Re: O meu telemovel...

03 Jul 2018, 13:08 [#901]
Estes são grandes fãs da Huawei, eu gosto de vender o peixe da Xiaomi. Tenho um Redmi 4 Prime, é absolutamente incrível, especialmente no que toca à bateria. O único arrependimento que tenho foi não procurar um modelo global, porque este não tem a banda 20 (800MHz) para ter 4G em todo o país. A Xiaomi tem muitos telemóveis (especialmente os mais recentes) que já têm essa banda mas na altura eu não me apercebi. De qualquer forma, uma pesquisa no gsmarena tira logo todas as dúvidas que possas ter. Em termos de qualidade/preço, não há muito melhor que a Xiaomi e outras marcas chinesas como a Oppo ou a Meizu.

EDIT: Se quiseres conversar com o pessoal com mais detalhe se calhar era melhor vires ao discord e assim falávamos melhor :) (não necessariamente por voz)
Imagem

03 Jul 2018, 13:36 [#902]
santorfo Escreveu:
03 Jul 2018, 13:08
Estes são grandes fãs da Huawei, eu gosto de vender o peixe da Xiaomi. Tenho um Redmi 4 Prime, é absolutamente incrível, especialmente no que toca à bateria. O único arrependimento que tenho foi não procurar um modelo global, porque este não tem a banda 20 (800MHz) para ter 4G em todo o país. A Xiaomi tem muitos telemóveis (especialmente os mais recentes) que já têm essa banda mas na altura eu não me apercebi. De qualquer forma, uma pesquisa no gsmarena tira logo todas as dúvidas que possas ter. Em termos de qualidade/preço, não há muito melhor que a Xiaomi e outras marcas chinesas como a Oppo ou a Meizu.

EDIT: Se quiseres conversar com o pessoal com mais detalhe se calhar era melhor vires ao discord e assim falávamos melhor :) (não necessariamente por voz)
Eu já passo por lá daqui a nada...

03 Jul 2018, 14:57 [#905]
santorfo Escreveu:
Estes são grandes fãs da Huawei, eu gosto de vender o peixe da Xiaomi. Tenho um Redmi 4 Prime, é absolutamente incrível, especialmente no que toca à bateria.
Só posso concordar contigo. :up:

Desde que comprei o Redmi Note 4X o ano passado que não quero outra coisa. Para o meu tipo de utilização, que não é intensiva, nem nada que se pareça, este telemóvel tem uma monstruosidade de uma bateria e consigo ficar pelo menos até 2 dias sem carregá-lo. Só não é mais porque gosto de carregar sempre quando chega aos 15-20%, para não deixar ir a 0.

Se tivesse um pouco mais de possibilidad€$ neste momento, actualizava para o Redmi Note 5 sem qualquer hesitação. Consegui, inclusivamente, convencer um colega de trabalho a comprar um online (ainda não chegou) por € 217, com portes incluídos. ;)

03 Jul 2018, 15:16 [#906]
Kakerlakk Escreveu:
03 Jul 2018, 14:57
Desde que comprei o Redmi Note 4X o ano passado que não quero outra coisa. Para o meu tipo de utilização, que não é intensiva, nem nada que se pareça, este telemóvel tem uma monstruosidade de uma bateria e consigo ficar pelo menos até 2 dias sem carregá-lo. Só não é mais porque gosto de carregar sempre quando chega aos 15-20%, para não deixar ir a 0.
Isso é qualquer telemóvel e se calhar até é de menos.
Também não faço grande uso do meu P9 lite e consome 20% da bateria num dia.
Imagem

03 Jul 2018, 15:23 [#907]
Kakerlakk Escreveu:
santorfo Escreveu:
Estes são grandes fãs da Huawei, eu gosto de vender o peixe da Xiaomi. Tenho um Redmi 4 Prime, é absolutamente incrível, especialmente no que toca à bateria.
Só posso concordar contigo. :up:

E fazes tu muito bem. De cada vez que o telemóvel chega a 0% e vai abaixo, a bateria completa um ciclo. Quantos mais ciclos completar, mais fraca fica a bateria.

Quanto o RN5, sim, é muito bom, mas mais uma vez tem o problema de não ter a banda 20, tal como R4 Prime e o RN4X, mas também não sei até que ponto é que isso te afeta nas ilhas...
Uma opção semelhante em termos de tamanho é o Redmi S2, que é mais recente e tem exatamente as mesmas specs, tirando a resolução (720p) e a camera frontal tem uns inacreditáveis 16 MP. Está em promoção a 170€ em várias lojas pelo país fora.
eduardextreme Escreveu:
03 Jul 2018, 15:16
Kakerlakk Escreveu:
A definição do Kakerlakk de "utilização não intensiva" pode ser bem diferente da tua. Os factos são que tanto o Redmi Note 4X como o Redmi 4 Prime tem baterias de 4100mAh e o P9 Lite tem uma de 3000 mAh. E sim são apenas números, mas de acordo com a gsmarena, no teste de endurance deles o P9 Lite teve 79h e o Redmi Note 4X teve 119h.
Imagem

03 Jul 2018, 15:47 [#908]
eduardextreme Escreveu:
Kakerlakk Escreveu:
Tudo bem, mas há diferenças nas autonomias dos dois. O Redmi Note 4 tem uma autonomia muito maior do que o P9 lite e do que muitos outros disponíveis no mercado. Só falo daquilo que é melhor para o meu tipo de utilização e foi o que procurei quando estava a estudar as melhores opções para mim. ;)

EDIT:
santorfo Escreveu:
03 Jul 2018, 15:23
eduardextreme Escreveu:
Kakerlakk Escreveu:
A definição do Kakerlakk de "utilização não intensiva" pode ser bem diferente da tua. Os factos são que tanto o Redmi Note 4X como o Redmi 4 Prime tem baterias de 4100mAh e o P9 Lite tem uma de 3000 mAh. E sim são apenas números, mas de acordo com a gsmarena, no teste de endurance deles o P9 Lite teve 79h e o Redmi Note 4X teve 119h.
Exactamente. ;)

03 Jul 2018, 16:20 [#909]
Não é só o tamanho da bateria, mas também quanto consomem os componentes, como o ecrã e o processador.
Atenção que a análise que foste buscar é um cálculo inventado por eles composto pelos vários testes que fizeram e não reflecte a duração efectiva seja em que cenário for, porque depende sempre do uso. Eles próprios mostram que há telemóveis que duram mais em chamada e outros mais em vídeos e outros mais em browser. E há outros cenários para além desses como o tempo a ouvir música.

De qualquer das formas as baterias duram mais que o suficiente.
Só se algum quiser passar realmente muitas horas por dia colado ao telemóvel é que precisa de olhar para a duração da bateria.

Eu que tive um Samsung que só dava problemas (Aplicações iam abaixo, o telemóvel reiniciava, era lento...) e um LG que apenas durou umas meras horas (Pelos vistos o bootloop acontecia frequentemente no modelo que comprei), o Huawei mostrou-se uma surpresa por nunca ter tido problemas, nem atrasos nem nada. Aliás, até a própria ligação por cabo USB nunca deu problemas que era algo que não pensava ser possível no telemóvel anterior, em que cheguei a formatar o cartão de memória várias vezes.
Comprei o LG na PCDiga para ser fácil ter assistência caso tivesse problemas como o Samsung anterior e fui lá entregá-lo logo no dia seguinte com o tal problema. Confirmaram na loja que não funcionava e quis escolher a minha outra opção na altura, o Huawei P9 lite.
O facto da Xiaomi ser mais barata vale zero, é como comprar fontes de alimentação baratas. Tenho muitas dúvidas quanto à qualidade da construção dos Xiaomi e da sua fiabilidade dos que já vi, pelo que não compraria um. Para mim é importante a qualidade, a fiabilidade e, no caso de telemóveis depois das minhas más experiências, da facilidade de assistência (Comprar sempre em loja física reputada nacional). Pelo que o meu próximo telemóvel será quase de certeza um Huawei (e na mesma loja).
Imagem

03 Jul 2018, 16:44 [#910]
A Samsung e a LG são duas marcas mainstream que te deram problemas. A Huawei antes de ser tornar mainstream era exatamente como a Xiaomi é agora e foi por isso que ganhou popularidade. Aliás, a própria Honor, que é uma submarca da Huawei, segue exatamente o mesmo modelo de outras marcas chinesas como a Xiaomi e apresenta telemóveis bons a preços menores do que outros flagships como os da Samsung.
Estás a dar crédito à Huawei de forma justa, porque não tens nenhuma razão de queixa, mas estás a descartar a Xiaomi de forma injusta porque nunca tiveste um e estás a basear as tuas críticas em coisas que estás a assumir que são verdade. Os Xiaomis estão disponíveis nas PCDigas, nos Novo Atalhos, nas Alientechs deste país, e eles oferecem garantias, também não é por aí.

E da mesma forma que tu não vais à bola com a Xiaomi (e assumo outras marcas não mainstream) eu cada vez perco mais a fé na Huawei. A minha irmã tem um P8 Lite que comprou em 2015 e em termos de bateria é mau, em termos de performance é medíocre e custou na altura 180 euros + pontos (o mesmo que muitos pagaram em 2016/2017 pelo P9 Lite), menos 20 euros que eu paguei pelo meu Redmi 4 Prime. O P8 Lite da minha irmã não era tão mau quanto é agora quando ela o comprou, certo, mas a diferença na performance apresentada um ano depois da compra é consideravelmente maior do que a diferença na performance apresentada pelo meu R4P (quase nenhuma lol), um ano e 3 meses depois de eu o ter comprado.

A Huawei a meu ver vai se tornar outra Samsung. Já ganhou confiança suficiente com o público em geral para começar a aumentar os preços ligeiramente sem apresentar melhorias no hardware que o justifiquem, vai continuar a lançar versões Lite (que eu absolutamente odeio como estratégia de marketing porque não estão nem perto das versões flagship dos telemóveis), tal como a Samsung faz com os Galaxy A e Galaxy J que não têm nada de especial e são os clássicos Samsungs para estarem a soluçar um ano depois de serem comprados, os únicos Huaweis que serão realmente bons são os flagships, que competem já com os Galaxy S topo de gama como melhores ofertas Android no mercado, mas que estão completamente fora do alcance para 80% dos adeptos da Huawei e para esses 80% que podiam estar a gastar o seu dinheiro em ofertas com melhor qualidade/preço vão continuar a gastá-lo em telemóveis com obsolescência programada e preços que não refletem a verdadeira qualidade do telemóvel quando podiam expandir os horizontes e olhar para a Xiaomi e o mercado Chinês no geral.

Por 150-250€ que é o que gastarias num telemóvel da gama Redmi ou nos Lites da Huawei, se de um lado me oferecem 3/4GB de RAM e octa cores puros (mesma frequência em todos os núcleos) da Qualcomm (Snapdragon) e baterias maiores porque é que eu haveria de escolher o outro lado que me oferece 2/3GB de RAM e octa cores híbridos (4 núcleos com uma frequência mais alta e 4 núcleos com uma frequência 0.4./0.6 GHz mais baixa para poupar bateria lol) Kirin com baterias consideravelmente mais pequenas?
Imagem

03 Jul 2018, 16:55 [#911]
santorfo Escreveu:
03 Jul 2018, 16:44
Por 150-250€ que é o que gastarias num telemóvel da gama Redmi ou nos Lites da Huawei, se de um lado me oferecem 3/4GB de RAM e octa cores puros (mesma frequência em todos os núcleos) da Qualcomm (Snapdragon) e baterias maiores porque é que eu haveria de escolher o outro lado que me oferece 2/3GB de RAM e octa cores híbridos (4 núcleos com uma frequência mais alta e 4 núcleos com uma frequência 0.4./0.6 GHz mais baixa para poupar bateria lol) Kirin com baterias consideravelmente mais pequenas?
O P10 lite tem 4Gb de Ram, não vás por aí.
Imagem

03 Jul 2018, 16:58 [#912]
A discussão era entre o P9 Lite e o Redmi 4 Prime. Quando eu comprei o meu telemóvel o P10 Lite não tinha sido lançado ainda. E ainda assim, quando foi lançado custava mais que o meu telemóvel (continua a custar xD ) e o preço já foi reduzido desde o lançamento até agora.
Imagem

03 Jul 2018, 17:05 [#914]
Mas eu estava a justificar a *minha* escolha. Não estou a ver onde está o problema...
Se na altura da minha escolha o P10 Lite não existia e o P9 só ia até 3GB de RAM, não havia nenhum telemóvel da Huawei com 4GB de RAM àquele preço. Aliás, o meu só tem 3GB, mas havia outros Xiaomis com 4GB mas que estavam esgotados, mas nem foi por aí que escolhi. O telemóvel que eu realmente queria na altura era o Redmi 3s Prime que era ainda mais barato, tinha specs ligeiramente piores mas na altura era uma melhor oferta qualidade/preço que qualquer outro telemóvel que eu tinha visto, nem havia discussão. Talvez era por isso que estava esgotado, não sei :geek:

E outra coisa, como se o facto de haver Huaweis com 4GB de RAM invalidasse tudo o que eu disse xD
A RAM é só um dos aspetos que eu valorizo tanto quanto o CPU e a bateria.
Imagem

03 Jul 2018, 17:56 [#915]
santorfo Escreveu:
A minha irmã tem um P8 Lite que comprou em 2015 e em termos de bateria é mau, em termos de performance é medíocre e custou na altura 180 euros + pontos (o mesmo que muitos pagaram em 2016/2017 pelo P9 Lite), menos 20 euros que eu paguei pelo meu Redmi 4 Prime. O P8 Lite da minha irmã não era tão mau quanto é agora quando ela o comprou, certo, mas a diferença na performance apresentada um ano depois da compra é consideravelmente maior do que a diferença na performance apresentada pelo meu R4P (quase nenhuma lol), um ano e 3 meses depois de eu o ter comprado.
Não sei do que falas porque eu nunca notei diferenças de desempenho no meu telemóvel que faz 2 anos no mês que vem e a bateria está excelente. E eu deixo todos os dias a carregar durante a noite mesmo tendo 80% de bateria.
Não me acredito que seja da diferença entre P8 e P9 porque tenho colegas com o P8 lite e funciona impecável.
santorfo Escreveu:
A Huawei a meu ver vai se tornar outra Samsung. Já ganhou confiança suficiente com o público em geral para começar a aumentar os preços ligeiramente sem apresentar melhorias no hardware que o justifiquem
Sim, já o faz.
Normalmente os preços são melhores passado alguns meses. O P20 lite chegou ao mercado a 400 euros e agora acho que está um bocado acima dos 300 euros, que é o preço normal dele. Preços de telemóvel desbloqueado. Nas operadoras fica 100 euros (ou mais) mais barato para quem acumula muitos pontos.
santorfo Escreveu:
vai continuar a lançar versões Lite (que eu absolutamente odeio como estratégia de marketing porque não estão nem perto das versões flagship dos telemóveis), tal como a Samsung faz com os Galaxy A e Galaxy J que não têm nada de especial e são os clássicos Samsungs para estarem a soluçar um ano depois de serem comprados, os únicos Huaweis que serão realmente bons são os flagships, que competem já com os Galaxy S topo de gama como melhores ofertas Android no mercado, mas que estão completamente fora do alcance para 80% dos adeptos da Huawei e para esses 80% que podiam estar a gastar o seu dinheiro em ofertas com melhor qualidade/preço vão continuar a gastá-lo em telemóveis com obsolescência programada e preços que não refletem a verdadeira qualidade do telemóvel quando podiam expandir os horizontes e olhar para a Xiaomi e o mercado Chinês no geral.
Todas as marcas têm modelos mais baratos e mais caros, com componentes topo de gama ou não. A Xiaomi também faz isso.
Uma marca não pode lançar telemóveis para as diferentes gamas de preço e tipos de clientes?
A nVidia só devia lançar 1080 Ti a 800 euros? A Audi só devia vender o R8 por centenas de milhares de euros? Tu tens noção do que estás a dizer?
Ainda por cima os Lite têm muito melhor qualidade / preço que os flagship da Huawei.
santorfo Escreveu:
se de um lado me oferecem 3/4GB de RAM e octa cores puros (mesma frequência em todos os núcleos) da Qualcomm (Snapdragon) e baterias maiores porque é que eu haveria de escolher o outro lado que me oferece 2/3GB de RAM e octa cores híbridos (4 núcleos com uma frequência mais alta e 4 núcleos com uma frequência 0.4./0.6 GHz mais baixa para poupar bateria lol) Kirin com baterias consideravelmente mais pequenas?
Os Lite têm 3/4GB de RAM como os Xiaomi que falas. O meu tem 3 e o mais recente tem 4.

Se depois de tu próprio teres descrito não consegues perceber, é porque és burro. Não há outra forma de o dizer.

Quando um dispositivo que usa uma bateria não precisa de processamento (por exemplo quando está desligado que é a maior parte do tempo), porque é que vai manter uma frequência e consumo altos quando pode baixá-los e poupar bateria, temperatura, longevidade, etc?
É precisamente por isso que existem os cores de maior e menor frequência. Quando o telemóvel não está a fazer nada de especial, está a usar apenas os núcleos fracos, a consumir pouco e a prolongar o tempo da bateria. Quando está a trabalhar, usa os processadores mais potentes para ser rápido.
Só não existe isto nos portáteis porque foi feito para ARM.

https://en.wikipedia.org/wiki/ARM_big.LITTLE

Não esperava tamanha ignorância da tua parte.
Imagem

03 Jul 2018, 18:11 [#916]
E mais uma vez, tal como o Jals, ignoras o que eu disse. Eu estava a falar sobre a escolha que fiz na qual o P10 Lite não entrou e o P9 Lite não tinha 4GB de RAM. Mas pronto, chama-me burro porque interpretaste as coisas de forma diferente ao que eu quis dizer.
eduardextreme Escreveu:
03 Jul 2018, 17:56
santorfo Escreveu:
vai continuar a lançar versões Lite (que eu absolutamente odeio como estratégia de marketing porque não estão nem perto das versões flagship dos telemóveis), tal como a Samsung faz com os Galaxy A e Galaxy J que não têm nada de especial e são os clássicos Samsungs para estarem a soluçar um ano depois de serem comprados, os únicos Huaweis que serão realmente bons são os flagships, que competem já com os Galaxy S topo de gama como melhores ofertas Android no mercado, mas que estão completamente fora do alcance para 80% dos adeptos da Huawei e para esses 80% que podiam estar a gastar o seu dinheiro em ofertas com melhor qualidade/preço vão continuar a gastá-lo em telemóveis com obsolescência programada e preços que não refletem a verdadeira qualidade do telemóvel quando podiam expandir os horizontes e olhar para a Xiaomi e o mercado Chinês no geral.
Todas as marcas têm modelos mais baratos e mais caros, com componentes topo de gama ou não. A Xiaomi também faz isso.
Uma marca não pode lançar telemóveis para as diferentes gamas de preço e tipos de clientes?
A nVidia só devia lançar 1080 Ti a 800 euros? A Audi só devia vender o R8 por centenas de milhares de euros? Tu tens noção do que estás a dizer?
Ainda por cima os Lite têm muito melhor qualidade / preço que os flagship da Huawei.
Eu não disse que os flagships da Huawei tinham melhor qualidade preço que os Lites. Disse que os mid range (150-250€) tinham melhor qualidade preço que os Lites. Se achas que disse o contrário, mostra-me onde.
Eu também não disse em lado nenhum que há algum mal em a Huawei ter várias gamas nem que os telemóveis de alta gama são caros de mais. Só disse que acho estúpido associar os Lites ao modelo porque eles não estão perto de serem a versão completa. Não é uma versão Lite, é um telemóvel completamente diferente! A Samsung fez a mesma coisa com os Mini, que eram versões horríveis dos Galaxy porque tinham baterias muito piores.
Há várias marcas que usam versão base/prime e eu acho isso um naming scheme mais lógico. Por exemplo, O Redmi 3s versão base tinha 2GB de RAM, 16GB de memória interna e não tinha leitor de impresões digitais. O 3s Prime tinha 3GB de RAM, 32GB internos e tinha um leitor de impressões digitais. A diferença no preço era de 50€. De resto, nada mudava. Mesmo design, mesma bateria, mesmo CPU, mesmo quase tudo!
Não é como o P10 que do Lite para a versão cara muda:
O design, o CPU, a camera, a memória interna, a versão do sistema operativo e do launcher e a diferença no preço é superior a 100€. E não são mudanças ligeiras, são coisas suficientes para poderes lançar os dois telemóveis com nomes completamente diferentes e ninguém os associar como uma versão melhorada do outro.

Para acabar, os "flagships" da Xiaomi (que quase não merecem esse nome porque o preço não é tão alto assim) trocam golpes com os flagships de agora (o S9, o P20, etc) e o mais caro deles todos é o Mi6 que custa 400€! Comparado aos 700€ do P20 Pro, os 520€ do P20 ou os 550€ do S9. Por isso, até os modelos mais caros da Xiaomi estão acessíveis ao público em geral ao contrário dos outros.

EDIT: Só agora é que vi o ponto sobre as baterias e os CPU. Os Snapdragon têm bom battery management sem precisarem de terem metade dos cores abaixo da frequência normal. Ou seja, a performance no pico é melhor do que a dos Kirin sem prejudicar necessariamente a bateria.

E já agora, se for para continuar a discutir, podemos não cair no erro de começar a chamar burros e ignorantes uns aos outros? Acho isso tremendamente desnecessário e se queres refutar um argumento meu, podes simplesmente fazê-lo sem me insultares. Ninguém aqui é perito em telemóveis.
Imagem

03 Jul 2018, 20:20 [#917]
Ah espera, o teu problema com a Huawei é o nome dos modelos?
Está bem Santorfo.

Não precisas de falar inglês quando não é necessário. Podes dizer gestão da bateria. Nos relatórios deves evitar o inglês quando possível caso os escrevas em português. E o que falaste é só parvo. Um core desligado consome menos que um ligado em baixo consumo (dah...). Ou seja, pelo que disseste os Xiaomi são um merda a poupar a bateria pelo que têm de compensar com uma maior.
Imagem

03 Jul 2018, 20:29 [#918]
Há Xiaomis com baterias mais pequenas que têm as mesmas specs e a mesma autonomia. O Redmi S2 por exemplo, tem um ecrã uma polegada maior e tem o mesmo CPU que o Redmi 4 Prime e tem a mesma autonomia com uma bateria com menos 1000 mAh. A diferença é a resolução neste caso. O Redmi 4 Prime ia ter sempre uma autonomia mais baixa porque é 1080p. Se fosse 720p como o 3s Prime era melhor. 3s Prime esse que apesar de ter uma bateria igual e uma resolução pior, tem uma autonomia pior porque tem um processador pior. Tem uma frequência mais baixa mas é de uma gama mais baixa de Snapdragons = pior gestão de energia.
Imagem

03 Jul 2018, 20:35 [#920]
Tiro a conclusão de que o CPU é bom porque apresenta uma boa autonomia em vários cenários (diferentes ecrãs e resoluções), especialmente quando comparas com o 3s Prime como falei na segunda parte do meu post. No meu entender, um processador poderoso não é necessariamente mais taxante na bateria se tiver sido desenvolvido com a poupança de recursos em mente. Ou seja, não é preciso ter metade dos cores mais fracos que a outra metade para se conseguir poupar bateria de forma eficiente e os Snapdragons provam isso.
Imagem