Notas sobre o Derby.
1. Benfica não jogou um piço. Ter sido superior ao Sporting não diz muito, pois foi tudo conseguido através de rasgos individuais e pelo génio de alguns jogadores do Benfica. A anarquia táctica não desapareceu.
2. Ainda assim, um golo é pouco para a quantidade de perigo que criou. Pena ter sido tão perdulário na frente da baliza...
3. O Jorge Jesus voltou a fazer cagada num jogo grande.
3.1 A vencer 1-0, entregou logo o jogo a um Benfica que esteve sempre perdido em campo. Se tivesse tentado manter o jogo equilibrado depois do golo, teria baixado os níveis de confiança do Benfica. Mas não, baixou linhas e permitiu o crescendo do Benfica ao longo do jogo.
3.2 Com o RV a arriscar tudo, principalmente depois de entrar o Joãozinho, esperava-se que entrasse uma mota tipo Podence ou Doumbia para explorar o contra-ataque. O Benfica estava super exposto, com dois laterais super ofensivo (Salvio e Grimaldo), sobrava apenas o Jardel e o Almeida, e mesmo o segundo fazia parte da construção do Benfica. Felizmente, o JJ borrou a cueca e pôs o Bryan para segurar uma posse que há muitos minutos o Sporting não tinha e que não era com um Benfica em 3-5-2 (ou 1-3-4-2, parece até mais correcto) que ia ter.
4.1 Do Sporting, destaco apenas Piccini e Bruno Fernandes pela positiva. Principalmente o primeiro, que apanhou com Grimaldo e Cervi e muitas vezes não tinha grande ajuda do Gelson. Ainda assim, soube aguentar-se, tanto que acho que nenhum deles acertou um cruzamento (acho que foi isso que vi no Goalpoint).
4.2 Do Benfica, grande jogo do André Almeida, mais um. Não é um jogador de classe mundial, mas no último mês tem estado a um nível muito bom. Ofensivamente, esteve impecável, e defensivamente não há muita coisa que se lhe possa apontar (nem mesmo no golo que não tem culpa que existe alguém que coloque o Acuña em jogo. Destaque também para o Jonas. Não marca golos aos grandes mas farta-se de jogar, sempre a dar linha de passe e a fazer tabelas et cetera. Porém, o melhor do Benfica e também o melhor em campo foi o Krovinovic. Que jogaço. O Benfica cresceu muito com ele a pensar o jogo. Aliado a isso, não sendo um monstro físico como foi o Renato há dois anos, é ainda capaz de transportar a bola com muita eficácia. Quero destacar pela positiva ainda Cervi, Grimaldo e o Rafa que entrou muito bem no jogo.
5.1 Destaques negativos do Sporting, principalmente dois, William e Battaglia. Tanto um como o outro tinham a missão de estancar o Benfica no meio campo e não conseguiram. O Battaglia teve ainda o bónus de fazer um penalty estúpido.
5.2 Do Benfica, péssimo jogo do Pizzi. Completamente ao lado do jogo, a meu ver. Está a pedir banco. Não gostei também do Jardel e acho que o Jimenez também entrou mal.
6. A arbitragem não esteve tão mal quanto isso, a meu ver. A maior parte da polémica adveio do facto do Benfica estar a jogar com muita raça e sangue quente, mas acho que o único penalty que o Benfica tem razões de queixa é o do William, culpa do VAR que devia ter dado indicações para tal ser assinalado. No lance do Piccini, o braço está ao lado do corpo, não é nada. O lance do Coentrão também não me parece nada. Eu se levar uma bolada na cara, também tenho o reflexo de pôr o braço. O golo, dou o benefício da dúvida. O pé parece estar fora de jogo, mas só dá para ver com a linha, e o VAR não tem acesso às linhas que aparecem na TV, pelo menos segundo li. Portanto, aceita-se.
7. Ninguém ganhou. Só o Porto, que se destaca e que duvido que volte a ser alcançado. O Benfica joga mal, mas se o Sporting tem andado a jogar assim (já não via há algum tempo um jogo deles), então também não vai longe. Os benfiquistas que festejarem isso, deviam repensar seriamente se estão a desejar o melhor para o clube, pois um derby em casa é sempre para ganhar. E o mesmo se aplica aos sportinguistas que fizerem o mesmo.
Beijos