Centeno a abandonar o barco quando o país está mais em baixo. Provavelmente para ir mamar para o Banco de Portugal.

Podias ser o KAPFCA no YT..Capfca Escreveu: ↑11 Jun 2020, 22:30Ah e tal, fica aqui um video a debitar postas:
https://youtu.be/URqpz1ODLKk

É um pouco isto a minha opinião também. O problema é que o estado assumiu muitas garantias para comprar frota. Enfim. Tudo na TAP é um negócio ruinoso, quando o serviço público se cinge a ligar Portugal às ilhas ou aos PALOP, algo que podia ser feito com uma TAP bem mais pequena.eduardextreme Escreveu: ↑30 Jun 2020, 14:19O sector da aviação não dá lucro. Ou dito de outra maneira, não dá o lucro que devia dar para a quantidade de investimento que é necessário.
Muitas empresas tentaram fazer concorrência a empresas como a Ryanair e EasyJet e falharam, incluindo empresas criadas a partir das grandes como a British Airways e a Air France. Essas empresas também estão sempre com problemas com os trabalhadores porque fazem de tudo para cortar nos custos que têm com eles, seja salários ou benefícios.
E um conceito pouco conhecido é que os passageiros de económica não dão lucro aos voos, apenas reduzem o prejuízo. Apenas os de primeira classe e empresarial dão lucro e são poucos.
Só um idiota mete dinheiro para investir neste sector.
Posto isto, acho um absurdo meter dinheiro na TAP.
Mas o estado diz que é essencial.
Mas o que é o essencial?
Garantir que há voos entre as ilhas e o continente? Isso eu concordo.
Garantir que há voos entre Porto, Lisboa e Faro? Isso não concordo, para isso existe a ferrovia (ou o automóvel/camioneta, com as não sei quantas autoestradas que há). Voar entre essas cidades é um luxo que o estado não tem de andar a garantir aos cidadãos.
Garantir que há voos entre Portugal e países/cidades com grandes comunidades emigrantes ou países de língua portuguesa? No limite, se nenhuma operadora voasse entre Portugal e outros países, fazia sentido incentivar à criação/manutenção de algumas rotas.
Será que faz sentido pagar por uma rota para Madrid? Eu diria que não e que devia haver ferrovia. Mas essa rota, pelo potencial que tem, haverão sempre operadoras a fazer.
Será que faz sentido pagar por uma rota para o Brasil, Angola ou Estados Unidos? Talvez. Mas essa rota... pelo potencial que tem... haverão sempre operadoras a fazer.
Será que faz sentido pagar por uma rota para Cabo Verde ou S.Tomé? Talvez.
A única coisa que acharia essencial são voos para as ilhas.
E por isso a situação da TAP poderia ser resolvida de duas formas:
- Acabar com a TAP. O estado estabeleceria um contrato com uma operadora aérea para efectuar x voos semanais entre as ilhas e o continente. Mais barato que pagar por uma companhia aérea que só dá prejuízo.
- Não sendo possível. O estado nacionalizava a TAP, que reduziria a frota e o pessoal de forma a garantir apenas o essencial. A dar prejuízo, que apenas dê o essencial.
Com as centenas de milhões que sobravam, podiam investir como deve ser na ferrovia.