Re: Ah, e tal...

09 Jun 2020, 13:53 [#8022]
Agora és do PS?
Já a denegrir o Ronaldo das Finanças para fazer o António Costa ficar bem na fotografia?

O Centeno é o motivo da direita ter secado e um dos motivos do PS ter a vantagem eleitoral que tem.
Com ele o PS perdeu o rótulo de despesista a condenar o futuro do país até á próxima bancarrota, que a direita andava a usar a anos.

O Centeno já tinha muita força no governo e isso não dá jeito ao António Costa e ao PS. Isso viu-se pela forma como foi tudo defender o primeiro-ministro quando o ministro das finanças nada podia fazer no caso do Novo Banco.
Imagem

09 Jun 2020, 15:50 [#8024]
Acho normal o Centeno querer sair, não só por ter outras ambições, mas também porque não tem a confiança e respeito do primeiro-ministro, governo e partido.
Não faz sentido trabalhar com mau ambiente e os colegas a espetarem-lhe facas nas costas.

O sucessor parece-me ser alguém competente que poderá fazer o mesmo trabalho.
E se é para aplicar um orçamento PS, o país vai continuar na merda na mesma. Apenas atrasa mais ou menos a próxima visita do FMI.
Imagem

09 Jun 2020, 20:02 [#8025]
O Centeno era um ministro de direita num governo de esquerda. O Costa, com esta saída, fica muito mais livre para gastar em paz. Mesmo em tempos de vacas magras, o Costa vai querer dar a impressão que estamos muito bem. Não creio que o FMI volte em breve, mas que Portugal vai ficar na mesma mesmo depois desta super ijeção da UE, isso vai.

12 Jun 2020, 00:42 [#8029]
Com essa qualidade gráfica, até deixa saudades de ver os jogos da DTL. Está muito bom.

Essa câmera não estraga o jogo? Só joguei o demo na PS4 e era horrível. Muitas vezes nem sabia para onde estava a chutar exatamente.

27 Jun 2020, 14:07 [#8030]
Esta paneleirice de actores brancos a deixarem de dar voz a personagens pretas em séries de comédia tipo Simpsons e Family Guy está a tornar-se só ridículo, que puta de mundo de snowflakes em que vivemos. Um dia destes lembram-se de mudar a voz do Bart que é feita por uma mulher ou vai aparecer um ET a reclamar do Roger do American Dad ter voz de humano.
Imagem

30 Jun 2020, 14:19 [#8032]
O sector da aviação não dá lucro. Ou dito de outra maneira, não dá o lucro que devia dar para a quantidade de investimento que é necessário.
Muitas empresas tentaram fazer concorrência a empresas como a Ryanair e EasyJet e falharam, incluindo empresas criadas a partir das grandes como a British Airways e a Air France. Essas empresas também estão sempre com problemas com os trabalhadores porque fazem de tudo para cortar nos custos que têm com eles, seja salários ou benefícios.
E um conceito pouco conhecido é que os passageiros de económica não dão lucro aos voos, apenas reduzem o prejuízo. Apenas os de primeira classe e empresarial dão lucro e são poucos.
Só um idiota mete dinheiro para investir neste sector.

Posto isto, acho um absurdo meter dinheiro na TAP.
Mas o estado diz que é essencial.

Mas o que é o essencial?
Garantir que há voos entre as ilhas e o continente? Isso eu concordo.
Garantir que há voos entre Porto, Lisboa e Faro? Isso não concordo, para isso existe a ferrovia (ou o automóvel/camioneta, com as não sei quantas autoestradas que há). Voar entre essas cidades é um luxo que o estado não tem de andar a garantir aos cidadãos.
Garantir que há voos entre Portugal e países/cidades com grandes comunidades emigrantes ou países de língua portuguesa? No limite, se nenhuma operadora voasse entre Portugal e outros países, fazia sentido incentivar à criação/manutenção de algumas rotas.
Será que faz sentido pagar por uma rota para Madrid? Eu diria que não e que devia haver ferrovia. Mas essa rota, pelo potencial que tem, haverão sempre operadoras a fazer.
Será que faz sentido pagar por uma rota para o Brasil, Angola ou Estados Unidos? Talvez. Mas essa rota... pelo potencial que tem... haverão sempre operadoras a fazer.
Será que faz sentido pagar por uma rota para Cabo Verde ou S.Tomé? Talvez.

A única coisa que acharia essencial são voos para as ilhas.
E por isso a situação da TAP poderia ser resolvida de duas formas:
- Acabar com a TAP. O estado estabeleceria um contrato com uma operadora aérea para efectuar x voos semanais entre as ilhas e o continente. Mais barato que pagar por uma companhia aérea que só dá prejuízo.
- Não sendo possível. O estado nacionalizava a TAP, que reduziria a frota e o pessoal de forma a garantir apenas o essencial. A dar prejuízo, que apenas dê o essencial.

Com as centenas de milhões que sobravam, podiam investir como deve ser na ferrovia.
Imagem

01 Jul 2020, 00:32 [#8034]
eduardextreme Escreveu:
30 Jun 2020, 14:19
O sector da aviação não dá lucro. Ou dito de outra maneira, não dá o lucro que devia dar para a quantidade de investimento que é necessário.
Muitas empresas tentaram fazer concorrência a empresas como a Ryanair e EasyJet e falharam, incluindo empresas criadas a partir das grandes como a British Airways e a Air France. Essas empresas também estão sempre com problemas com os trabalhadores porque fazem de tudo para cortar nos custos que têm com eles, seja salários ou benefícios.
E um conceito pouco conhecido é que os passageiros de económica não dão lucro aos voos, apenas reduzem o prejuízo. Apenas os de primeira classe e empresarial dão lucro e são poucos.
Só um idiota mete dinheiro para investir neste sector.

Posto isto, acho um absurdo meter dinheiro na TAP.
Mas o estado diz que é essencial.

Mas o que é o essencial?
Garantir que há voos entre as ilhas e o continente? Isso eu concordo.
Garantir que há voos entre Porto, Lisboa e Faro? Isso não concordo, para isso existe a ferrovia (ou o automóvel/camioneta, com as não sei quantas autoestradas que há). Voar entre essas cidades é um luxo que o estado não tem de andar a garantir aos cidadãos.
Garantir que há voos entre Portugal e países/cidades com grandes comunidades emigrantes ou países de língua portuguesa? No limite, se nenhuma operadora voasse entre Portugal e outros países, fazia sentido incentivar à criação/manutenção de algumas rotas.
Será que faz sentido pagar por uma rota para Madrid? Eu diria que não e que devia haver ferrovia. Mas essa rota, pelo potencial que tem, haverão sempre operadoras a fazer.
Será que faz sentido pagar por uma rota para o Brasil, Angola ou Estados Unidos? Talvez. Mas essa rota... pelo potencial que tem... haverão sempre operadoras a fazer.
Será que faz sentido pagar por uma rota para Cabo Verde ou S.Tomé? Talvez.

A única coisa que acharia essencial são voos para as ilhas.
E por isso a situação da TAP poderia ser resolvida de duas formas:
- Acabar com a TAP. O estado estabeleceria um contrato com uma operadora aérea para efectuar x voos semanais entre as ilhas e o continente. Mais barato que pagar por uma companhia aérea que só dá prejuízo.
- Não sendo possível. O estado nacionalizava a TAP, que reduziria a frota e o pessoal de forma a garantir apenas o essencial. A dar prejuízo, que apenas dê o essencial.

Com as centenas de milhões que sobravam, podiam investir como deve ser na ferrovia.
É um pouco isto a minha opinião também. O problema é que o estado assumiu muitas garantias para comprar frota. Enfim. Tudo na TAP é um negócio ruinoso, quando o serviço público se cinge a ligar Portugal às ilhas ou aos PALOP, algo que podia ser feito com uma TAP bem mais pequena.

07 Out 2020, 16:03 [#8040]
Aquele momento em que estás num dos corredores da estação de comboios a ir para o terminal correcto e

vês um polícia a espetar um preto contra a parede enquanto a colega polícia mantém outro afastado. O polícia depois de algemar o gajo que espetou contra a parede, começa a revistar a mochila.

Se calhar nunca saí de Rio Tinto. xD
Imagem