem sei.
Se arranjar os contactos certos e for aceite pelo coordenador, até tentava Sporting TV ou Jornal Sporting.

15 Jun 2017, 17:48 [#900]sportingboy Escreveu:Estou exatamente como tu...Coentrão Escreveu:No próximo ano (último) tenho um estágio para fazer e ainda não faço a mínima ideia do que escolher. Gostava de fazê-lo nalgum jornal desportivo, mas são todos tão "eh" que nem sei.
Ciências da Comunicação, se não me engano.Jals Escreveu:Estás a tirar o quê?
Tenta algo generalista para o início, é melhor do que escolher logo algum clube.
Por acaso a minha faculdade tem parceria com o Benfica, mas este ano só abriram estágio para o museu e não para a vertente da comunicação. Também teme com o grupo Cofina mas pelo que me contaram foi uma desorganização do caralho.