Re: [Investimentos] Tópico dos poupadinhos

15 Fev 2021, 23:08 [#2]
Não tenho ETFs, mas tenciono começar a fazer este ano.
O que tenho planeado é criar conta no DeGiro e começar a meter regularmente algum dinheiro no S&P 500. E depois passado algum tempo alargar para poucos outros ETFs, pelo menos Economias Emergentes e Suíça acho que são interessantes. Europa os rendimentos são fracos, embora as taxas não sejam más, mas é uma possibilidade. Por outro lado Pacífico (e Japão, que não pertence ao Pacífico >_< ) têm taxas um bocado altas para os rendimentos que têm, e podem ser outra possibilidade.
O resto não interessa por, ou ter rendimentos baixos e a gente é muito nova para andar a meter dinheiro em risco baixo (bonds), ou serem investimentos especializados (matérias primas, energia, tecnologia, etc.) e ou uma pessoa conhece a área ou não deve arriscar. Por acaso a tecnologia é o ETF mais rentável dos últimos tempos, mas as tecnológicas já têm um bom pedaço do S&P 500 por serem das mais cotadas (Apple, Microsoft, Amazon...) por isso não vejo grande necessidade de duplicar esse investimento.
Uma coisa que li recentemente é que ETFs sediadas fora da UE vão desparecer. Por isso agora é só ETFs sediadas na Irlanda e isso. Isto porque a documentação tem de estar em TODAS as línguas da UE, e nos EUA mandaram a UE para o caralho, como é óbvio.

Por estar na Suíça tenho um fundo de pensões opcional numa seguradora cujo dinheiro até x não paga imposto. É daí que vem o rendimento que interessa xD , mas para além disso eles investem o dinheiro conforme a pessoa quer e eu configurei para colocar num fundo global em que eles usam uma espécie de imitação própria do S&P 500.
Imagem

15 Fev 2021, 23:08 [#3]
Eu para já o ppr que tenho é o Alves Ribeiro do banco invest. O objectivo é daqui a 5 anos começar a usar para pagar o crédito habitação que provavelmente vou fazer este ano
E so o ter em uso até aos 35 anos máximo, que é enquanto dá a dedução máxima de 400 euros para o irs
Depois disso, vai tudo para etfs
Do que andei a ler na net (uma das leituras interessantes https://indexfundinvestor.eu/2019/12/05 ... -is-small/) quem não investe mesmo muito compensa ter apenas um etf inicialmente

Na degiro aconselham a usar o ishares core msci world visto não ter comissões na primeira movimentação de cada mês e apenas ter TER de 0,2%
Outra coisa que li, é que para quem apenas pretende investir em etfs de forma acumulativa, a melhor conta da degiro é a custody e não a basic
Daqui a uns aninhos quando tiver já mais dinheiro investido talvez aposte também num etf de mercado emergente para combinar com o outro acima, mas para já não vou pensar nisso
Ainda nem pensei a partir de que valor no ishares core msci world é que compensa/faz sentido começar também a investir no de mercado emergente
O objectivo vai ser tirar parte do salário todos os meses para meter lá, meter X valor todos os meses e investir a longo prazo
O objectivo é ter pouco trabalho
Não quero andar a perder tempo a analisar o mercado e a investir diariamente em acções e consoante as variações do mercado como tenho amigos a fazer xD
Imagem

15 Fev 2021, 23:11 [#4]
O ETF que falaste é para o mundo todo, tenho aqui anotado no excel.
Tem uma taxa um bocado alta de 0.2%. No entanto é um dos melhores fundos em termos de tamanho (26 mil milhões).

Compensa mais compor a própria bolsa de ETFs para compor esse mundo, porque as taxas individualmente são mais baixas, principalmente S&P 500 e EUA que é metade do portfólio desse World e que encontras individualmente entre 0.05% a 0.07%. É entre um quarto e um terço do valor das taxas, o que significa que te vão comer muitíssimo menos poupanças.
Mesmo os outros mercados, que são uma percentagem pequena do portfólio mundial, não são tão caros. Emergentes, Pacífico e Japão encontras a menos de 0.2% ou no máximo igual. E Europa e Suíça encontras de 0.07% a 0.1%.
Tudo somado, o teu próprio portfólio ficaria com 0.1%~0.12%, que é à volta de metade da taxa.

Eu vou meter no S&P 500 em vez de um world. E depois acrescento os mercados que quiser como os que falei, para ficar algo semelhante. Começa com 0.07% mas no final deverá ficar com 0.1% ao acrescentar os outros mercados.

Sim, a estratégia que falas é a adequada. Escolher um valor x e meter esse valor todos os meses no portfólio e esquecer. O mercado cai e sobe, mas a tendência de longo prazo é de subida.
https://imgur.com/gallery/23tr6b0
Spoiler

Também acho interessante as análises deste gajo. Aqui tens uma recente que fala em muitas coisas que mencionei: https://thepoorswiss.com/etf-portfolio-european-etfs/
Imagem

15 Fev 2021, 23:12 [#5]
Tenho de dar uma vista de olhos
Para já quero aumentar o meu emergency fund mais um bocadinho antes de investir no etf. Com a compra da casa, vou precisar de alguma dinheiro para gastar na mobília e essas tretas todas. Depois desses gastos todos, quando tiver para aí meio salário anual parado na conta, ou até menos, entro nos etfs
Imagem

15 Fev 2021, 23:14 [#12]
Cripto é investimento, mas é ultra-risco. Mete apenas o dinheiro que estás disposto a perder.
O mercado não é muito grande, por isso há flutuações muito grandes, principalmente quando há picos de interesse e consequente desinteresse na moeda.
Eu vou esperar para que as moedas caiam outra vez para meter mais algum. Acho que nos próximos meses haverá outro trambulhão. Bitcoin é febre de inverno que se vai com o bom tempo.
Imagem

15 Fev 2021, 23:15 [#15]
Sim, aquilo tem muitas postagens por dia ainda e continuam com a Liga Virtual que lhes dá bastante público.
Que é tipo uma fantasy com duas divisões, 25 equipas/utilizadores cada.
Ah e aquilo acho que teve o record de utilizadores online na altura em que o João Almeida estava em primeiro no Giro
"Somos pequenos, pensamos GIGANTE!" - Lucas Trindade, 2017